Famalicão: Atropelamento junto ao campo da feira

Uma jovem de 15 anos foi, na tarde desta terça-feira, atropelada por um automóvel, nas proximidades do campo da feira de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 13h20 e para o socorro da vítima foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Coube aos bombeiros o transporte da vítima que, segundo as primeiras informações, terá sofrido ferimentos ligeiros.

70 Comments

  1. Exmos Senhores infelizmente os Portugueses como os demais cidadãos são muito bons comentadores de bancada.
    No entanto se na família tivesse um caso apenas de um “atropelamento” que fosse .
    Talvez fossem menos comentadores e críticos destrutivos.
    Senão vejamos:
    Existem atropelamentos na avenida dos aliados no porto? Quantos média
    Existem atropelamentos na avenida dr. Lourenço peixinho em esgueira? Qt Média
    Pois é, a realidade é que Famalicão não tem comparação com outras cidades.
    Serão os peões menos cuidadosos que os automobilistas??
    E que tal comentadores de bancada terem alguma contenção nas palavras…..
    Como dizia alguém, o sentimento humano é falso quando alguém se diz solidário …
    Mas depois falham bombeiros ninguém aparece no local ……
    O ser humano não é altruísta…
    Só quando sabe que daí vai beneficiar com algo
    Nunca vi um “conhecido ou estranho” aparecer no hospital ou num instituto de medicina legal a ir prestar apoio a um cidadão atropelado ou perguntar se precisa de algo.
    Eu a meio da passadeira ter sido atropelado não me lembro de ter visto alguém no hospital

  2. Concordo plenamente consigo, acredito mesmo que falte educação no trânsito . Só que uma vida é uma vida , muitos motoristas passam em alta velocidade numa zona de escolas onde tem várias crianças a sair e entrar nas escolas, sem nenhuma fiscalização ou até mesmo políciais em horários de pico .. mas enfim cada um pensa de uma forma .

  3. Filomena Lopes não tou a falar contigo Mena, apenas se falar de um velhinho o vosso caminho para lá vai.

  4. Carlos Oliveira antes fosse apenas nas passadeiras . Sempre tem um velhote que se mete a atravessar em qualquer sítio e que se foda

  5. Algumas pessoas nem reparam que estão numa passadeira!!! elas vão numa passeadeira!!!parte a parte tem que se ter mta atenção!!!

  6. Como condutora é de lamentar, mas já por algumas ocasiões não atropelei ninguém aí em Famalicão pk além de ir atenta á estrada os travões do carro travavam bem, porque é uma passadeira tudo certo mas os peões também têm que olhar antes de atravessar, porque muitas vezes metem se á estrada sem olhar e sem cuidado nenhum…

  7. Sandra Pereira Eu é que tenho que estudar o código ou ir a uma escola de condução? 😂🤣😂🤣😂.
    Disponha.

  8. Joao Azevedo entao vá estudar o codigo ou pergunte numa escola de conduçao e depois traga a resposta

  9. Miguel Da Costa pois mas acredite a culpa ia ser sua infelizmente está mal está mas o codigo é que manda peoes sao vulneraveis

  10. Maisa Araujo dá-me impressão de que os peões gostam de ser atropelados a maioria que se vê são pessoas acanalhadas que passam ou de telemóvel ou a correr ou no momento assam sem tomar as precauções no último atropelamento mortal já me passou de ir a sair do túnel e passar duas pessoas a correr tive tempo buzinei e ainda fizeram manguito na próxima não paro depois se verá eu sou peão e automobilista e penso duas vezes antes de atravessar !!!!

  11. A questão não é saber quem tem culpa ou não.
    Eu próprio já fui atropelado em Vila Nova de Famalicão.
    E não se vê ninguém com responsabilidades tomar ações preventivas.
    No meu caso eu estava no meio passadeira.
    E que dizem ao facto de ninguém terem tido preocupação de chamarem ambulância e autoridades locais?
    Uma pessoa está meio passadeira e projectado por cima capot do carro e o peão tem culpa?
    Sim Vila Nova de Famalicão tem mais acidentes só na cidade do que outra cidade em Portugal.
    É excesso de velocidade demasiados carros nos acessos ao centro cidade.
    Mas acções preventivas ou celeridade a tentar resolver esses assuntos tribunais e companhia Seguros isso não não é importante.
    Importante mesmo é ainda colocar trotinetes a circular ao lado carros camiões

  12. Quem não parou.. eu usei aquilo passadeira mas tem de ser os piões a ser visto ande de passar. … o governo de por a regra a passadeira tens de espera.

  13. Em Famalicão as pessoas / peões nao sabem andar e depois é sempre o condutor que tem culpa, parece que andam á caça de seguros de invalidez, atiram se para o meio da passadeira e quem vier que se desenrasque, é isso e os ciclistas que ainda á dias com a merda da ciclovia ao lado o gajo vem no meio da estrada e queria calçar me o carro na via para automóveis e depois ainda ficam pasmados quando sao chamados á atençao que a porcaria da ciclovia esta 20 cm ao lado separada por mecos, os slogan de campanha partidaria próximos seram ” mais Famalicão menos acidentes” só pode

  14. Em Famalicão as pessoas / peões nao sabem andar e depois é sempre o condutor que tem culpa, parece que andam á caça de seguros de invalidez, atiram se para o meio da passadeira e quem vier que se desenrasque, é isso e os ciclistas que ainda á dias com a merda da ciclovia ao lado o gajo vem no meio da estrada e queria calçar me o carro na via para automóveis e depois ainda ficam pasmados quando sao chamados á atençao que a porcaria da ciclovia esta 20 cm ao lado separada por mecos, os slogan de campanha partidaria próximos seram ” mais Famalicão menos acidentes” só pode

  15. Sandra Pereira nos meus tempos de escola ensinavam que na passadeira era ” para, escuta e olha” agora os adultos dao os fracos exemplos como hone uma “professora” com telemovel nas orelhas mete se para o meio da estrada que ia enfiar a cabeça no meu parachoques e ainda ficou a olhar, parei o carro e chamei a á atençao se é o exemplo que achava que devia dar e se nao fosse eu com precaução em vez de tar a falar podia tar a fazer de javali no meu parachoques.

  16. Vitor Hugo hoje passo na avenida Marechal Huberto Delgado e paro o carro para dizer a uma senhora se queria morrer muito triste ainda á Poucos dias morreu uma jovem ela me respondeu vá tro caralh@ depois os condutores é que são culpados 😏😏😏

  17. Srs peões, adoptem uma cabra e sigam-na … pois elas não se metem à frente dos carros… nem usam telemóvel.

  18. A quem critica os condutores, já repararam que a grande maioria dos peões metessem as passadeiras como donos e reis daquela passadeira, sem tomarem as devidas medidas de observação antes de passarem.
    Neste caso não sei de quem é a culpa, mas famalicao tem tantas passadeiras como peões 🤔

  19. Daniel José calado era um poeta …
    Ser atropelado depois de passar uma via , a culpa é de quem ????? Enfim

  20. Vitor Hugo as redes sociais fossem pagas para ser usadas isso sim deixava de ser para mim uma preocupação genuína. Não leve tanto a peito afinal de contas só vivemos uma vez. Abraço

  21. Bruno Miguel Freitas, que se pode responder a um comentário destes?
    Se fosse o contrário não lhe dizia isso, seria bem acolhido. Não se confunda uma preocupação genuína com a situação em questão com meros Bitaites…

  22. Sabes se todos os burro que andam ai se andar com os olhos abertos. So que o mal e que andam so com um aberto. E fora o testo nem condutores bem peões se respeitam…. Aprendam algo na pta da vida so sabem e achar que sao gaiolas 🤣🤣🤣

  23. Conceição Sousa cada vez mais vejo as pessoas muito distraídas. Eu passo quase diariamente por Famalicão e deparo com cada situação que nem parece verdade e nem sempre é culpa dos condutores.

  24. E a saga continua…. Realmente nao se faz nada….é so estudos…. para ver o que fazer quando e obvio e claro o que se passa e qual a solucao!!

  25. João Mota, referi Educação rodoviária o que inclui peões e automobilistas. Estou certo que é um fenómeno que nos toca e preocupa a todos. Também se assiste ao excesso de velocidade e à distração de ambos dos lados. Não é uma crítica é apenas uma preocupação legítima, para o bem de todos.

  26. Não vou dizer que seja o caso mas menos auriculares e um pouco de atenção pois todos os dias eu vejo pessoas a vir do parque ém ritmo de corrida e nem param mais luz nas passadeiras

  27. Não estava para ver,mas por experiência os piões atravessam em qualquer lugar com o telemóvel nos ouvidos nem olham para o lado ,pensam que o carro muito devagar que venha se se atravessa ,qualquer condutor muito prudente que seja não pode evitar

  28. Virou moda atropelar as pessoas em Famalicão ! Todos os dias a mesma notícia, e nós que devemos fazer a segurança da população será ?!

  29. Vitor Hugo já paraste para pensar que os peões também podem ter culpa ao atravessar sem olhar, ainda hoje isso aconteceu mesmo a minha frente.

  30. Maria Sameiro Sousa bem vês o que é preciso fazer para atravessar onde não tem semáforos, é preciso fingir que nos vamos meter a frente dos carros para que alguém pare e mesmo assim esperar para que ambos estejam parados

  31. Hermínia Silva qualquer dia vão ter que criar um sinal especial para peões e condutores circularam na cidade como estão a fazer agora com certos grupos

  32. Condutores- Não abrandam junto às passadeiras sequer.
    Peões- Vão no passeio e do nada viram para a passadeira a achar que os carros param instantaneamente.
    Amanhã é quarta-feira. Percam 10 minutos a assistir aos peões a atravessarem fora da passadeira. Isto mesmo nesta zona havendo passadeiras com 5 metros de largura…

  33. Luis Pinto a essa hora é tramado, bate o sol e é candeia, mesmo assim tem de se ter cuidado

  34. Os peões tem que olhar antes de se meterem atravessar. Se eu não Olha -se sempre o tempo que eu já tinha levado uma pancada.

  35. Que se passa em Famalicão só notícias tristes ,conduzir e ser peão é duma responsabilidade por igual ,o cuidado e atenção na estrada é algo , mesmo de muita responsabilidade

  36. Vitor Hugo já pensou que secalhar a culpa algumas vezes também é dos peões? Ando pela cidade e nas principais avenidas vê se constantemente pessoas a passar a faixa fora das passadeiras a correr e etc… À que ver os dois lados…

  37. Vitor Hugo a solução está bem e fácil de se resolver.

    Um valente SERRAFO DE MADEIRA DE CARVALHO nas mãos de um HOMEM que move este SERRAFO a 200km/h Para a frente e para trás em cima de.90⁰ dos BURROS que atravessam a falar ao telefone, a correr, sem olhar, a pensar na roupa do fim.de.semana, com a cabeça na lua, a fazer da estrada “parque de lazer” , cheios de remorsos, etc….ecarregar -lhes em cima ate sair ossos para fora, o assunto fica resolvido em.poucos dias.

    Pois a partir dai, eles vao parar, vao olhar para os dois lados, e so vao atravessar quando os carros estiverem parados e com a certeza de que foi vista e bem vista.

    Ai acabam os atropelamentos…

    Nao culpem os condutores (((claro…ha exepções…)))

  38. Não sei o que se passa na nossa cidade!!!Sempre que abro o lelem…
    Deparo-me sempre com a notícia da última hora,tem de haver razões para tantos atropelamentos, meu Deus já é de mais 😎

  39. Já não há comentários possíveis para este tipo de situações. Um atropelamento que seja já é preocupante, mas uns atrás de outros é demais. Mudei-me à pouco mais de 1 ano para esta cidade, e desde que aqui vivo, as notícias de atropelamentos sucedem-se a um ritmo inacreditável. Tem Famalicão segurança rodoviária? Acautela o deve acautelar? Tudo o que pode ser realizado está a ser feito? Pergunto o que se tem feito para minorar estas situações. O que têm feito as autoridades e instituições responsáveis, ao nível da segurança e educação rodoviária? Numa sociedade cada vez mais envelhecida, e num concelho que apesar disso tem muitos jovens, o que se tem feito? Como cidadão gostava de saber. Como cidadão e Munícipe peço mais segurança e educação rodoviária. Tomem-se as medidas necessárias para limitar a velocidade e segurança, o trânsito fluirá na mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Câmara aprova Unidade de Execução que vai receber a USF de S. Miguel-o-Anjo e um parque verde de 10 hectares

A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.

A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.

O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.

Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.

A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.

Famalicão: Seleção de Boccia soma mais um título

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da seleção de Boccia Sénior, sagrou-se campeã nacional por equipas, zona norte, com uma performance cem por cento vitoriosa.

A competição, com 140 atletas, decorreu esta quarta-feira, em Famalicão, com a equipa a ter a coordenação técnica de Luís Silva e Vânia Pinheiro.

A seleção famalicense esteve representada por cinco atletas que dominaram, por completo, a concorrência, terminando a prova só com vitórias. Desta prestação, realce para as vitórias sobre o SC Braga, nas meias-finais, por 15 a 1, e na final, sobre a Associação é Bom Viver, por 6 a 4, alcançando assim mais um título nacional.

O treinador Luís Silva declara-se «orgulhoso» com mais esta conquista, mas não quer que a equipa entre em euforias «porque temos já em maio a fase final do campeonato nacional, a realizar-se na Mealhada» prova que pretende vencer e, assim, fechar a época sem derrotas.

Famalicão: Festival de videojogos e tecnologia regressa em maio na Lagoa

O Famalicão Extreme Gaming, uma referência na indústria de videojogos em Portugal, está de regresso com a quarta edição presencial com novas datas e um novo local.

O festival de videojogos e tecnologia de Vila Nova de Famalicão regressa a 24, 25 e 26 de maio, na zona industrial da Lagoa, num espaço com mais de 4600m2.

Após o sucesso da edição de 2019, com mais de 6000 visitantes, 2100 alunos e a presença de 37 escolas, o Famalicão Extreme Gaming traz de volta a magia dos videojogos para o concelho e promete novas apostas de entretenimento aos visitantes.

O Famalicão Extreme Gaming é um festival de videojogos e de tecnologia, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar os jogos mais recentes para consolas, simuladores e dispositivos da nova geração, assistir ou jogar todo o tipo de videojogos, e interagir com alguns influenciadores (Streamers, TikTokers, Youtubers e outros) de renome nacional.

As competições profissionais de eSports são uns dos momentos altos deste certame, que conta com a participação de várias equipas, casters e apresentadores de especialidade, com transmissão via Streaming (Twitch).

As novidades sobre a edição deste ano serão publicadas nas redes sociais do evento bem como no site http://www.famalicaoextremegaming.pt/

Famalicão: Irmãs Mariana e Inês no Europeu de Xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis, estão, desde o dia 18 e até ao dia 29 de março, em Petrovac (Montenegro) ao serviço de Portugal no Campeonato da Europa Feminino de Xadrez.

Mariana Silva, campeã nacional em título, procura obter o título de mestre FIDE, enquanto Inês Silva, que já detém o título de Mestre FIDE – conseguido nas Olimpíadas de Chennai -, tentará uma subida na pontuação Elo. Cotada com 1920 pontos, Mariana é a número 119 do torneio e Inês, nesta fase com 1792 pontos, é a 128.ª de uma lista que integra 139 jogadoras.

Decorridas 5 das 11 rondas do Torneio, as irmãs Mariana e Inês Silva conseguiram o feito inédito de uma dupla vitória. Inês venceu, de pretas, a WFM austríaca Nikola Mayrhuber, colocando-se provisoriamente num ótimo 78.º lugar com 2,5 pontos em 5 possíveis e um ganho de 32,2 pontos de Elo FIDE. Mariana superou, também com as peças pretas, a jogadora Jona Recica, do Kosovo e está, para já, classificada em 130.º lugar com 1 ponto em 5 possíveis.

Médicos e enfermeiros portugueses faltam ao trabalho mais do que nunca

O absentismo por razões de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal aumentou 54% em 2022 em relação a 2019, totalizando três milhões de dias de ausência ao trabalho por doença. Médicos e enfermeiros citam a junção do cansaço e desmotivação devido às fracas condições de trabalho como causa.

O rácio enfermeiro/doente em Portugal está abaixo da média da OCDE e a Ordem dos Médicos aponta negligência do governo em avaliar o atual capital humano do SNS.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares apresentará em breve os resultados de um barómetro realizado em colaboração com a Direção Executiva do SNS.

Fonte: JN

HumanitAVE entrega material escolar e equipamentos do F.C.Famalicão na Guiné-Bissau

A associação HumanitAVE, com sede na freguesia de Pedome, em Famalicão, realizou esta semana a entrega de kits escolares à escola de Facan, na Guiné-Bissau. Esta iniciativa foi realizada graças à campanha “Ajuda a Aprender”, promovida pelo Futebol Clube de Famalicão.

Além da distribuição de material escolar, a comunidade local também recebeu alguns equipamentos do emblema famalicense.

A HumanitAVE, que tem como objetivo ajudar as populações mais desfavorecidas, está atualmente na Guiné-Bissau numa missão humanitária de duas semanas. Esta associação já desenvolveu vários projetos de solidariedade internacional, contribuindo para a melhoria das condições de vida de muitas comunidades.