Famalicão: Aprovada a abertura do concurso para a requalificação e ampliação da Secundária Padre Benjamim Salgado

Foi aprovada, esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, a abertura do concurso para a requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane.

Esta intervenção, segundo candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, garante 21,3 milhões.

De acordo com o projeto de execução da obra, cujo investimento global ascende aos 22.7 milhões de euros, para além da intervenção nos edifícios existentes e da construção de novos espaços, está também prevista a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar.

Construída no início dos anos 80, refira-se que a Secundária Padre Benjamim Salgado é atualmente constituída por três blocos de ensino (A, B e C), um bloco desportivo e um bloco administrativo.

Nos blocos de ensino existentes serão feitas alterações nos espaços interiores, de forma a capacitar a escola de uma maior e mais variada oferta formativa. Será construído um edifício contíguo ao Bloco C, denominado por Oficina Didática. Comum aos três blocos serão ainda feitas alterações de forma a permitir a interligação com um novo bloco de ensino (D) e a substituição da cobertura existente.

Quanto ao bloco administrativo, a intervenção será de maior profundidade, estando prevista a construção de um novo auditório, uma nova biblioteca e a remodelação e reorganização dos espaços existentes de forma a adaptar o edifício à nova realidade da escola. Para além destes novos espaços, a zona do polivalente, cozinha e refeitório será também reorganizada.

Já o bloco desportivo existente será mantido, mas adaptado a um novo bloco contíguo que será composto, sobretudo, por balneários, ginásio e salas de apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Exames médicos e testes físicos marcam primeiro dia da nova época

O Centro de Treinos do FC Famalicão abriu as portas, esta segunda-feira, para o arranque da temporada 2024/25, com os exames médicos e testes físicos.

No regresso aos trabalhos marcaram presença 19 jogadores: Luiz Júnior, Ivan Zlobin, Hugo Cunha, Martin Aguirregabiria, Rodrigo Pinheiro, Justin de Haas, Riccieli, Francisco Moura, Gustavo Assunção, Mirko Topic, Zaydou Youssouf, Tom van de Looi, Gustavo Sá, Samuel Lobato, Otso Liimatta, Rochinha, Afonso Rodrigues, Óscar Aranda e Pablo.

Enea Mihaj (esteve ao serviço da seleção da Albânia no Euro 2024), Jhonder Cádiz (está na seleção da Venezuela na Copa América) e Sorriso (devidamente autorizado) foram os ausentes.

Famalicão: Câmara Municipal investe 3 milhões de euros em vários estabelecimentos de ensino

A Câmara Municipal tem no terreno, desde esta segunda-feira, um conjunto de obras para melhorar e ampliar o parque escolar. Trata-se de um investimento na ordem dos 3 milhões de euros e o anúncio foi feito pelo próprio presidente da Câmara Municipal que, nos últimos dias, participou em várias festas de final de ano promovidas pelas respetivas comunidades educativas. Mário Passos esteve em Gavião, Mogege, Landim, Arnoso Santa Eulália, Pousada de Saramagos, Requião e Castelões onde explicou algumas das intervenções previstas.

Entre as várias empreitadas, estão a ampliação do Jardim de Infância de Requião, da EB1 de Gavião e da EB1 Boca do Monte, em Mogege, a requalificação da EB1 de Castelões e a requalificação e ampliação da EB de Quintão, em Arnoso Santa Eulália. A estas, juntam-se outras pequenas intervenções, como o espaço para recreio coberto e arrumos na EB1 de Landim, a cobertura metálica e impermeabilização da EB Pousada de Saramagos, a instalação de sistemas de climatização na EB de Requião, no Centro Escolar de Ribeirão e no Centro Escolar Luís de Camões, bem como a pavimentação dos campos de jogos da EB2,3 de Pedome e Bernardino Machado e a substituição de relvados sintéticos em vários espaços escolares.

O autarca confere que estas obras «são necessidades sinalizadas, muitas delas no roteiro que temos realizado pelas escolas do concelho, e agora chegou a altura de por mãos à obra e de concretizar estas intervenções que, tenho a certeza, vão traduzir-se na melhoria das condições para alunos, professores e corpo não docente».

Ainda no que toca à Educação, na passada semana, em reunião do executivo municipal, foi aberto o concurso público internacional para a requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane. A obra tem um preço base de 19.3 milhões de euros (s/IVA).

Famalicão: Luvas da Raclac com presença exclusiva nos Jogos de Paris

As luvas R.Advance serão as luvas de exame exclusivas que vão ser utilizadas pelos socorristas voluntários da Federação Nacional de Proteção Civil francesa, durante os Jogos de Paris 2024. A federação será a responsável por garantir os postos de primeiros socorros em dois terços dos locais olímpicos e paraolímpicos.

A empresa famalicense, especializada em soluções inovadoras para dispositivos médicos e de proteção, anunciou, esta segunda-feira, a parceria, sublinhando sua a experiência na produção de luvas médicas inovadoras e tecnologicamente avançadas, «de acordo com os mais altos padrões de excelência em saúde pública e segurança».

Ainda segundo consta do comunicado enviado às redações, a Raclac sinaliza que esta colaboração atesta «um compromisso comum com a segurança, a qualidade e a excelência no serviço de saúde pública». A superior proteção proporcionada pelas luvas R.Advance, fabricadas na Europa, «apoiará o trabalho crítico dos socorristas, garantindo que estes desempenhem as suas funções de forma segura e eficaz, independentemente do risco dos procedimentos».

Xavier Volot-Delaunay, diretor de Assuntos Gerais da Protection Civile francesa, refere que «estamos entusiasmados com a parceria com a Raclac. Fomos conquistados pelas luvas R.Advance pelos seus níveis de proteção, qualidade e fiabilidade únicos. Estamos confiantes de que esta colaboração melhorará a nossa capacidade de fornecer serviços médicos e de emergência de alto nível durante os Jogos».

Vitor Teixeira, da Raclac, acrescenta que «é uma honra apoiar a Protection Civile durante um evento global tão prestigiado». Sobre as luvas, garante que foram concebidas para cumprir os mais elevados padrões de segurança, resistência e conforto, bem como para cumprir as recomendações da Organização Mundial de Saúde, «de forma a aumentar a proteção dos profissionais de saúde e dos doentes ao mitigar o risco de contaminações cruzadas. Estamos orgulhosos por contribuir para a segurança de todos que visitam Paris neste verão».

Os Jogos de Paris 2024, que vão decorrer de 26 de julho a 8 de setembro deste ano, serão um dos eventos globais mais significativos do ano, atraindo milhões de visitantes à capital francesa.

Famalicão: Postais de Abril enchem a Praça-Mercado

O vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Oliveira, presidiu à inauguração da exposição “Postais de Abril” que a Associação Gerações promoveu no passado dia 25 de junho, na Praça-Mercado.

Perante algumas centenas de pessoas, entre as quais mais de 200 seniores e as crianças que frequentam a instituição, a sessão começou com a interpretação de algumas “canções de Abril”, pelo Grupo Coral Sénior do Clube Sénior que, dirigido pela maestro Vítor Almeida, “cantou e encantou” todos os presentes.

O “Movimento dos Postais de Abril”, segundo o presidente da direção, Mário Martins, despontou da necessidade sentida de que «ler, escrever, desenhar, contar uma história, fazer um poema sobre o 25 de Abril de 1974 e os seus 50 anos, são a melhor forma que podemos encontrar, para que as crianças, os jovens e os mais idosos possam defender, como soldados valentes, os valores de Abril, da liberdade, da igualdade, da solidariedade, da fraternidade, da educação, da justiça e da paz». O desafio teve um grande sucesso na instituição, sobretudo entre os mais novos que, depois do enquadramento histórico, feito pelas educadoras, e do resultado das suas pesquisas, materializaram numa pequena frase ou num pequeno desenho, o que é importante no 25 de Abril de 1974.

O vereador Pedro Oliveira agradeceu este contributo da Associação Gerações para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, felicitando-a pelo trabalho de qualidade que desenvolve.

Os 150 “postais de Abril” recolhidos pela associação estão, agora, disponíveis durante todo o mês de julho, numa exposição que enche de poesia, de cor e de liberdade a parede do corredor principal da “Praça”.

O projeto dos “Postais de Abril” não foi para a Gerações um mero concurso, «mas antes o recurso a um meio de comunicação escrita em desuso acentuado, mas que é, ainda, apelativo para as crianças, para os seniores e para as famílias das crianças», refere Mário Martins.

O modelo e o formato dos postais foram obra de toda a instituição e foram distribuídos por todos, solicitando a cada uma das crianças, a cada um dos seniores e cada uma das famílias que apenas escrevessem uma ou duas frases ou fizessem um desenho sobre o 25 de Abril de 1974.

Se for possível, estes postais poderão dar origem a um livro que terá como título “Movimento dos Postais dos 50 anos do 25 de Abril”, com as crianças, os mais velhos e as famílias a terem sempre à mão um repositório das suas mensagens e das suas ideias sobre o 25 de Abril de 1974.

Famalicão: Xavier Silva renova com o CD Lousado

O treinador Xavier Silva vai continuar a liderar o plantel do CD Lousado, cuja equipa principal vai competir na divisão de honra da AF Braga.

Depois de na temporada passada ter conquistado o distrital da 1° Divisão – Série D da Associação de Futebol de Braga, título inédito na história do clube lousadense, a direção chegou a acordo com o treinador para a próxima temporada. A restante equipa técnica é composta por Carlos Pinheiro (treinador adjunto), Ricardo Costa (preparador físico) e Filipe Alves (treinador de guarda-redes).

O início do campeonato está agendado para 8 de setembro.

 

Famalicão: Apanhados com excesso de álcool e sem carta

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

O Comando Distrital da PSP de Braga, durante o fim de semana e no decurso da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, efetuou várias detenções, duas das quais em Famalicão.

Um dos detidos, um homem de 29 anos, acusou uma TAS de 1,32 g/L no sangue. Outro, de 26 anos, foi apanhado a conduzir sem carta de condução.