
Mais de 700 famalicenses, em representação de 21 associações do concelho, vão participar na batalha das flores marcada para o dia 8 de maio, a partir das 15h30, nas principais artérias da cidade.
Esta iniciativa municipal coincide com a Feira das trocas que também acontece na mesma altura, com raízes culturais antigas. Recorde-se que a Feira das Trocas, ordenada pelo Rei D. Sancho I, em 1205, também conhecida como Feira do Burro, recria algumas das maiores tradições históricas do concelho como a exposição de gado bovino, o mercado dos enchidos, com as populares tabernas e o vinho verde na malga, entre outros momentos. Por sua vez, a Festa da Flor tem como expoente máximo a batalha das flores, cuja primeira edição aconteceu em 2011.
Refira-se que de 6 a 8 de maio, também acontece a feira das flores na Praça D. Maria II; ao lado realiza-se uma feira dedicada aos produtos locais e gastronomia, com artesanato, doçaria tradicional, petiscos, produtos hortícolas, entre outros.
Paralelamente, há eventos musicais a decorrer na tenda instalada nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda, bem como uma arruada que passa pelas principais praças do centro urbano, e ainda oficinas e ateliers artísticos na praça 9 de Abril, ao longo dos três dias da Festa de Maio.
Toda a programação disponível em https://www.famalicao.pt/festa-de-maio—flores-e-trocas .