Famalicão bate novo recorde de exportações e contraria números nacionais

Segundo números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a 2023, o concelho de Vila Nova de Famalicão registou o maior volume de exportações de sempre, contrariando a descida das exportações registadas a nível nacional.

Famalicão consolida também a sua posição como o mais exportador da região Norte e o terceiro mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa e Palmela.

De acordo com os números provisórios do INE, Famalicão regista pela primeira vez um saldo da balança comercial superior a mil milhões de euros (1048), resultado da diferença entre as exportações (2782 milhões de euros) e as importações (1734 milhões de euros). O que continua a fazer de Famalicão o segundo concelho do país que mais contribui para o saldo da balança comercial nacional.

Estes valores das exportações representam uma subida na ordem dos 4.2% face a 2022, ano em que o concelho registou um volume de exportações de 2616 milhões de euros.

Nota ainda para a diminuição das importações no concelho – em 2022, Famalicão registou 1789 milhões de euros.

O presidente da Câmara fala em «números que orgulham, que reforçam a posição do concelho enquanto motor de desenvolvimento do país e que dão ainda mais força ao título que ostentamos neste ano de 2024 de Região Empreendedora Europeia». Mário Passos nota que «somos um território fértil que cresce a cada ano que passa com a força das nossas gentes e dos nossos agentes económicos, mas que cresce também com as políticas de apoio à atividade empresarial e empreendedorismo promovidas pela autarquia», acrescenta Mário Passos.

Foto: Riopele

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Mulher morre depois de ser atropelada

Na madrugada desta quinta-feira, uma mulher, com cerca de 60 anos, morreu depois de ser atropelada por uma viatura, em plena Avenida dos Descobrimentos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o atropelamento aconteceu cerca das 02h20, em circunstâncias não apuradas.

A vítima, em estado grave, ainda foi transportada para o hospital pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão mas acabou por falecer.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão visita Centro Social de Bairro

Na manhã do próximo sábado, Clara Marques Mendes, secretária de estado da Ação Social e da Inclusão, participa na sessão solene que marca o início das obras de requalificação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, do Centro Social de Bairro.

A instituição, a comemorar 40 anos, vai alargar o edifício para duplicar a resposta aos utentes com deficiência, contando com um apoio do PRR, no valor de 870 mil euros. Trata-se do alargamento e requalificação de salas do antigo centro de atividades ocupacionais dos jovens com incapacidades.

O Centro Social de Bairro, uma das mais antigas do concelho, já dá apoio a 30 jovens e adultos com incapacidades, mas com este novo edifício, vai duplicar a capacidade do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, sendo que alguns dos novos utentes já vão participando em atividades da instituição.

Famalicão: Equipa feminina já tem dias e horas para jogar com o Braga, Sporting e Benfica

Já há dias e horas para as primeiras partidas da edição 24/25 da Liga BPI. No principal campeonato nacional feminino, o FC Famalicão terá um início difícil, dado que vai encontrar, nas primeiras jornadas, o Braga, Sporting e Benfica.

Na primeira ronda, a equipa famalicense visita a cidade vizinha no dia 1 de setembro, às 11 horas; depois, no dia 13, às 17 horas, recebe o Sporting; na terceira jornada, visita o campeão nacional Benfica. O jogo está marcado para o dia 21 de setembro, às 15 horas. Ainda em setembro, no dia 29, visita o Valadares Gaia, em partida da quarta jornada, marcada para as 15 horas.

Foto arquivo

Famalicão: Festival com SepticFlesh, Vader, Moonspell e muito mais este fim de semana no Louro

Começa esta sexta-feira mais uma edição do Laurus Nobilis Music Fest. Até domingo, no Louro, pode ouvir, por exemplo, SepticFlesh, Vader e Moonspell.

Enquanto os SepticFlesh vão apresentar o novo álbum “Modern Primitive”, os Vader vão celebrar 40 anos de carreira e os Moonspell vão focar-se nos clássicos “Wolfheart” e “Irreligious”.

Estas são as bandas cabeças-de-cartaz, mas há muitas outras propostas. Também as bandas Godiva, Carach Angren, Hideous Divinity, Albaluma, Meraki, Sleep Therapy, Azzaya, Inn Cult e Porfiria 666 vão marcar presença no festival.

Tal como as edições anteriores, o evento vai continuar a contar com três palcos. No Palco CEVE vão atuar as principais bandas do festival; o Palco Crédito Agrícola Médio Ave vai receber quatro bandas por dia, entre nomes nacionais e internacionais. Já o Palco Faz a Tua Cena vai abrir portas a artistas emergentes para que possam experienciar a vivência de tocar num Festival de Verão já bastante conceituado.

Além dos concertos, os festivaleiros podem também explorar a área de restauração – que promete ter opções para todos os gostos – e fazer campismo.

Os bilhetes podem ser aquiridos na BOL ou em www.laurusnobilis.pt. O passe geral pode ser adquirido por 60 euros e os passes diários por 40.

O programa do Laurus Nobilis Music Fest pode ser consultado em https://www.laurusnobilis.pt/horarios/. O festival é promovido desde 2015 pela Associação Ecos Culturais do Louro, com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão.

Viatura destrói cabine de pagamento na saída da A7 para Riba d’Ave / Serzedelo

A tarde desta quinta-feira fica marcada por um incidente numa das saídas das A7 para Serzedelo / Riba d’Ave.

Ao que nos foi possível apurar, uma viatura, terá destruído a cabine onde são realizados os pagamentos para quem utiliza aquela saída da autoestrada.

Segundo o relato de condutores, estão disponíveis outras alternativas de saída, no entanto, sem o sistema de pagamento automático da via verde.

Não há informação de feridos.

Imagem: D.R.

Famalicão joga com o Leixões no próximo sábado

No terceiro jogo de preparação para a nova época desportiva, o FC Famalicão recebe, sábado, o Leixões, jogo à porta fechada.

Depois dos duelos com a equipa de sub-23, que venceu, por 4-0, e com o Trofense, também com vitória, por 3-0, o plantel de Armando Evangelista prossegue com a preparação para mais uma presença na Liga.

Depois do Leixões, a 14 de julho, joga com o Penafiel; três dias depois, com o Casa Pia e a 3 de agosto, com o Moreirense, todos à porta fechada.

O jogo de apresentação do plantel aos sócios, realiza-se no dia 30 de julho, às 19h30, no Estádio Municipal. O Deportivo da Corunha é a equipa convidada.

Foto FC Famalicão