Famalicão: Biografia de Manuel dos Santos em livro

O Centro Pastoral de Santo Adrião, em V. N. de Famalicão, é palco para a apresentação do livro de Manuel dos Santos, que retrata os seus 65 anos dedicados à cultura popular e tradicional portuguesa.

A apresentação da obra, na tarde do dia 1 de dezembro, editada pela “Editorial Novembro”, conta com a presença da autora da biografia, professora Maria da Conceição Pinto, e terá, também, a intervenção de outros convidados, alguns dos quais mencionadas neste livro.

O evento, que irá decorrer entre as 15 e as 20 horas, terá animação musical, canções populares, cantares ao desafio e danças de folclore com a participação de grupos e artistas famalicenses.

O vimaranense Manuel dos Santos, atualmente com 78 anos de idade, reside há 60 anos em Vermoim. Com a sua concertina, para além dos cantares ao desafio, já participou em vários ranchos folclóricos do concelho famalicense, sendo atualmente elemento do Rancho Folclórico de São Julião de Calendário. A entrada para este evento é livre e irá terminar com um vinho de honra.

ManSanches

Deixe um comentário

Famalicão: Incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia de Esmeriz

A tarde desta quarta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, numa zona florestal da freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta para as chamas foi dado às 14h20.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

O combate às chamas está a ser complicado devido ao vento forte que se faz sentir, no entanto, não há zonas habitacionais ou industriais em risco.

Famalicão: Jorge Reis-Sá vence Prémio Fundação Inês de Castro

“Prado do Repouso”, uma antologia poética que oferece uma visão alargada do percurso literário do escritor famalicense, recolheu a preferência do júri do Prémio Fundação Inês de Castro.

Publicada no ano passado, pela editora A Casa dos Ceifeiros, do próprio escritor, no “Prado do Repouso” constam 25 anos de poesia de Jorge Reis-Sá, numa obra que reflete a sua evolução.

O presidente do júri, José Carlos Seabra Pereira, considerou que «a polifacetada intervenção cultural de Jorge Reis-Sá culmina na sua multifacetada criação literária de confronto com as situações-limite propiciadas pelas novas tecnologias e com vidas de rotina e perda, mas também do sentido da sobrevida, da busca de resgate na memória afetiva e no mistério do amor infindo».

A cerimónia de entrega de prémios desta iniciativa que distingue obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa, realiza-se no 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Pel´ A Casa dos Ceifeiros, projeto criado em 2017, já foram publicados mais de uma dezena de livros, metade dos quais da sua autoria, tendo vencido, em 2023, a primeira edição do Grande Prémio de Conto Branquinho da Fonseca, da Associação Portuguesa de Escritores, com o livro “A hipótese de Gaia”.

Nascido em 1977 em Vila Nova de Famalicão, Jorge Reis-Sá licenciou-se em Biologia e fundou em 1999 as Quasi Edições, que editou até 2009, sendo atualmente, além de editor, consultor de várias instituições e editoras, bem como colaborador em algumas revistas.

Estreou-se na literatura em 1999 e tem publicado poesia, contos, crónicas e romances, tendo-se dedicado nos últimos anos também à literatura infantil e juvenil. Apresenta atualmente o programa “Mil Vezes Camões” na RTP3. Em preparação está “Mil Vezes Camilo”. «Honrado» e «responsabilizado» em poder falar de Camilo nos 200 anos do nascimento do romancista de Seide S. Miguel, Jorge Reis-Sá já conta como convidados Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis e Afonso Reis Cabral, Francisco José Viegas, Isabel Pires de Lima, Ivo Castro e Cristina Sobral, Joana Matos Frias e Rui Lage, José Viale Moutinho, Mário Cláudio, Pedro Mexia, Sérgio Guimarães Sousa.

Famalicão: Feira do Livro Solidária de Delães cancelada

A Feira do Livro Solidária, marcada para o próximo sábado, em Delães, foi cancelada.
Esta iniciativa da Conferência Vicentina não se realiza devido à previsão de mau tempo, situação que poderia comprometer o conforto dos participantes e visitantes neste certame.
Com esta atividade, a organização pretende angariar fundos para a compra de bens alimentares para ajudar quem mais precisa.

Famalicão: Escola D. Maria II leva alunos à Assembleia da República

Os alunos do Clube Europeu da Escola D. Maria II visitaram a Assembleia da República, no dia 7 de março. Uma visita no âmbito do tema ao concurso nacional da Rede dos Clubes Europeus da DGE.

Nesse dia, a Assembleia da República reunia-se em sessão solene para evocar o cinquentenário da universalização do Direito das Mulheres ao Voto em Portugal. Os alunos, sentados nas galerias, tiveram oportunidade de assistir aos discursos das deputadas de cada partido com representação parlamentar. Terminadas as intervenções, usou da palavra o presidente da Assembleia da República​, José Pedro Aguiar-Branco, a que se seguiu a interpretação do Hino Nacional, pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Encerrada a sessão, foram recebidos pelo deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, que os acompanhou numa visita. Sentados nas bancadas dos diferentes grupos parlamentares, ouviram as informações relativas ao funcionamento deste órgão legislativo; depois exploraram os principais espaços do Palácio de S. Bento, aprendendo sobre a história e a função do parlamento e do seu edifício.

Segundo a direção da Escola, esta experiência proporcionou aos estudantes um contacto direto com o funcionamento do principal órgão legislativo do país; incentivou-os à reflexão sobre a importância da participação cívica e democrática na sociedade, com o principal foco no papel das mulheres como garante de uma sociedade inclusiva.

Os responsáveis acreditam, por isso, que esta experiência enriqueceu o conhecimento dos alunos, consolidando as aprendizagens obtidas nas aulas e ampliando os seus horizontes culturais. Um contributo para o tratamento do tema a concurso nos Clubes Europeus deste ano letivo: “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.

Famalicão: Programação da Semana Santa começa sábado com exposição sobre “Fé e Tradição”

A partir do próximo sábado, com a abertura da exposição fotográfica da Confraria das Santas Chagas “Fé e Tradição”, na Praça 9 de Abril, começa a programação da Semana Santa de VN Famalicão. Até ao dia 27 de abril, estão programados vários momentos culturais e religiosos, sendo que este ano há algumas novidades. Desde logo, a quarta edição do Mercado Páscoa Doce vai decorrer em dois fins de semana (5, 6 e 12, 13 de abril), na Praça D. Maria II, entre as 10 e as 20 horas.

Ainda no âmbito deste certame, no dia 12, terá lugar o terceiro concurso O Doce de Páscoa, cujas inscrições podem ser feitas até dois dias antes na ACIF, Posto de Turismo e Cartório Paroquial. A Divulgação dos vencedores e a entrega de prémios terá lugar às 12 horas de 12 de abril.

Ainda programação, sempre com destaque para as procissões Ecche Homo e Enterro do Senhor, nas noites dos dias 17 e 18 de abril, no dia 4, a Fundação Cupertino de Miranda recebe, no dia 4, às 21h30, a conferência Cristianismo, Ainda Importa?, com Helena Vilaça, Professora Associada com agregação no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras do Porto; Padre Francisco Carreira, pároco da comunidade de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão; e Vítor Costa, Pastor da Igreja Cristã de Vila Nova de Famalicão.

No dia seguinte, a partir das 10 horas, a partir da Igreja Matriz Nova, decorre a terceira Caminhada pelo Património Religioso e Histórico. Na noite deste dia, às 21h30, a Igreja Matriz Antiga Cânticos tradicionais da Quaresma, pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane.

A Via Sacra Jovem, na Praça 9 de Abril, a partir das 21h30, está marcada para o dia 11, com a participação de movimentos jovens da comunidade paroquial de Santo Adrião. Na tarde do dia 12, às 16 horas, e no âmbito do Mercado Páscoa Doce, terá lugar o showcooking “A Cozinha da Tia Cátia”. Para a noite, às 21h30, na Nova Matriz, tem lugar o concerto “Give Us This Day”, de David Maslanka, com a Banda de Música de Vila Nova de Famalicão, sob a direção do maestro Armando Teixeira.

Na manhã de domingo, dia 13, às 10 horas, a Praça 9 de Abril é palco da bênção e procissão de ramos. Às 11 horas, na Nova Matriz, celebra-se a Eucaristia da Paixão. De tarde, a partir das 15h30, do salão paroquial, sai a quarta edição do Cortejo Bíblico com passagem por várias ruas do centro da cidade, terminando na Praça 9 de Abril.

O Concerto Coral Sinfónico de Páscoa, é na noite do dia 16, na Nova Matriz, às 21h30, com o Coro do CCM/Artave e da orquestra Projeto ARTAVE. No dia seguinte, às 18 horas, no mesmo local, celebra-se a Eucaristia da Ceia do Senhor. Às 21 horas, na Praça 9 de Abril, decorre a recriação da Última Ceia; Getsémani e Sinédrio, pelo Grupo de Teatro do Greculeme. Trinta minutos depois, começa a procissão Ecce Homo ou Senhor da Cana Verde.

Na Sexta-feira Santa, às 10h30, na Antiga Matriz, Oração Litúrgica de Laudes; Celebração da Paixão na Nova Matriz, às 14h45; Recriação do Julgamento de Jesus, na Praça 9 de Abril, às 20h30, seguida da Procissão do Enterro do Senhor.

No sábado, dia 19, às 21 horas, decorre a Vigília Pascal na Nova Matriz. No domingo, Eucaristia Solene do Dia da Páscoa, às 8 horas, na Antiga Matriz, seguida da saída dos compassos. Ainda neste dia, às 10h30 e 12h30, celebra-se na Nova Matriz, a Eucaristia Solene do Dia da Páscoa.

De 19 a 27 de abril, pelas ruas da cidade decorre uma exposição de cruzes floridas.

Famalicão: Câmara vai lançar concurso para USF de Nine e Centro de Saúde de Ruivães e Landim

Esta quinta-feira, em reunião de Câmara, vai a proposta de contratar a construção da Unidade de Saúde – USF de Vale de Este (Nine), com um preço base de 1.445.798,56, mais IVA, e prazo de execução de 365 dias.

Trata-se de um edifício de raiz, em terreno disponibilizado para o efeito pelo município de Famalicão, junto ao pavilhão multiusos, também em construção. Num único piso, terá 13 gabinetes, área administrativa e de apoio, zona de espera (também para a infância), sanitários, etc.

O município vai, também, contratar um Centro de Saúde para Ruivães/Landim. O valor em questão é de 1.424,380 euros, mais IVA, com prazo de construção de 365 dias.

O edifício será instalado em terreno disponibilizado pelo município, situado na Avenida 25 de Abril, em Ruivães, junto às instalações do Ruivanense. Num único piso, terá 13 gabinetes, espaços de apoio, área administrativa, receção para adultos e crianças, sanitários e outros espaços.

Nesta reunião vai, ainda, ser votado o projeto de execução de arquitetura e respetivas especialidades para a ampliação e requalificação da Unidade de Saúde de Lousado, no valor estimado de 749 mil euros, mais IVA.

Esta requalificação e ampliação deve-se às necessidades sentidas pelos profissionais de saúde e utentes, estes que têm vindo a aumentar. Numa área com 505m2, serão reorganizados os espaços, melhorada a eficiência energética e a acessibilidade, criar conforto aos utentes e profissionais.

Foto arquivo