Famalicão aproxima indústria, startups tecnológicas e talento jovem

Esta quarta e quinta-feira, o Centro de Estudos Camilianos recebe o “Boosting Famalicão Made IN”, uma iniciativa «que reforça o compromisso do concelho com o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento económico», afirma o município.

O objetivo é impulsionar novas ideias, fortalecer scaleups e startups e aproximar jovens talentos do sistema científico e do tecido empresarial, consolidando um ecossistema de criação de valor.

Há três momentos complementares: o concurso e mostra “O Meu Projeto é Empreendedor”, sobre as Provas de Aptidão Profissional mais criativas dos alunos finalistas dos cursos profissionais; a iniciativa “Geração Made IN” que reconhece e celebra as empresas que nasceram com o apoio municipal; e o “Showcase 2.0”, promovido em parceria com a UPTEC e a TECMINHO, que reforça a ligação entre scaleups, startups e a indústria, incentivando a apresentação de soluções tecnológicas e sustentáveis com potencial para gerar novas parcerias e oportunidades de crescimento.

No “Showcase 2.0” serão apresentadas soluções inovadoras como próteses personalizadas; revestimentos sustentáveis de elevado desempenho para aplicações industriais (COATIT); tecnologias para combater o desperdício pós-colheita (RYP Labs); estruturas pré-fabricadas sustentáveis produzidas por oficinas digitais robotizadas (ARC Technica); plataformas de inteligência artificial para acelerar o desenvolvimento de novos produtos alimentares (OmniumAI); tecnologia para circuitos eletrónicos flexíveis baseados em materiais renováveis (EcoWires) e uma solução digital que simplifica processos de recrutamento através de vídeo (OneShot).

O dia de quarta-feira é reservado às escolas e à mostra “O Meu Projeto é Empreendedor”; na tarde de quinta-feira realiza-se a entrega de diploma à Geração Made IN e ao Showcase 2.0, eventos com início marcado para as 16h30.

Segundo o município, o “Boosting Famalicão Made IN” «consolida a posição de Famalicão enquanto referência nacional no apoio ao empreendedorismo e à criação de novas empresas, contribuindo para o fortalecimento estratégico do seu tecido económico».

Deixe um comentário

Famalicão: Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho

Este ano, o Prémio Januário Godinho, criado pelo município de Famalicão, distinguiu a reabilitação da Quinta das Águas, um projeto a cargo do Atelier – Spaceworkers S.A.

O júri destacou que «a obra da Quinta das Águas é a que mais corresponde ao pretendido pelos critérios de avaliação, dado o seu rigor construtivo, qualidade dos materiais e coerência da linguagem arquitetónica, sem se sobrepor ao edifício existente».

Trata-se da requalificação de uma propriedade do século XIX, que corresponde à recuperação integral da Casa Térrea e Torre, da garagem de serventia e da construção de um novo pavilhão de verão, com o objetivo de valorizar o património existente, melhorar o conforto e reforçar a relação entre arquitetura, luz e paisagem.

Desta forma, o espaço passa a contar com amplas áreas sociais no piso térreo, várias suites distribuídas pela casa principal e torre, sala de estar, sala de jantar, cozinha, arrumos, lavandaria, garagem, além de espaços de lazer como sala de cinema, balneários de apoio à piscina, áreas técnicas e um pavilhão transparente voltado para os espelhos de água.

O prémio, que visa reconhecer a qualidade das intervenções de reabilitação do património edificado no concelho, será entregue no dia 15 de dezembro, segunda-feira, pelas 18h00, nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

O Prémio Januário Godinho é atribuído por um júri presidido pela Direção do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística e constituído por um representante ou elemento designado da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (DCT); da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos Portugueses (OA); da Ordem dos Engenheiros, Região Norte (OE); da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN); da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) e da Universidade Lusíada — Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão — Faculdade de Arquitetura e Artes.

Recorde-se que o Prémio Januário Godinho foi criado pelo município em 2017 e tem como objetivo promover a salvaguarda e valorização do património construído e dar visibilidade às boas práticas de reabilitação urbana. A distinção deste ano reforça o compromisso do município com intervenções que preservem a identidade arquitetónica famalicense, em linha com o legado de Januário Godinho, arquiteto marcante na história de Vila Nova de Famalicão e autor do projeto dos Paços do Concelho.

Famalicão: Gustavo Sá é o segundo melhor médio de novembro da I Liga

O jogador do FC Famalicão foi considerado o segundo melhor médio do mês de novembro, atrás de Hjulmand, do Sporting, segundo votação dos treinadores, que venceu o prémio ‘Hey Doc’ da Liga Portugal Betclic, com 19.05 por cento.

Gustavo Sá recebeu 14,29 por cento, à frente de Zalazar, do SC Braga, com 12,7 por cento.

Famalicão: Venda de bilhetes para a receção ao Estoril

Três semanas depois, o Futebol Clube de Famalicão volta a medir forças com o Grupo Desportivo Estoril Praia, desta feita para a décima quarta jornada da I Liga.

Depois de ter eliminado o seu adversário da Taça de Portugal, partida que se disputou no Estádio António Coimbra da Mota, as duas equipas encontram-se na tarde de domingo, a partir das 15h30, no Estádio Municipal. Os bilhetes estão à venda, sob as seguintes condições: sócios – 5 euros, com a quota 11 regularizada, para a Bancada Placard.pt; público: 10 euros
A venda de bilhetes decorre na Loja Oficial ou em smartfan.pt; é obrigatória a apresentação do cartão de sócio para aceder ao Estádio Municipal. Apenas os lugares anuais são transmissíveis
No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 13h30

Famalicão: Bombeiros combateram as chamas numa lavandaria, esta madrugada

Na madrugada desta terça-feira, um incêndio deflagrou na lavandaria na freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão. O alerta para a rua Gomes Leal surgiu por volta das 02h17 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses, que em conjunto combateram as chamas.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais. A causa do incêndio ainda está por apurar.

Famalicão: Quem esteve ao frio e chuva no Municipal vai receber um bilhete duplo para o jogo com o Estoril

O FC Famalicão, em reconhecimento e agradecimento aos sócios que, na noite do passado sábado, apesar da muita chuva, marcaram presença no Estádio Municipal, está a enviar mensagens com a oferta de um bilhete duplo para o jogo da tarde de domingo, com o Estoril. O bilhete duplo pode ser levantado na Loja Oficial.

Como forma de valorizar o apoio de quem, em circunstâncias muito difíceis (ao frio e chuva) marcou presença no Municipal para apoiar a equipa diante do SC Braga, e dali não arredou pé, o clube faz esta oferta, não deixando de enaltecer o “Amor de Perdição” que os adeptos nutrem pela equipa. Seja em que circunstâncias forem.

Famalicão: Vermoim é a “Freguesia do Natal” no próximo fim de semana

No próximo fim de semana, Vermoim transforma-se na “Freguesia do Natal” com a realização da terceira edição do mercadinho. No Largo da Capela da Nossa Senhora do Amparo, junto ao salão paroquial, não vão faltar várias propostas, como um carrossel, um minicomboio, uma montanha russa e um animal track

No sábado o mercadinho abre às 14h15 e encerra às 21 horas. No domingo, a partir das 9h30, mantêm-se as propostas, com a tarde a ser animada com a atuação da Gerações e pela chegada do Pai Natal, marcada para as 16 horas.