Famalicão: Câmara assegura refeições escolares em todos os níveis de ensino num investimento de 3,75 milhões de euros

A partir do próximo ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai assumir a gestão direta das refeições escolares em todos os níveis de ensino, assegurando também a alimentação dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

O objetivo desta medida é proporcionar uma alimentação equilibrada a todas as crianças e jovens. O presidente da Câmara considera, por isso, esta uma «boa despesa».

A medida, que até agora abrangia apenas os alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, representa a duplicação do valor investido pelo município na alimentação escolar, que de 1,4 milhões passa para 3,75 milhões de euros.

No total, a Câmara Municipal de Famalicão vai passar a ser responsável por mais de um milhão de refeições por ano letivo.

A novidade foi avançada pelo autarca famalicense, Mário Passos, que esta terça-feira, 10 de maio, iniciou no Centro Escolar Luís de Camões um novo roteiro pelas escolas do concelho, para aferir, entre outros assuntos, da qualidade das refeições.

Depois de um almoço na cantina do Centro Escolar Luís de Camões, a maior escola de pré-escolar e 1.º ciclo do concelho, com mais de 300 alunos, Mário Passos, que se fez acompanhar pelo vereador da Educação, Augusto Lima, teve a oportunidade de ouvir a direção, docentes, funcionários e associação de pais para se inteirar sobre os problemas e necessidades da escola.

«A Educação tem um peso enorme no futuro da nossa comunidade e a Câmara Municipal vai continuar a estar muito atenta à realidade educativa do concelho. Sabemos que os problemas, as necessidades e os desafios não se esgotam e é por isso que é tão importante mantermos este contacto no terreno», disse.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.

 

Chuva está de volta na terça-feira

A chuva estará de regresso na próxima terça-feira, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ainda segundo o IPMA, até quinta-feira as temperaturas em Famalicão não deverão ultrapassar os 28 graus.

Terça-feira será o dia mais fresco da semana, com uma máxima de 22 graus.

Veja a previsão ao detalhe aqui

Continental: Pneus produzidos em Famalicão a partir de garrafas já começaram a ser vendidos

Já começaram a ser comercializados os pneus da Continental, produzidos na unidade de Vila Nova de Famalicão, a partir de garrafas de plástico.

A novidade foi anunciada pela empresa que refere que “desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6”.

Neste tipo de pneus o poliéster utilizado é fabricado a partir de garrafas de água e sumos de plástico PET.

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.