Famalicão: Assembleia Municipal aprova lançamento do concurso para a construção do novo estádio

A Assembleia Municipal, reunida na noite do dia 11 de abril, aprovou, por maioria, o lançamento do concurso público internacional para a Construção do Complexo Desportivo e Empresarial, incluindo o novo Estádio Municipal. Os deputados do PSD, CDS e Chega votaram a favor; o PS absteve-se e a CDU votou contra.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, recordou as razões que levam ao lançamento deste concurso: «necessidade de não onerar os cofres municipais, do estádio permanecer no mesmo local, de servir o FC Famalicão e mais nenhum outro clube, de haver estacionamento e de ter uma arquitetura impactante (um dos critérios do júri para a seleção do vencedor)».

A CDU, único partido a votar contra, justificou a posição com o argumento de que cabe ao município a «manutenção» das suas infraestruturas. Tânia Silva disse que, ao longo de 20 anos, a Câmara «não manifestou interesse na manutenção» deste espaço desportivo, «permitindo a sua degradação», acusou. A deputada considera, por isso, que a proposta municipal tem «tanto de irracional como de hipócrita». A CDU diz que é irracional porque a proposta do concurso surge numa altura em que a revisão do PDM não está concluída; «hipócrita» porque, para a CDU, «ao invés de envergonhar o legado do PSD/CDS-PP serve de mote para a promoção da agenda do executivo».

O Partido Socialista optou pela abstenção. Ricardo Vale justificou que os deputados tiveram apenas 48 horas para analisar a proposta; denunciando que a Câmara não ouviu nenhum partido da oposição, nem escutou outras opiniões. De qualquer forma, o deputado Ricardo Vale diz que o PS é a favor da requalificação do estádio, para que seja condigno com o projeto desportivo do clube.

Ricardo Costa, do CDS, recordou que o PS teve o mesmo tempo para analisar os documentos que os outros partidos e que nada propôs de alternativo.

O Chega até votou a favor, mas alertou que para já é apenas o lançamento de um concurso internacional e que ainda não se sabe se haverá interessados. João Pedro Castro disse que permanece com dúvidas sobre o investimento municipal e quanto ao futuro do projeto desportivo da SAD do FC Famalicão, dando o exemplo da SAD do Clube Desportivo das Aves (que entrou em insolvência). Esta opinião, frisou João Pedro Castro, nada tem haver com preferências clubísticas. Confessou o seu gosto pelo futebol e pelo FC Famalicão e reconheceu que a requalificação é «premente».

O PSD também tomou posição. O deputado Jorge Paulo Oliveira admitiu que «as grandes obras públicas raramente são consensuais. Por isso, a construção do estádio não é nem era expetável que fosse consensual». No entanto, no que compete ao PSD, afirmou que a solução apresentada «foi devidamente estudada, maturada e ponderada». Entre as virtudes encontradas pelo PSD, Jorge Paulo frisa que o estádio permanece no mesmo local; por ser municipal possibilita outros eventos; não onera os sofres municipais e a Câmara liberta-se dos custos da manutenção. «É um desafio enorme, mas estamos confiantes que vamos vencer», concluiu.

Deixe um comentário

Famalicão: Acidente com trotinete faz um ferido

Um homem, com cerca de 40 anos, ficou ferido na colisão entre um carro e uma trotinete, na N204, no Louro, em Famalicão.

O acidente aconteceu por volta das 16h30, na Rua Padre Domingos Joaquim Pereira.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses e a vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Plantel de Hugo Oliveira regressa a 30 de junho

A pré-época da equipa principal do FC Famalicão tem início a 30 de junho (terça-feira), no Centro de Treinos. O arranque dos trabalhos ficará marcado pela realização de exames médicos e testes físicos.

Na pré-temporada, a equipa vai participar na Como Cup, torneio que irá decorrer em Itália, entre os dias 28 de julho e 1 de agosto, e no qual participam Crystal Palace Football Club (Inglaterra), Racing Club de Lens (França), Villarreal Club de Fútbol (Espanha) e Al Ula Football Club (Arábia Saudita).

Recorde-se que o FC Famalicão fez, na época passada, o melhor registo de sempre na I Liga. Hugo Oliveira, no clube desde dezembro de 2024, orientou a equipa para o quinto lugar, com 56 pontos.

A SAD, liderada por Miguel Ribeiro, segundo é avançado pela imprensa desportiva, quer contratar um lateral esquerdo, um defesa central e um ponta de lança. No que toca a saídas, o mercado está atento a elementos fundamentais do conjunto de Hugo Oliveira, surgindo o interesse de vários clubes nacionais e internacionais em jogadores como Gustavo Sá, Ibrahima Ba, Mathias de Amorim, entre outros.

Sobre este mercado, que pode ser agitado para o lado de Famalicão, o treinador Hugo Oliveira afirmou recentemente na Conferência Bola Branca que «vai ser apetecível para alguns clubes atacar o Famalicão, mas posso dizer que vai custar caro».

Famalicão: Inauguração do renovado adro da capela de Santo António é sábado

Sábado, dia de Santo António, serão inauguradas as obras de requalificação do adro da Capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas. O momento está marcado para as 10h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Junta e responsáveis religiosos.

A intervenção, que contou com um apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão na ordem dos 138 mil euros, englobou a reabilitação do espaço envolvente, a recuperação da cobertura e da torre sineira do edifício. O objetivo passa por garantir melhores condições de acessibilidade e segurança.

Os trabalhos incluíram a reestruturação completa da zona exterior, com a demolição do pavimento degradado e a aplicação de um novo lajeado em granito; foram instalados novos bancos, renovadas as guardas metálicas, reformuladas por completo as escadas de acesso e relocalizado o cruzeiro.

Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, «esta intervenção reflete o compromisso contínuo do município na preservação e valorização do nosso património histórico e religioso». Acrescenta que «inaugurar este espaço renovado no dia em que se celebra Santo António, quando as Festas Antoninas atingem o seu ponto alto de religiosidade, torna este momento ainda mais marcante na afirmação da nossa identidade e das nossas mais profundas tradições».

Neste feriado municipal, às 10h30, missa solene em honra de Santo António, que terá lugar na Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II). Logo de seguida, pelas 12h00, cumpre-se a tradicional distribuição do Pão de Santo António, um dos rituais mais aguardados e identitários das festividades. Às 17 horas, procissão solene, que sai da Capela de Santo António, onde regressa depois de percorrer várias ruas da cidade.

Famalicão: Marchas Antoninas brilham esta sexta-feira

Famalicão está a poucas horas da grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos é o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas delas desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Este ano, sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’, desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade rumo aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por cinco elementos – um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «um dos pontos altos das festas concelhias e uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». O autarca realça ainda o trabalho desenvolvido ao longo de vários meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas decorrem até sábado, dia 13 de junho, dia de feriado municipal em Famalicão, e encerram com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

 

Famalicão: «Vou sentir falta do clube, das pessoas e de todos os momentos que partilhámos»

Justin de Haas partilhou nas redes sociais uma mensagem de despedida do FC Famalicão, clube que representou nas últimas três temporadas.

O defesa central neerlandês agradeceu «a todos os que fizeram parte desta caminhada: os meus colegas de equipa, os treinadores, a equipa técnica (dentro e fora de campo), os adeptos, que estiveram sempre connosco, e, claro, a minha família e os meus amigos».

Referindo-se à época passada, na qual teve um papel de destaque, o jogador considerou que «juntos, alcançámos feitos especiais como equipa, batemos recordes e fizemos história. Sinto um enorme orgulho por ter feito parte disso».

No final da mensagem, o ex-jogador dos famalicenses escreveu: «estou convencido de que este clube tem um futuro ainda mais brilhante pela frente e continuará a crescer e a alcançar grandes feitos. Obrigado por tudo, Famalicão.»

Justin de Haas, que foi um dos melhores marcadores da equipa na época passada apesar de atuar como defesa central, apontou seis golos, os mesmos que o extremo Sorriso. Curiosamente, sempre que marcou em jogos do campeonato, o FC Famalicão não sofreu qualquer derrota.

Peça fundamental na equipa orientada por Hugo Oliveira, somou 2970 minutos em 33 jogos e chegou a ser eleito Defesa do Mês da Liga Portugal Betclic, em agosto.

O defesa vai prosseguir a carreira em Espanha, ao serviço do Valência, tendo assinado um contrato válido para as próximas quatro temporadas.

Tiago Torres

Famalicão: Fátima Lopes na loja dos CTT para apresentar livro

A apresentadora/escritora Fátima Lopes apresenta em Famalicão a sua mais recente obra, com o título “Entre o medo de te amar e a dor de te perder”. A autora, que já escreveu várias obras, estará na Loja dos CTT de Famalicão no dia 18 de junho, às 15 horas, e vai dar autógrafos.

A obra é um romance que aborda uma história de amor entre uma mulher de 50 anos e um homem vinte anos mais novo. Ela acaba de sair de um casamento de 25 anos e tem que recomeçar. Vive entre o medo de se entregar a um amor que nunca viveu e a dor de saber que este pode ter um fim.

A obra da Planeta Editora foi lançada em abril.

Foto: Reprodução Facebook de Fátima Lopes