Famalicão: Avenida Eng.º Pinheiro Braga terá duas novas rotundas

A Avenida Engenheiro Pinheiro Braga terá semáforos e duas novas rotundas, uma junto ao Tribunal e outra perto do E. Leclerc. Esta novidade foi avançada na noite desta quarta-feira durante a sessão pública de esclarecimento que decorreu em formato online, na plataforma ZOOM.

Recorde-se que esta importante via de entrada e saída na cidade será alvo de uma profunda intervenção, entre a rotunda da Variante Nascente e a de Santo António, no âmbito da intervenção urbanística que vai decorrer na zona envolvente ao Palácio da Justiça de Vila Nova de Famalicão. A avenida terá duas faixas de rodagem, com separador central, passeios e via ciclável nos dois sentidos da marcha.

O espaço a intervencionar pelo promotor imobiliário consagra, para além de zona habitacional, uma superfície comercial que ocupará 2.300m2, e zonas de comércio com “lojas-âncora” e serviços. É, ainda da sua responsabilidade a construção dos arruamentos no interior e arredor da urbanização, incluindo o alargamento da Avenida Eng.º Pinheiro Braga.

Uma relevante parte do terreno está consagrada para espaços públicos e equipamentos e a continuação do Parque de Sinçães, para Norte, com a requalificação da linha de água que existe no local. Há um total de 22 mil metros quadrados para espaços verdes e 17 mil m2 para arruamentos. O parque de estacionamento do Tribunal também será requalificado.

Esta intervenção urbanística que vai decorrer na zona envolvente ao Palácio da Justiça de Vila Nova de Famalicão, na entrada Norte da Cidade, já foi aprovado em outubro passado, em reunião de Câmara, e está em discussão pública até segunda-feira, 10 de janeiro.

Durante a sessão que decorreu via Zoom, com a presença das arquitetas Francisca Magalhães, diretora do Departamento de Urbanismo, e Helena Andrade, da empresa promotora-DSTi, foram várias as intervenções do público, que também assistia via zoom. Algumas assinalaram a insuficiência dos espaços verdes e revelaram receio que as áreas novas comerciais afetem o comércio tradicional e provoquem constrangimentos ao nível do tráfego automóvel. Houve também quem assinalasse que a ocupação do espaço não acautela um possível alargamento do Palácio da Justiça, caso venha a ser necessário.

Esta intervenção urbanística junto ao Palácio da Justiça, na parte norte da cidade, contempla outras unidades de execução, que trarão outros acessos, como uma ligação pelo Talvai à Avenida 9 de Julho, prosseguindo para a zona do hospital. Numa fase posterior, com outra intervenção, está, ainda, prevista uma ligação do Bairro de S. Vicente, Escola D. Maria II até a Avenida do Brasil (Estrada Famalicão/Guimarães). Assim foi apresentado, em período de campanha eleitoral, pela coligação “Mais Ação Mais Famalicão”, relativamente ao programa de acessibilidades.

Famalicão: PSP deteve jovem de 17 anos que conduzia sem carta

Agentes da Polícia de Segurança Pública detetaram, esta quinta-feira, um jovem de 17 anos a conduzir sem carta de condução.

No momento da abordagem das autoridades, o adolescente conduzia uma viatura na Avenida dos Descobrimentos.

O jovem foi detido e notificado para comparecer a tribunal.

 

PSP avisa: Há radar na variante de Famalicão neste mês de fevereiro

Dia 23 de fevereiro irá decorrer na variante nascente de Famalicão uma operação de controlo de velocidade com colocação de radar móvel.

A ação é levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública e foi divulgada por esta autoridade nas últimas horas.

A fiscalização decorrerá a partir das 09h00.

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em Famalicão

Chegaram a VN de Famalicão, na noite desta quinta-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, vão estar no Arciprestado até domingo.

Os símbolos entraram no concelho pela paróquia de Gondifelos e, a partir de amanhã, seguem para Vale S. Cosme, Riba de Ave, Avidos, Antas e Vila Nova de Famalicão.

Um dos pontos altos desta passagem será a Peregrinação dos Símbolos na noite de sábado, pelas 21h30, com início na Praça – Mercado Municipal e término na Igreja Matriz Nova.

Famalicão: Bombeiros alertados por cidadão que diz ter visto fumo a sair de prédio

Os bombeiros foram, na tarde desta quinta-feira, acionados por um popular que dizia ter visto fumo a sair da cobertura de um edifício, na Avenida Marechal Humberto Delgado, em Famalicão.

Chegados o local, e depois de acederem à cobertura do prédio, os soldados da paz não encontraram nenhum foco de incêndio ou até mesmo fumo.

Os meios acabaram por ser desmobilizados sem que existisse uma explicação para o fumo descrito no alerta que havia sido feito.

Famalicão: Esmeriz recebe sessão sobre reabilitação e valorização das zonas ribeirinhas

A Casa de Esmeriz recebe, na noite do próximo sábado, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia do Ave – VN Famalicão – Rio Pelhe”, tendo como orador o especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, Doutor em Engenharia do Ambiente – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O projeto tem como objetivo a reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos do rio Pelhe, atravessando zonas agrícolas / florestal e aglomerados urbanos.
A ação de esclarecimento, com início marcado para as 21h30, destina-se não só à população em geral, mas, particularmente, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água.

Famalicão: Presidente da Câmara reuniu com profissionais da Educação

Ao final da tarde desta quarta-feira, representantes dos docentes e não docentes dos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e pelo vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima.

Nesta reunião, os autarcas procuraram perceber melhor os temas que têm levado milhares de profissionais da educação a manifestarem-se e as questões prioritárias nas negociações com o Governo.

Mário Passos e Augusto Lima ouviram os docentes e os não docentes durante um encontro que também contou com representantes de todos os níveis de educação escolar, os técnicos especializados e os assistentes operacionais, nomeadamente os que trabalham diretamente com a Educação Especial.

Os dois autarcas mostraram-se compreensivos e solidários com as causas destes profissionais e evidenciaram a sua preocupação com o impacto deste período prolongado de greves para famílias e alunos. Mário Passos e Augusto Lima desejaram aos profissionais sucesso nas negociações com o Governo.