Famalicão: Bombeiros alertados para fogo habitacional na Aldeia Nova em Fradelos

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na madrugada desta terça-feira, acionados para um fogo habitacional na Urbanização da Aldeia Nova, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o foco de incêndio concentrou-se num eletrodoméstico e foi rapidamente dominado pelos moradores.

Os soldados da paz participaram nos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: BUPi vai estar em Cruz, esta quinta-feira

Esta quinta-feira, 30 de novembro, o BUPi – Balcão Único do Prédio vai estar na freguesia de Cruz, entre as 09h00 e as 18h00, na sede da Junta de Freguesia, com o apoio de um técnico habilitado e atendimento por ordem de chegada.

O BUPi é um balcão físico e virtual, que permite aos proprietários mapear e identificar os seus terrenos rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

Para mais informações pode consultar www.famalicao.pt/balcao-unico-do-predio ou pedir esclarecimentos na sua Junta de Freguesia.

Famalicão: Guias de Portugal realizam Bingo de Natal

A Associação Guias de Portugal (AGP) promove, no dia 2 de dezembro, este sábado, às 21 horas, uma noite de bingo de natal, cujos fundos angariados revertem a favor do plano de atividades desta associação.

Esta noite de bingo decorre no salão paroquial (Centro Cívico) de Famalicão. As Guias terão ainda à venda salgados e bebidas.

Apelam, por isso, a todas as pessoas que se juntem a esta causa e contribuam para esta iniciativa.

A Associação Guias de Portugal é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e que promove o Guidismo – movimento de educação não formal, baseado no método criado por Robert Baden-Powell. Tem como missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis, através de um método próprio: atribuição gradual de responsabilidade, fomentando o trabalho de grupo e a sua autonomia, comprometendo-se com a comunidade onde estão inseridas, tendo como espaço privilegiado de formação o ar livre.

 

Câmara Municipal da Trofa presta apoio a candidaturas do fundo ambiental

A Câmara Municipal disponibiliza, desde o início de julho, mais um serviço de apoio aos munícipes. O Trofa Energy Hub está disponível no Atendimento Municipal, nos Espaços Cidadão e em http://trofaenergyhub.mun-trofa.pt/

Composto por 104 milhões de euros, o Fundo Ambiental tem como objetivo reduzir as situações de pobreza energética e de vulnerabilidade ao atribuir um ou mais Vales Eficiência, até ao máximo de três, no valor de 1 300€.

São beneficiários do Programa Vale Eficiência as pessoas singulares com um contrato de fornecimento de eletricidade, elegíveis para aplicação de tarifas sociais de energia e que residam permanentemente na habitação para a qual se candidata ao apoio.

O novo programa, com candidaturas abertas desde 20 de novembro, apoia a aquisição de janelas eficientes de classe energética “A” e proteções solares exteriores; sistemas de águas quentes sanitárias que recorram a energia renovável; sistemas de aquecimento ou arrefecimento de classe energética “A”; sistemas fotovoltaicos ou outros equipamentos de fonte de energia renovável para a produção de energia elétrica para autoconsumo.

Imagem: Trofa Energy Hub

Trofa promove tertúlia sobre violência doméstica

Na próxima quarta-feira, dia 29, a Câmara Municipal da Trofa assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado no último sábado, através de uma iniciativa de sensibilização que vai decorrer no Auditório do Fórum Trofa XXI, às 14h00.

Para além da Tertúlia Sobre Violência Doméstica, orientada pela representante da Soroptimist Internacional Clube Porto – Invicta e um agente da GNR do Posto Territorial da Trofa, os participantes podem assistir à dramatização de uma peça, contracenada pelos utentes do Centro Comunitário Municipal da Trofa e ainda visitar a Exposição de fotografias alusivas à violência doméstica.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita junto dos serviços de Ação Social da Câmara Municipal da Trofa.

PROGRAMA

14h00: Receção dos participantes e observação da exposição de fotografias alusivas à violência doméstica

14h15: Sessão de Abertura pela Vereadora do Pelouro de Ação Social Habitação Municipal e Saúde, Lina Ramos

14h30: Apresentação da dramatização, contracenada pelos utentes Centro Comunitário Municipal da Trofa

14h45: Breve enquadramento sobre a dramatização representada e apresentação das valências do GAVI – Gabinete de Apoio à Vítima Igualdade

15h00: Tertúlia sobre violência doméstica, orientada pela representante da Soroptimist Internacional Clube Porto – Invicta e um agente da GNR, do Posto Territorial da Trofa.

Famalicão: Brufe volta a exibir árvore gigante feita em crochê

A freguesia de Brufe volta a exibir a sua árvore de Natal feita em crochê, com inauguração marcada para o final da tarde do dia 4 de dezembro, a partir das 18 horas, na Praceta dos Combatentes.

O momento conta com cânticos natalícios dos alunos das escolas, bem como da jovem cantora Maria Gil. Neve artificial, a chegada do Pai Natal em charrete e um bolo-rei gigante darão outro encanto a este momento comunitário que se repete pela segunda vez.

A realização desta árvore gigante feita em crochê resulta do desafio lançado pela Junta de Freguesia à comunidade, como prova da solidariedade e amizade que une esta localidade.

Foto arquivo

Famalicão: Greve volta a fechar Secundária Camilo e EB Júlio Brandão

Pelo segundo dia consecutivo, a sede do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e a EB 2,3 Júlio Brandão, do mesmo agrupamento, estão encerradas devido à greve de professores e pessoal não docente. A situação da Camilo Castelo Branco será, entretanto, reavaliada para eventual abertura durante o período da tarde.

A greve foi convocada, a 12 de novembro, pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) e prolonga-se até esta quarta-feira, contra a proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Foto arquivo