Famalicão: André Narciso no FC Famalicão x Casa Pia

O árbitro da AF de Setúbal é o escolhido para dirigir a partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia, da 23.ª jornada da I Liga.

Na noite da próxima segunda-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, André Narciso terá a companhia de Pedro Mota e Rúben Silva. Flávio Lima é o quarto árbitro; VAR: Pedro Ferreira e AVAR: Nuno Eiras

Deixe um comentário

Famalicão: Comunidade das Lameiras unida pelo pão de Santo António

A tradição voltou a cumprir-se no passado dia 13 de junho, no Complexo Habitacional das Lameiras, reunindo a comunidade num momento de união e partilha.

A cerimónia começou com o Diácono José Maria Costa a benzer os pães, num momento que decorreu no interior do complexo habitacional. De seguida, procedeu-se à distribuição dos pães pelas famílias residentes, pelos comerciantes locais, pelos comerciantes da Central de Camionagem e pelos utentes do Centro Social.

O presidente da Direção da Associação de Moradores das Lameiras, Jorge Faria, agradeceu à Padaria Madrugada a cedência dos pães que tornaram possível esta iniciativa que, para a instituição, simboliza valores como a solidariedade, a entreajuda e a fraternidade, inspirados no legado do Santo Popular conhecido pela sua dedicação aos mais necessitados.

Famalicão: Agressões em café de S. Simão de Novais provoca dois feridos

Ao início da tarde desta terça-feira, num café em S. Simão de Novais, viveram-se momentos de pânico, motivados por agressões e duas pessoas acabaram por ser transportadas para o hospital de Famalicão.

Segundo foi possível apurar, tudo aconteceu quando um jovem, na casa dos 20 anos, tentou comprar tabaco no estabelecimento comercial. Por razões desconhecidas, o jovem mostrou-se alterado e agrediu o proprietário, que o tentou acalmar. Igualmente, um homem que estava no café, também na tentativa de serenar o jovem, foi agredido.

Para assistência às vítimas, que foram transportadas para o hospital de Famalicão, estiveram os BV Famalicão. A GNR também esteve no local.

Famalicão: 500 seniores de 20 academias reunidos em piquenique

Esta quinta-feira, dia 18 de junho, a Quinta Pedagógica de Bairro recebe o 5.º Piquenique da Rede de Academias Seniores de Famalicão, iniciativa promovida pelo Município de Famalicão. Este convívio anual vai reunir cerca de 500 seniores das 20 academias existentes no território famalicense.

O convívio começa pelas 10 horas, seguindo-se uma apresentação e ação de sensibilização sobre meios operacionais de socorro a realizar pela Proteção Civil de Famalicão, pelas 11h00. Depois de um almoço partilhado, a tarde fica marcada pela atuação da Tun’ARRA (Associação de Reformados de Riba de Ave), da Academia Sénior de Lousado, das tunas seniores de Oliveira Santa Maria, Pedome, Seide e Requião, em conjunto, com as Academias de Carreira e Bente e da Tusefa – Tuna Sénior de Famalicão.

Também haverá uma exposição de trabalhos manuais elaborados pelos seniores famalicenses em atividades realizadas ao longo do ano.

Da Rede fazem parte as Academias Seniores de Brufe, Carreira e Bente, Delães, Famalicão, Gavião, Gondifelos, Joane, Lousado, Mouquim, Nine, Novo Rumo – Associação de Professores de V. N. de Famalicão, Oliveira Santa Maria, Pedome, Riba de Ave, Requião, Ribeirão, Seide, Tusefa – Tuna Sénior de Famalicão, Vale São Martinho e Vilarinho das Cambas. Recorde-se que a criação do projeto das Academias Seniores passa por combater a exclusão social e o isolamento dos idosos famalicenses.

Famalicão: CIOR leva arte, cultura e diversão à vila de Ribeirão

A vila de Ribeirão acolhe, pela primeira vez, o Art Mixing V, que é organizado pela Escola Profissional CIOR. Está marcado para este fim de semana, de sexta-feira a domingo, com entrada livre.

O evento, dinamizado por alunas do curso Técnico de Animação Sociocultural e sob a orientação do professor Luís Bessa, levará para o Parque de Lazer e Avenida do Rio Veirão, momentos de arte, cultura e diversão concebidos numa lógica intergeracional e inclusiva.

Toda a comunidade poderá participar ou assistir a múltiplas atividades, com destaque para animações e jogos tradicionais, oficinas criativas, espaço de mercado, artes performativas, danças e concerto de banda rock com palco na Avenida.

Será, segundo Luís Bessa, um evento sociocultural para «viver, experimentar e partilhar arte e cultura».

É a primeira vez que o ART MIXING decorre fora da cidade e que, desde a primeira hora, foi acolhido e apoiado pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia da Vila de Ribeirão e outras entidades parceiras.

 

Famalicão: 365 Running Project em destaque no Caramulo Magic

A equipa famalicense marcou presença no Caramulo Magic 2026, prova que decorreu em Tondela no passado domingo e que está integrada no circuito Best Trails Series by Carlos Sá.

Coletivamente, a 365 Running Project terminou no segundo lugar nas duas distâncias competitivas do evento.

Individualmente, Luís Gonzaga terminou no 4. º lugar na distância de 35 km, tendo ainda alcançado o 3. º lugar no escalão M40; José Luís ficou na 6. ª posição da geral e conquistou o 2. º lugar no escalão sénior; no mesmo escalão, Erick Araújo foi nono. Renato Oliveira foi 11. º no escalão M40.

Nos 19 km, Marcos Santos venceu a prova em igualdade com Hugo Araújo, partilhando o 1. º lugar no escalão sénior. Já Ana Freitas conseguiu o pódio na classificação geral, ficando no 3. º lugar, com vitória no escalão F50.

Participaram, ainda, Cristina Oliveira, que terminou no 6. º lugar da geral e garantiu o 4. º lugar no escalão F40; Sara Machado, que foi 7. ª classificada no escalão sénior; José Silva, que terminou no 8.º lugar do escalão sénior; Ricardo Mendes que foi 9. º em M40; e José Rodrigues, 11. º no escalão M50.

Famalicão: Papa Léguas é campeã regional absoluta de pista

No fim de semana de 6 e 7 de junho, na pista de atletismo do Estádio Municipal Manuela Machado, em Viana do Castelo, a equipa masculina da Papa Léguas sagrou-se, pela primeira vez, campeã regional, com o SC Braga e o CA Bracara a fecharem o pódio.

Na zona Norte, o conjunto famalicense foi segundo, atrás do Olímpico Vianense e à frente do Atlético Clube da Póvoa, num total de 24 equipas que pontuaram.

A equipa feminina, sagrou-se vice-campeã regional, com a formação do SC de Braga a alcançar o primeiro lugar e os Amigos da Montanha o terceiro posto. Na zona Norte, as atletas alcançaram o nono lugar

Individualmente, destacaram-se os oito pódios da zona Norte conquistados por José Ribeiro, ao vencer os 100 metros, o salto em comprimento e a classificar-se em segundo lugar no salto com vara; Bruna Ruela, com o segundo lugar no lançamento do disco e o terceiro no lançamento do peso; a estafeta masculina de 4×100, formada por Luís Machado, Dinis Pinto, Francisco Azevedo e Rafael Queiroz, foi segunda; Duarte Pinto foi terceiro no triplo salto; Guilherme Enes, terceiro no lançamento do disco. A nível Regional, a equipa conquistou vinte e oito pódios, onze vitórias, outros tantos segundos lugares e seis terceiros lugares.