Famalicão: BMW e Hyunday testam tecido reciclado da Riopele

A BMW e a Hyundai, entre outros construtores mundiais de automóveis, estão na fase final de testes para a utilização nos estofos e tetos de tecido com produtos reciclados feitos na Riopele.

É composto por uma mistura de Cork-a-tex e Tenowa – acrónimo de Textil No Waste, a marca da Riopele para produtos reciclados. A Tenowa são tecidos, fios e fibras cuja produção resulta da reciclagem de desperdício gerado pelo processo convencional de fabrico da indústria têxtil. O Cork-a-tex, é um fio produzido tendo como base os desperdícios da indústria corticeira, sendo que a Têxteis Penedo, em parceria 50/50 com a Sedacor, detém a patente e a fábrica que produz o fio.

Segundo o Jornal T, grandes marcas mundiais de calçado desportivo já testaram e aprovaram o Cork-a-tex como matéria-prima, apenas faltando a decisão final.

Para fazer face à procura de Cork-a-tex pelas indústrias automóvel e de calçado desportivo, está a ser investido meio milhão de euros numa nova máquina que está a ser construída numa metalomecânica portuguesa e que duplicará a capacidade produtiva.

 

 

5 Comments

  1. Helena Melo os sócios eram filho do fundador José Oliveira Dias deixou filhos novos e tiveram de arregaçar as mangas cedo, não sei quantos filhos eram, agora atualmente é o Dr José Alexandre e a sua filha, ou seja neto e bisneta do fundador.

  2. Sofia Manuela Martins porque um dos sócios trepelou de carro um irmão meu o Sr. não teve culpa mas foi uma Pessoa preocupada andou sempre todas semanas ver se meu irmão ficou precisava alguma coisa até deixou dinheiro minha mãe pesar meu irmão ser só esmoradelas mas foi um ser excessional moravamos na Maia eles têm um apartamento pôr cima do restaurante farol na Póvoa de Varzim aquilo é por andares no 2andar muito obrigada felicidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Acidente na praça das portagens em Esmeriz

A manhã desta terça-feira fica marcada por um acidente de viação, na praça das portagens, na freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro, um despiste, ocorreu no acesso às portagens e não terá provocado feridos.

A GNR foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência.

 

Famalicão: Vai ser criada nova ligação ao Hospital e construído parque de estacionamento público

Esta quinta-feira vai a reunião de Câmara a proposta de uma nova unidade de execução urbanística entre a Avenida 9 de Julho (Estrada Famalicão-Póvoa) e a Rua Norton de Matos, na parte norte do Hospital.

A área abrange 23.490 m2, com proposta para 3.274m2 de terreno para parque de estacionamento público; uma parte destinada a edificação, com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação.

Esta proposta urbanística inclui um melhor acesso ao Hospital tanto para ambulâncias como para o trânsito em geral, evitando que os condutores tenham que ir à Rotunda de Santo António.

Na Avenida 9 de Julho será construída uma rotunda que permitirá simultaneamente o acesso à zona do Hospital e ao Talvai.

Esta proposta será analisada e votada na reunião de Câmara desta quinta-feira, seguindo-se um período de discussão pública que terá início no 5.º dia após a publicação do respetivo aviso em Diário da República.

Famalicão: Aparatoso despiste seguido de capotamento em Novais

O final de tarde desta segunda-feira fica marcado por um aparatoso despiste, seguido de capotamento, na Rua das Almas, em Novais, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 18h40 e, segundo as primeiras informações, terá deixado ferido um jovem.

(em atualização)

Famalicão: Festejos de Carnaval em Arnoso, Riba de Ave e Ribeirão

Não é só a cidade e Fradelos que vivem com intensidade o Carnaval. Também acontece nas freguesias de Arnoso (Santa Eulália), Riba de Ave e Ribeirão, que vão promover cortejos no domingo, dia 19 de fevereiro, da parte da tarde.

O 38.º Desfile de Carnaval de Rua de Arnoso Santa Eulália, promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Arnoso (ADC), começa junto ao Café Extremo, pelas 14h30, e vai percorrer várias ruas da freguesia, terminando no salão polivalente da ADC.

Em Riba de Ave, o Circuito de Foliões sai à rua a partir das 14 horas. A iniciativa, que vai na 7.ª edição, é organizada pela Junta de Freguesia, no entanto, é da responsabilidade das associações a sua dinamização e concretização. A concentração será junto à Igreja Paroquial.

Já Ribeirão acolhe o 17.º Grandioso Desfile de Carnaval da Vila de Ribeirão, organizado pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Graxa, que arranca em Aldeia Nova, às 14 horas, e termina em frente à sede da Junta de Freguesia, local onde também será feita a entrega dos prémios a concurso.

Famalicão: O galheiro vai arder em Fradelos

No dia 21 de fevereiro, a partir das 22 horas, vai arder o galheiro na freguesia de Fradelos, cumprindo-se, assim, a tradição. Simboliza o final do entrudo e entrada na Quaresma e se arder completamente é sinal de boas colheitas. Com crença ou sem ela, o importante é que todos se divirtam.

Este ano, a queima acontece nos lugares de Ferreirinhos e Sapugal/Quinta.

Anteriormente, a população sai à rua, amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, em redor de um tronco de pinheiro (galheiro); no topo colocam um boneco a que chamam ‘entrudo’ e pegam-lhe fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.

A queima do galheiro é dinamizada pela associação juvenil Koklus, que também promove o XXIV Desfile de Carnaval nesta freguesia. O corso carnavalesco arranca às 14h30 no Largo dos Reis, sendo que a entrega dos prémios, e término do desfile, acontece na Escola Básica de Valdossos.

Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.