Famalicão: BE pede intervenção do Governo para ajudar trabalhadores da Sinovir

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou, esta segunda-feira, o Governo sobre a situação dos trabalhadores da Sinovir, empresa de calçado de S. Simão de Novais que entrou em insolvência no início de outubro e deixou 80 pessoas no desemprego.

O BE mostra-se solidário e pede uma intervenção governativa, dado que «há salários em atraso, não têm qualquer apoio social e não podem procurar novos empregos por estarem ainda formalmente vinculadas à empresa».

Socorrendo-se de informações do Sindicato do Calçado, Malas e Afins, Componentes, Formas e Curtumes do Minho e Trás-os-Montes, o BE recorda que os trabalhadores, no final de setembro, foram informados do despedimento e de que todos os seus direitos seriam assegurados, «o que não está a acontecer». Esta situação coloca muitas famílias em dificuldades financeiras.

O Bloco de Esquerda considera que é preciso «uma intervenção do Governo, de forma a garantir todos os direitos» dos trabalhadores. No documento, assinado pelo deputado José Soeiro, o Bloco quer saber se o Governo tem conhecimento da situação «e que medidas está a tomar, ou pensa vir a tomar, de modo a garantir o cumprimento da lei nesta empresa».

 

10 Comments

  1. O meu patrão também me anda a roubar foi au act e nada feito vou ter k fazer pelas minha mãos enfim 💥🔪

  2. Jorge Manuel Costa Marques e eu não disse em momento algum que chegavam, acho é que não podemos colocar todas as pessoas, neste caso patrões, no mesmo saco.

  3. Jorge Manuel Costa Marques olhe sr não não sou da família destas pessoas em questão antes pelo contrário, sou da família de uma das trabalhadoras que está sem receber portanto sei do que falo e sinto bem na pele aquilo que eles estão a passar. E se quer saber a minha opinião em relação ao assunto o principal problema foi que o advogado não os soube informar devidamente e agora a questão não está nas mãos deles, a questão está nas mãos do administrador de insolvência. Até porque fizeram o que podiam para nunca dever nada aos funcionários

  4. Tânia Costa Marinho se fossem bons, já tinham dado os direitos aos trabalhadores,por acaso,pertence a família, está esquecida das famílias que estão em dificuldades,desde setembro, já se colocou na pele destas pessoas? Como vão estes trabalhadores passar o natal e dar conforto aos seus filhos, é tudo muito bonito,fechar portas,o mal são os trabalhadores pois esses é que sofrem….

  5. Jorge Manuel Costa Marques mas conhece os patrões em questão para estar a dizer uma coisa dessas???

  6. Já alguém ouviu qualquer preocupação da Câmara Municipal referente a este assunto?
    Há cerca de dois anos um vereador da oposição levou a reunião de Câmara a situação precária de muitas empresas e a ameaça de muito desemprego, em especial no setor têxtil e calçado devido a deslocalização da produção para outros paises. A maioria ignorou negando a realidade. A realidade é preocupante!

  7. Vamos investigar estes patrões,mas não só desta empresa,mas sim de muitas mais,ganham milhões, põe lá fora e no fim abrem falência,quem sofre com isso são os trabalhadores,que tem de sobreviver com esmolas,eu pergunto o que faz o governo??

Deixe um comentário

Famalicão: Exposição de fotografias sobre agosto de 1975 inaugurada a 4 de abril

A exposição do fotojornalista António Pereira de Sousa, “Agosto de 1975 – Famalicão no Mapa da Revolução”, será inaugurada no dia 4 de abril, às 17 horas, no Museu Bernardino Machado.

A mostra, com meia centena de fotografias inéditas sobre os acontecimentos vividos em Famalicão nos primeiros dias de agosto de 1975, ficará patente até 4 de maio. Após a inauguração decorre uma palestra sobre “Fotojornalismo e Memória Histórica”, a cargo de Fernando Zamith, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta é uma iniciativa da Casa da Memória Viva.

Famalicão: Didáxis vai representar o distrito no Parlamento dos Jovens

Francisco Neto, do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades, e Sofia Sousa, do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da Didáxis vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que decorrerá na Assembleia da República, nos dias 26 e 27 de maio. A aluna Leonor Silva, do 11.º ano do Curso de Ciências, será candidata ao Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens.

A escola assinala este reconhecimento «com orgulho e sentido de responsabilidade», garantindo que os alunos «vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional, com o compromisso de dar o seu melhor, para que as novas tecnologias sejam efetivamente uma oportunidade para todos os jovens».

Esta terça-feira, 42 escolas do distrito debateram o tema «Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para os jovens», na sessão que teve lugar no auditório do IPDJ, em Braga. No decurso da iniciativa, os jovens deputados formularam perguntas à deputada da Assembleia da República, Palmira Maciel. Ainda durante a manhã deste dia, decorreu a apresentação dos projetos das escolas e o debate na generalidade, que culminou com a votação do Projeto de Recomendação. De tarde, o Projeto-base foi enriquecido no debate e votação na especialidade.

Respeitando a diversidade de opiniões, os jovens deputados da Didáxis argumentaram e defenderam as medidas da escola e do grupo de escolas, «com firmeza, clareza e coerência» e o seu poder de análise «e espírito crítico» foram reconhecidos.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são apreciadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares, sendo publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens.

Famalicão: CHEGA promove workshop de Suporte Básico de Vida

A Comissão Política Concelhia do Partido CHEGA realiza na noite do dia 28 de março, às 21h30, um workshop de Suporte Básico de Vida, no auditório da UF Famalicão e Calendário.

Esta iniciativa visa capacitar os participantes com conhecimentos essenciais de primeiros socorros, incluindo reanimação cardiopulmonar (RCP) e técnicas de suporte básico de vida, permitindo uma atuação eficaz em situações de emergência. A formação será conduzida por especialistas na área da saúde e terá uma componente prática interativa.

A Comissão Política Concelhia do CHEGA reafirma, com esta atividade, o compromisso «com a segurança e o bem-estar da comunidade, valorizando o conhecimento e a preparação dos cidadãos. Acreditamos que eventos como este fortalecem os laços entre os nossos militantes e a sociedade, sempre prontos para ajudar o próximo».

Famalicão: Diogo Barros avança com candidatura à Concelhia do Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda de Famalicão vai a votos a 27 de abril e Diogo Barros é candidato a liderar a Concelhia até 2027. O jovem, de 22 anos, natural de Oliveira São Mateus, lidera a lista “Bloco, uma Força Socialista e Popular”. As candidaturas para este ato eleitoral podem ser apresentadas até ao dia 3 de abril

Diogo Barros é membro do Conselho Municipal da Juventude de Famalicão, porta-voz do Movimento Humanamente, da Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão e do Movimento Pelo Direito à Habitação Famalicão Com Teto. Militante do Bloco de Esquerda desde 2020, Diogo Barros tem como mandatário da sua lista Gonçalo Costa, ex-dirigente concelhio e candidato à União de Freguesias de V.N de Famalicão e Calendário, em 2021.

A lista conta como apoio de Paulo Costa, deputado municipal entre 2013 e 2021, ano em que liderou a candidatura à presidência da Câmara Municipal; e de Inês Granja, ex-dirigente concelhia e antiga membro do Conselho Municipal da Juventude.

Quanto a objetivos, o candidato quer reforçar «a presença do partido no concelho» e defende «a atualização do corpo dirigente e a sua respetiva orgânica», reforçando «a base de militância, valorizando o potencial, conhecimento, competências e disponibilidade de cada aderente ativo».

Politicamente, quer trazer de volta ao concelho «um Bloco de Esquerda forte, coeso e ativo na sua atividade política, com massa crítica, desenvolvendo uma oposição firme, assente nos princípios éticos e políticos de uma esquerda de confiança, justa e solidária». Tudo, como diz, pelo direito à habitação, à saúde e à educação, pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+, pela luta contra a violência doméstica e contra as mulheres, pela mobilidade, pela transparência, pela transição climática e pelo bem-estar animal, escreve o candidato em nota de imprensa. «Em todas as lutas, o Bloco de Esquerda será a força socialista e popular que não desiste».

Caso seja eleito líder da Coordenadora Concelhia, Diogo Barros aponta como grande objetivo «o regresso à Assembleia Municipal», lugar que partido perdeu nas últimas autárquicas.

Famalicão: Aranda eleito o terceiro melhor avançado de fevereiro

Óscar Aranda foi considerado o terceiro melhor avançado da Liga Portugal Betclic no passado mês de fevereiro. O avançado espanhol recolheu 10,26% dos votos dos treinadores, num reconhecimento do bom momento de forma que está a atravessar.

Durante o mês passado, Óscar Aranda marcou na receção ao Moreirense e fez uma assistência para Václav Sejk na deslocação a Barcelos, em partida contra o Gil Vicente Futebol Clube. Acrescem as boas exibições e o que acrescenta ao coletivo famalicense, particularmente em zonas mais ofensivas.

Famalicão: Incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia de Esmeriz

A tarde desta quarta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, numa zona florestal da freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta para as chamas foi dado às 14h20.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

O combate às chamas está a ser complicado devido ao vento forte que se faz sentir, no entanto, não há zonas habitacionais ou industriais em risco.