Famalicão: Arco de São Vivente já aponta ao céu

As festas a S. Vicente, na freguesia de Sezures, tiveram na tarde deste sábado o seu primeiro grande momento. O arco, uma estrutura de vários metros de altura e devidamente ornamentado pela comunidade, foi erguido na presença de muitos populares, bem como do vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Oliveira, do autarca da União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures, Jorge Amaral, e do pároco local, José Pedro Novais.

Do programa desta festa, no dia 13, às 19 horas, começam as novenas. A noite do dia 18 será preenchida pelo concerto da Banda Myllenium, sessão de fogo e a atuação de um DJ. No dia seguinte, 19 de janeiro, às 8 horas, há uma salva de morteiros, às 10 horas eucaristia e procissão e, a partir das 15h30, atua o Rancho Folclórico Rusga de Joane.

No dia 21, às 22 horas, há música com a Banda Remember 80/90, seguida de fogo de artifício e música com o DJ Diogo Fonseca. O último dia, dia 22, começa com uma salva de morteiros, segue-se, às 10h30, eucaristia em honra de S. Vicente; 15 horas, procissão e, às 16 horas, música com os Marotos da Concertina.

Deixe um comentário

Famalicão: Proprietário do terreno em Joane compromete-se a tomar mais medidas para evitar deslizamento de terras

O proprietário do terreno, em Joane, onde têm acontecido deslizamentos de lama e pedras, responsabilizou-se a tomar medidas adicionais para a estabilização do terreno. Um compromisso assumido esta quarta-feira em reunião com o presidente da Junta e os serviços municipais.

A Câmara reconhece que a forte pluviosidade registada nos últimos dias demonstrou que as medidas inicialmente tomadas pelo proprietário do terreno «revelaram-se insuficientes».

Em nota para a imprensa, o município lembra que a ocorrência registada está relacionada com uma intervenção efetuada num terreno privado classificado no Plano Diretor Municipal como Espaço Residência, Espaço Florestal e Espaço Agrícola, onde, de acordo com o proprietário, foram realizados trabalhos de limpeza do terreno e corte de árvores. «Não foi comprovada a realização de uma operação urbanística sujeita a controlo prévio nos termos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, tendo sido colocado de lado o cenário de operação urbanística ilegal», clarifica o município.

 

Partido Socialista exige que a Câmara atue para suster o deslizamento de lamas em Joane

Neste mesmo dia, em comunicado, o Partido Socialista exige que a Câmara Municipal de Famalicão resolva, em definitivo, o problema do deslizamento de terras/lamas e detritos em Joane. Como esta situação ocorre desde o dia 19 de dezembro, e sempre que chove muito, o PS acusa a Câmara e a Junta de não terem apresentado uma solução, por forma a evitar «prejuízos e transtornos aos moradores».

O PS recorda que já interrogou a Câmara sobre o assunto, em reunião do executivo. Na altura, o vereador Sérgio Cortinhas instigou a Câmara a obrigar o proprietário do terreno a construir um muro provisório para contenção de terras, alegando que a solução encontrada com o privado em articulação com os serviços municipais de fiscalização e ambiente, para execução de valas, «não resolve o problema».

Segundo o Partido Socialista, o município de V.N. de Famalicão «deve estar mais atento e vigilante a situações como a que está a ocorrer na Vila de Joane, nomeadamente, devido ao corte de árvores e alteração dos solos que podem ter consequências para o bem-estar dos cidadãos e para o equilíbrio ecológico».

Famalicão: Riccieli despede-se «com carinho e gratidão»

Riccieli despediu-se, nas redes sociais, do FC Famalicão, clube que representou desde a época 2019/20. O defesa central, agora ao serviço dos chineses do Qingdao West Coast, agradece a oportunidade que teve de crescer «e ser feliz» em Famalicão. Escreve, ainda, que «a gratidão é muita por tudo o que fizeram por mim e pela minha família nos anos em que estivemos juntos».

O agradecimento vai «para todos os funcionários, direção e colegas de equipa» e faz votos que este seja «um grande ano» para todos.

Aos adeptos, «só tenho de agradecer todo o apoio que tive em todos os momentos. O carinho e o respeito continuará sempre», finaliza.

O defesa central, que em 2019 chegou oriundo dos brasileiros do Mirassol, é o segundo jogador com mais jogos (161) na história do FC Famalicão.

FC Famalicão confirma avançado Simon Elisor

A SAD do FC Famalicão acaba de confirmar a contratação, até 2028, de Simon Elisor, avançado francês, de 25 anos.

Simon Elisor esteve ligado ao Metz na última temporada e meia, jogando na Liga Francesa, durante a qual esteve, ainda, cedido ao Troyes. Ainda em França, representou, também, o Istres FC, AC Ajaccio, FC Sète 34, FC Villefranche e Laval. Do currículo faz ainda parte uma passagem pela Bélgica, no RFC Seraing, no principal campeonato do país.

«Muito feliz» por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão, o avançado vê no novo clube «infraestruturas muito boas, muito familiar e que dá bastante visibilidade a todos os jogadores». A promessa é de «trabalhar arduamente para poder jogar o mais rapidamente possível», acreditando que a Liga Portuguesa, pelas suas características, permite «aos avançados potenciar as suas qualidades».

Descreve-se como «um jogador técnico, que procura o golo e que gosta de combinar com os colegas de equipa». Doravante quer colocar as suas qualidades ao serviço do coletivo «para ajudar a equipa a fazer uma grande temporada».

Famalicão: Ação Social é o tema do próximo “Pensar 2025” do PS

Catarina Pereira, diretora do Centro Social de Calendário; Jorge Faria, presidente da Associação de Moradores das Lameiras; Ana Maria, presidente do Centro Social de Bairro; Rui Maia, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão; Salazar Coimbra, administrador e diretor clínico Hospital de Riba de Ave; Raquel Neto, vice-presidente da Humanitave, e Ana Sofia Antunes, ex-secretária de Estado da Inclusão, vão intervir, na próxima terça-feira, em mais uma iniciativa da Concelhia do PS. “Pensar 2025”.

A iniciativa, centrada na Ação Social, decorre no dia 28 de janeiro, às 21 horas, no Café Concerto da Casa das Artes

O tema em análise foi um dos eixos da apresentação da candidatura à Câmara Municipal, de Eduardo Oliveira, no passado dia 11 de janeiro. Na ocasião, o líder da Concelhia prometeu o reforço da cooperação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social para aumentar a capacidade de resposta social, a dinamização de soluções de residência e apoio comunitário para os mais velhos, a aposta num centro municipal geriátrico e o desenvolvimento de estratégias para aumentar as vagas de creche e pré-escolar.

Famalicão: Inquérito sobre a demografia do concelho termina esta quinta-feira

Termina esta quinta-feira, dia 23, o inquérito sobre a demografia no concelho. O formulário de participação está disponível aqui: https://survey.zohopublic.eu/zs/NDBU4o

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Famalicão está a iniciar o processo de realização do Plano Municipal para a Demografia e a promover um inquérito junto da população, quer residente quer da diáspora famalicense.

O inquérito pretende auscultar a população e conhecer a sua opinião sobre a valorização de Vila Nova de Famalicão como um território especialmente atrativo para residir, trabalhar e estudar, que se revitaliza através do aumento da natalidade, da retenção dos jovens, da plena integração de novos residentes, nacionais ou estrangeiros, e de condições para um envelhecimento ativo, entre outros aspetos.

 

Famalicão: José Lopes preside ao Conselho de Administração na Didáxis

José Lopes é o presidente do Conselho de Administração da Didáxis para o triénio 2024-2027. Integra na equipa Carla Costa, secretária, e Paula Pereira, tesoureira.

O Programa de Ação é sob o lema «Inspira-nos a Excelência», prometendo dar seguimento ao trilho começado há 50 anos. Como propostas, dá conta que a estrutura organizacional da Didáxis passará a estar dividida em duas ofertas formativas: O Colégio, do 1.º Ciclo ao ensino secundário, e a Escola Profissional (ensino gratuito). A Didáxis complementa estas ofertas formativas com projetos como o Integrate English e a Inovação Digital.

No Programa de Ação, José Lopes apresenta três pilares: «Cultura humanista; crescer com a região olhando o mundo e viver o campus».

Segundo o novo presidente, a Didáxis apresenta-se «ancorada numa elevada qualidade de educação e formação das pessoas, a equipa que integra o Conselho de Administração pretende reforçar o reconhecimento da Didáxis não só como um espaço de transmissão, produção, aplicação e partilha de conhecimento, mas também como um espaço de intervenção cívica e crescimento intelectual, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e eticamente responsável».