Duas pessoas, avó e neta, que passavam a Avenida do Brasil, foram atropelados por um veículo. O acidente aconteceu depois das 16 horas e as vítimas estão, ainda, a ser assistidas no local pelas duas corporações de bombeiros e pela VMER.
Segundo informações recolhidas no local, as vítimas estariam a passar a via na passadeira quando foram colhidas por um automóvel. Ainda segundo as mesmas fontes, a jovem não terá sofrido ferimentos, enquanto que a sua avó está a ser avaliada.
A Avenida do Brasil, no sentido Rotunda dos Moutados e o centro da cidade, está cortada ao trânsito neste momento.
José Artur Cardoso sim primo é verdade mas este foi em pleno dia e sol
Maria Sameiro À noite um dos problemas é a falta de iluminação na passadeira.
Luis Rodrigues nem todas as passadeiraa tem semaforos
José Ribeiro mas só poden pisar a passadeira se estiver verde para os peões. Ou pode se passar no vermelho?
Anda tudo burro ou o caralho
Guilherme Sousa como em quase tudo há excepções.
E os azeiteiros de Famalicão
A famosa cidade dos atropelamentos estradas num caus e luz só na roda gigante! 🚶♂️🚶♂️👀👀
José Bilhoto … vá em paz José.
José Ribeiro que é explícito é evidente, o problema é haver quem não consiga interpretar o que está escrito e ache que não há regras para o peão atravessar as passadeiras…
José Ribeiro tens razão!
Muito melhor agora.
Obrigado
Vitor Dias ó vitor, f***-se mesmo, sabes o que é uma faixa de rodagem? diz aí que é nas passadeiras? lê outra vez …
José Ribeiro lê o ponto 1.
Vão me Desculpar….E quando são os condutores que vem na estrada Nacional de Guimarães para Famalicão e que em vez de olharem para as passadeiras só olham para a Retunda Bernardino Machado e seguem para Braga e nem se quer reparar que existe uma passadeira e nem se quer pedem Desculpa a quem se encontra na passadeira! Não me venham dizer que a culpa é sempre dos peões que não olham ao atravessar nas passadeiras! Infelizmente á de Tudo!!!👍👌👏
José Bilhoto
Caro, o codigo da estrada é explicito, depois pode argumentar o que bem entender e que lhe der jeito, não fui eu que escrevi aquilo, e obviamente tambem não atravesso sem verificar que estejam reunidas as condições para atravessar.
Agora o fenomeno dos atropelamentos nas passadeiras parece estar localizado em
Famalicão, é de colocar a questão se a cidade é um enclave qualquer onde os condutores obedecem a regras feitas à jeito.
No que diz respeito à noticia em si, vejo uma avózinha com a sua neta a mostrar-lhe a satisfação de ser atropelada em cima da passadeira 15 dias antes do Natal …. vamos lá …. a idosa tem mesma uma agilidade dos diabos para atirar-se para o meio do transito … mas pronto a culpa será sempre dos peões.
Eu ca continuarei a abrandar ao chegar as passadeiras, depois das velhas malucas ainda vamos ter gravidas com crianças ao colo e a empurrar carrinhos de bébé a aderir à essa moda de ser atropeladas pelo prazer de levar uma trombada na passadeira.
Celia Barbosa temntoda a razão e isto todos os dias às pessoas metem se a passadeira nem olham vão a olhar para o telemóvel e passam a passadeira sem olhar e depois a culpa é dos condutores já me aconteceu o mesmo se houvesse polícia na cidade e multase essas pessoas com essas atitudes isto podia ser que melhora se os peões têm regras a multas não Noa aplicadas nem polícias vimos nesses áreas das passadeiras sei que não podem estar em todo lado mas nos dias de feira deveriam estar mais atentos
Será que ao atravessar a faixa de rodagem os peões não se têm de certificar que podem atravessar a passadeira em segurança, como aliás manda o bom senso, e são responsáveis pelos seus actos, contrariando as teses que alguns têm vindo a defender publicamente de que a responsabilidade é exclusiva dos automobilistas? E que as ideias das lombas, limites ridículos de 30 km/h, semaforos a cada 30 metros e afins, não passam disso mesmo, ideias ridículas que em nada contribuiem para a melhoria da mobilidade, do ambiente e do são relacionamento entre os diferentes utilizadores da via pública. Talvez a única ideia viável e que garantiria a segurança e mobilidade fossem as passadeiras elevadas ou subterrâneas, mas isso, infelizmente, não vejo ninguém defender.
José Ribeiro quer dizer que não há regras para atravessar passadeiras? Ou será que atravessar a faixa de rodagem também pode ser feito nas passadeiras e estas regras se aplicam também às passadeiras e de facto os peões se têm de certificar que podem atravessar a passadeira em segurança, como aliás manda o bom senso, e são responsáveis pelos seus actos, contrariando as teses que tem vindo a defender publicamente de que a responsabilidade é exclusiva dos automobilistas? E que as ideias das lombas, limites ridículos de 30 km/h e afins, não passam disso mesmo, ideias ridículas que em nada contribuirão para a melhoria da mobilidade, do ambiente e do são relacionamento dos diferentes utilizadores da via pública. Talvez a única ideia viável e que garantiria a segurança e mobilidade fossem as passadeiras elevadas ou subterrâneas , mas isso não vejo ninguém defender.
José Ribeiro e a minha sorte foi essa ir devagar, mas ninguém deve entrar nas passadeiras a correr …
José Ribeiro certo e sabe porque parei… Porque ia devagar, caso contrário. Ele entrou na passadeira a correr !!!
Celia Barbosa aconteceu comigo um senhor de idade, ficou vermelho para os peões e o sujeito mesmo assim continuou atravessar levantado a mão.
José Ribeiro a regra é olhar antes de atravessar.
O condutor pode abrandar, mas o peao tem de ver se pode atravessar pois muitos atravessam e nem vêem se podem ou não.
Como tenho dito a passadeira são riscos no chão e não uma parede.
José Artur Cardoso não concordo os condutores têm que respeitar alguns estamos no meio da passadeira e temos que parar que eles não param outros são os piões que se metem sem olhar é verdade ? Mas os condutores antes de chegar têm um sinal avisar que está uma passadeira para afrouxar o carro e não acelarar
José Ribeiro e quais são as regras para os peões?
Fãs muita falta radares dentro dessa via e na avenida marechal Humberto Delgado pelo menos nessas duas resolvia grande parte dos acidentes. É verdade que uma grande maioria dos piões não respeitam as regras nem a própria vida deles e chegar a passadeira e passar mas a muito condutor desatento em excesso de velocidade, de telemóvel na mão
Daí apelo às autoridades se querem resolver esse problema e colocar radares e câmaras 🎥 de filmar nas principais zonas de trânsito que podem ter a certeza vai resolver o problema.
Esse mesmo problema existia em Itália e foi assim que se resolveu o problema
Um dos problemas é a falta de iluminação nas passadeiras.
Atendendo ao numero de atropelamentos em passadeiras, percebe-se que o codigo da estrada em famalicão deve ser diferente do resto do país … onde o codigo diz claramente que os condutores devem abrandar ao chegar às passadeiras e parar para deixar passar os peões.
Judite Leal Carvalho as regras são claras mas o codigo da estrada deve ser diferente em Famalicão …
Celia Barbosa a regra é o condutor abrandar ao chegar as passadeiras e mal o peão pise a passadeira o condutor deve parar, é assim que está estabelecido no codigo da estrada.
José Ribeiro Os peões tem de parar e só depois atravessar. O que vejo são as pessoas entrarem nas passadeiras sem qualquer precaução , a ver o telemóvel… Há regras para as duas partes, mas os peões acham que as regras são só para os condutores.. O que escrevi não invalida que tenho pena de quem foi atropelado. Mas posso questionar: o o condutor não fica mal?
Celia Barbosa Muito bem
Joaquina Sousa tens que começar a andar a pé fora da cidade, principalmente nestas novas vias de acesso a cidade.
José Ribeiro independentemente da sua resposta o peão fica com as mazelas e o condutor continua a conduzir, temos todos que ter consciência que os seguros atuam e os peões têm que também ser conscientes e esperar na passadeira e não devem passar logo, quem pensar se outra forma um dia corre mal
Pedro Sá ok
Silvia Ribeiro e todos respeitam? Assim como nem todos os peões respeitam as regras ao atravessar uma passadeira.
José Ribeiro a questão não é essa, eu também sou condutor, motociclista e peão e tento sempre ver as perspectivas de quem me rodeia na estrada. O problema está na falsa ideia que muita tem e que foi criada de que os peões não têm obrigações nem regras ao atravessar uma passadeira, que os carros é que são obrigados a tudo. Não, os carros têm as suas regras e cuidados a ter, mas os peões também têm as suas regras e cuidados a ter
Pedro Sá todo ciclista tem por obrigação sair fora da bicicleta para passar a passadeira e a lei que assim manda
Pedro Sá …. o artigo 101 é o unico que obriga o peão e mesmo assim é dado a interpretações, no entanto o artigo 103 é claro.
e obviamente tambem sou peão e tenho cuidado a atravessar, e tambem sou condutor e tambem tenho receio a chegar a passadeiras porque sei que como condutor serei sempre o culpado perante a lei, é a realidade.
Silvia Ribeiro o condutor até pode ir a 10km/h que se o peão não respeitar e meter-se pode ser atropelado. A passadeira não dá o direito de os peões se meterem como querem e bem entendem. Para não falar nos que atravessam a passadeira de bicicleta ou trotinetes
Pedro Sá já me aconteceu de ir quase a meio da passadeira e o carro andar sempre porquê … Porque vinha ao tlm
Pedro Sá não conduzo mas pelo que sei a sinais a avisar o condutor de aproximação de passadeira para peões por isso também obriga o condutor a reduzir a velocidade
Pedro Machado o atropelamento não intencional é algo dificil de sustentar já que são obrigações do condutor,
o que pode argumentar é que o peão ‘atirou-se’ mas perante a lei terá sempre que demonstrar que tal foi o caso.
José Ribeiro e como é que os peões conseguem fazer o que vem no ponto número 1? Chegando à passadeira e parando por uns instantes para ver os carros que se aproximam e ver se pode atravessar com segurança. Não é ir de costas para os carros e chegar á passadeira e siga atravessar que é tudo nosso como já vi imensas vezes. É tudo uma questão de interpretação, e o ponto 3 não fala em passadeiras mas em passagens especialmente indicadas para o efeito, ou seja, passadeiras.
José Ribeiro tem toda a razão, mas não se esqueça de uma coisa, se for considerado atropeladamento “não voluntário” e porque o peão se meteu é dado o seguro e o peão fica com as mazelas… sou condutor e peão!
Pedro Sá muita gente refugia-se nessa regra, mas como está descrito (sem o desenho … ) aplica-se nas faixas de rodagem e não nas passadeiras.
José Ribeiro Do mesmo sítio onde você foi buscar o seu artigo 103.
Infelizmente ontem não me aconteceu o mesmo por uma sorte .
Simples vinha um senhor da sua corrida matinal, e do nada meteu-se atravessar.
Pelo menos viu o erro que cometeu e pediu de desculpa, mas poderia ter corrido bem mal.
Passadeira tem regras, parar, olhar e depois sim passar com boa visibilidade!!!
As melhoras para as duas!!!
Marta Veiga por isso agora estão a põr lombas junto as passadeiras,,(( ke acho bem))
Pedro Sá esse desenho que mostra aí é uma anedota, o artigo é claro ‘atravessar uma faixa de rodagem’ … e não uma passadeira !!!!
Pedro Sá se coloca a pergunta é porque não sabe o codigo … o que mostra claramente onde está o problema.
Esta passadeira é muito complicada, os condutores vêm da rotunda a ultrapassar pela esquerda,muitas vezes os peões vêm no passeio e simplesmente metem-se na passadeira repentinamente, quem vêm na direita tem mais visibilidade e para, quem vem a ultrapassar não vê o peão e não tem tempo de parar.
E o que diz a regra para os peões?
José Ribeiro Concordo, mas você pode ir sossegado na sua vida, a cumprir os limites de velocidade e ao chegar junto a uma passadeira há um peão que se mete à sua frente, sem parar para ver se vinha carros e se podiam parar a tempo. A passadeira não dá o direito de o peão atravessar a mesma como bem entender. Muito menos virem de costas para os carros, por vezes de phones nos ouvidos e ao chegarem à passadeira metem-se de qualquer maneira e o condutor não tem a mínima hipótese. Acontece muito mas muito isto.
Por isso a culpa não é só dos condutores, há muito peão atropelado com culpa.
Rápidas melhoras
Começa a ser uma normalidade em Famalicão…infelizmente!
Eu acho que a culpa é mais dos peões do que dos condutores, as pessoas atiram-se para a passadeira de qualquer maneira.
Carlos Alves e com trânsito 10 vezes pior
é simples, enquanto não houver multas pesadas para os condutores, os atropelamentos nas passadeiras vão continuar a ser uma banalidade.
as regras são claras, peão na passadeira, o condutor tem que parar, e os condutores só tem que reduzir a velocidade ao aproximarem-se das passadeiras.
Acho que nem na Índia, deve ter tantos atropelamentos como aqui🥲
Andar em famalicao a pé em passadeiras uma dor de cabeça noutros paises da europa a musica é outra
Como é possível aver tantos atropelamentos em vila nova de Famalicão ou às pessoas não sabem passar nas passadeiras ou automobilistas não sabem andar na estrada, alguma coisa tá mal