Famalicão: Árbitro nega ter marcado grande penalidade

O árbitro do encontro entre o S. Cosme e o Delães, garante que «jamais foi assinalado qualquer penálti. Não houve apito, não houve gesto técnico nesse sentido, não houve qualquer indicação» e que o jogo recomeçaria «com um pontapé de baliza (pois a bola transpusera a linha de baliza antes do contacto que daria origem ao suposto penálti)».

Acrescenta que aquele «foi o momento adequado para dar a partida por terminada, em virtude de já ter sido esgotado o tempo de compensação (e ainda os minutos somados a estes) e por este ser um recomeço de jogo “morto”, ideal para terminar a partida sem interromper um ataque prometedor ou antes da execução de um lance de potencial perigo, como um canto ou um lançamento perigoso (ou, lá está, um penálti, que seria o exemplo máximo disso)», escreve o árbitro.

Recorde-se que o CRP Delães emitiu um comunicado dando conta de um erro do árbitro da partida que terá assinalado grande penalidade, mas não deixou que fosse marcada, dando por terminado o encontro. O que suscitou a contestação dalaense.

Refutando as acusações do clube de Delães, reproduzidas na notícia publicada, o árbitro estranha «que gente que se afirma tão conhecedora do desporto rei e que se diz no mundo de futebol há anos sem fim, não saiba distinguir entre a sinalética de pontapé de baliza e a sinalética de penálti. Que não saiba que para assinalar um penálti o árbitro tem de apitar, apontando inequivocamente para a marca de penálti — o que não aconteceu. Os únicos apitos que se ouviram foram três: para dar o jogo por terminado, momento em que já eu estava voltado para o meio-campo e já tinha conferido o relógio», relata.

No mais, denuncia que aconteceram situações de «extrema gravidade, agressões físicas entre adeptos, arremesso de pedras contra a equipa de arbitragem, invasão de campo e ameaças diretas à integridade física do árbitro e da sua família».

Famalicão: Árbitro assinala penálti… que não deixa marcar, terminando o jogo

Deixe um comentário

Famalicão: FAC e Famabasket passam a ser um só projeto

“Um só clube. Um só futuro”, é desta forma que Famalicense Atlético Clube e o Famabasket anunciam a união dos dois projetos de basquetebol.

O propósito é “construir um projeto ainda mais sólido para o basquetebol em Famalicão”. Os dois emblemas falam, ainda, de “uma visão comum, uma identidade partilhada e a ambição de proporcionar as melhores condições para o crescimento dos nossos atletas”.

Recorde-se que os dois emblemas têm vários escalões de formação, masculino e feminino, na ordem de várias dezenas de atletas. O FAC tem, ainda, uma equipa sénior masculina no nacional da primeira divisão.

Famalicão: Fogo em frigorifico deixa homem em estado muito grave

Um homem, com cerca de 30 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de um incêndio, que deflagrou num frigorifico, numa residência em Vilarinho das Cambas, em Famalicão.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Cruz Vermelha de Ribeirão e VMER (Viatura Médicas de Emergência e Reanimação) de Famalicão.

O alerta para a situação foi dado cerca das 16h30.

A vítima, com queimaduras em várias partes do corpo, foi transportada de urgência para o Hospital de S.João, no Porto, por elementos da Cruz Vermelha.

 

Imperdível: 200 drones vão iluminar o céu de Famalicão no encerramento das Antoninas

As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão terminam este sábado com uma novidade. À habitual sessão de fogo de artifício que assinala o encerramento das festividades junta-se, este ano, uma exibição aérea com 200 drones.

O espetáculo vai decorrer na zona do Parque da Devesa. O momento está marcado para o final do concerto de Nena, que sobe ao palco junto ao lago pelas 22h00 deste sábado.

A combinação entre o fogo de artifício e a coreografia dos drones promete encerrar as Antoninas 2026 de forma memorável.

Concerto de Nena e espetáculo piromusical fecham as Antoninas este sábado

As Festas Antoninas 2026 chegam este sábado, 13 de junho, ao seu último dia, em pleno feriado municipal.

Durante a tarde, a Praça D. Maria II recebe a iniciativa “Música Filarmonia ao Despique”, com a participação das bandas de música de Famalicão e de Riba de Ave.

Às 17h00 realiza-se a Procissão Solene em honra de Santo António, um dos momentos mais significativos das festividades, percorrendo as ruas da cidade. Pelas 18h30 entregues as distinções aos vencedores das Marchas Antoninas, em cerimónia na Praceta Cupertino de Miranda.

O encerramento das Antoninas 2026 está marcado para as 22h00, junto ao lago do Parque da Devesa, com o concerto de Nena. No final do espetáculo, o tradicional fogo de artifício, em formato de sessão piromusical.

Famalicão: Equipas de futsal e futebol feminino patrocinadas pelo Município

O Município vai ser patrocinador das equipas seniores de futsal e futebol feminino do Futebol Clube de Famalicão, nas próximas três épocas desportivas – até 2029. Deste modo, o nome de Famalicão vai constar como marca institucional nas camisolas destas equipas. O futsal compete na 1.ª divisão nacional, enquanto que a equipa feminina joga na 2.ª divisão. Os dois campeonatos contemplam duas fases, sendo ambos de ampla projeção nacional.

Na última reunião de Câmara foi aprovado um apoio financeiro no montante de 750 mil euros para as próximas três épocas. Deste valor, 150 mil são para execução de obras na Academia do FC Famalicão, e o restante para sponsorização para as três épocas e apoio ao fomento desportivo dos vários escalões de formação.

No que respeita a melhoramentos das instalações, o FC Famalicão vai criar mais gabinetes técnicos, obras em balneários e a sua adaptação ao futebol feminino. Previstas, também, intervenções nos relvados sintéticos.

Recorde-se que o FC Famalicão tem sob a sua alçada o futebol de formação até aos sub-15, inclusive; futebol feminino e futsal, ambos também com equipas de formação; e uma equipa de ciclismo.

Concerto de Nena e espetáculo piromusical fecham as Antoninas este sábado

As Festas Antoninas 2026 chegam este sábado, 13 de junho, ao seu último dia, em pleno feriado municipal.

Durante a tarde, a Praça D. Maria II recebe a iniciativa “Música Filarmonia ao Despique”, com a participação das bandas de música de Famalicão e de Riba de Ave.

Às 17h00 realiza-se a Procissão Solene em honra de Santo António, um dos momentos mais significativos das festividades, percorrendo as ruas da cidade. Pelas 18h30 entregues as distinções aos vencedores das Marchas Antoninas, em cerimónia na Praceta Cupertino de Miranda.

O encerramento das Antoninas 2026 está marcado para as 22h00, junto ao lago do Parque da Devesa, com o concerto de Nena. No final do espetáculo, o tradicional fogo de artifício, em formato de sessão piromusical.