Famalicão: AVC eliminado da Taça de Portugal

O AVC Famalicão foi eliminado da Taça de Portugal. Na noite desta quarta-feira, a formação treinada por Vítor Oliveira perdeu, em casa, com o Sporting, por 3-1, em jogo dos oitavos de final da competição. A formação sportinguista venceu o primeiro set, por 18-25, ao que o AVC respondeu com um 25-19, colocando o jogo empatado. O terceiro set foi intensamente disputado e só terminou com um 28-30 favorável às visitantes que fecharam o jogo, no quarto set, com um 16-25.

A equipa famalicense volta a jogar este fim de semana, em jornada dupla para o campeonato nacional de voleibol feminino, com a receção, no sábado, ao Vilacondense, e no domingo contra o Benfica.

(Foto arquivo)

Famalicão: Junta de freguesia de Brufe lança desafio à comunidade para o projeto “Manta dos Afetos”

A Junta de Freguesia de Brufe, em parceria com as Academias Sénior do concelho, está a desenvolver o projeto “Manta dos Afetos”.

O objetivo desta iniciativa é envolver todos os brufenses na decoração de um quadro com 25cm, utilizando técnicas como a pintura, o bordado e/ou materiais recicláveis, sendo que a única exigência é que o trabalho seja realizado com muito afeto.

Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 14 de abril na Junta de Freguesia de Brufe, sendo posteriormente unidos para formar uma manta única que será exposta na Festa da Flor do Município de Vila Nova de Famalicão, em maio.

Com o “Manta dos Afetos”, a Junta de Freguesia de Brufe procura estreitar os laços de amizade e solidariedade entre os seus habitantes, fomentando a participação ativa na construção de um futuro melhor para todos.

Famalicão: Novo equipamento melhora atendimento na Unidade de Saúde de Delães

A Unidade de Saúde Familiar Terras do Ave, localizada na freguesia de Delães, adquiriu recentemente uma nova ferramenta que promete revolucionar a gestão de filas de atendimento. O quiosque eletrónico, que já está disponível na unidade, permite aos utentes confirmar as suas consultas agendadas de forma automática, sem necessidade de passar pela secretaria.

Para utilizar o equipamento, o utente precisa apenas ter consigo o cartão de cidadão ou o número de utente, o que simplifica todo o processo e reduz tempos de espera. Com esta novidade, a unidade espera melhorar significativamente o atendimento aos utentes.

Famalicão: Balcão itinerante BUPi vai para Riba de Ave

O Balcão Único do Prédio (BUPi) vai estar na freguesia de Riba de Ave nos dias 30 e 31 de março, com o seu serviço itinerante. A apresentação pública acontece no dia 29 de março, pelas 18h30, na sede da Junta de Freguesia de Riba de Ave.
Na quinta e sexta-feira, 30 e 31 de março, os proprietários de terrenos rústicos e mistos poderão mapear e identificar o seu património, de forma simples e gratuita, na sede da Junta de Freguesia, entre as 9 e as 18 horas, com o apoio de um técnico habilitado do BUPi e mediante marcação prévia.

O BUPi é um balcão físico e virtual que permite aos proprietários mapear e identificar os seus terrenos rústicos e mistos, de forma simples e gratuita. O registo de propriedades no BUPi não tem custos associados até 2023 e pode ser feito no balcão localizado na Loja de Cidadão de Famalicão, bem como via online, através do site https://ebupi.justica.gov.pt/. A estas modalidades junta-se o BUPi móvel que está em itinerância pelas freguesias do concelho.

Para mais informações sobre o serviço, consulte o site www.famalicao.pt/balcao-unico-do-predio ou contacte a sua Junta de Freguesia.

Famalicão: Coletor com água azul a transbordar para o Rio Ave na vila de Riba d’Ave (c/vídeo)

Nesta manhã de sexta-feira, a população de Riba d’Ave registou mais uma situação de poluição do Rio Ave.

As imagens enviadas para a nossa redação, registadas cerca das 10h00, mostram um coletor a transbordar. A água que sai daquela estrutura, com uma coloração azul, acaba por seguir para o Rio Ave.

A situação não é nova, adiantam os populares, que já reportaram o caso às entidades competentes.

Famalicão: Presidente da Câmara entrega bolsas de estudo no valor de 257 mil euros

Na tarde de sábado, a partir das 14h30, Mário Passos vai entregar 421 bolsas de estudo aos jovens famalicenses que frequentam o ensino superior. Trata-se de um investimento municipal próximo dos 257 mil euros, representando o maior investimento de sempre da autarquia neste âmbito. Recorde-se que em 2021/2022 a autarquia atribuiu, no total, 401 bolsas de estudo, num investimento de 243 mil euros.

A sessão, que acontece há mais de dez anos, decorre na Casa das Artes. Os apoios atribuídos para o ano letivo 2022/2023 oscilam entre os 500 e os 1100 euros. Com 500 euros foram beneficiados 231 jovens, com 600 euros 72, com 700 euros 5, com 750 euros 65, com 850 euros 17, com 950 euros foram beneficiados 2 alunos. Com 1000 euros foram contemplados 23 jovens e com 1100 euros 6.