Famalicão: Câmara entrega 223 mil euros para o desenvolvimento desportivo

O município de Famalicão assinou, na terça-feira, dia 12, protocolos 20 associações desportivas do concelho subsídios para o desenvolvimento do plano de atividades e formação, no valor total de 223 mil euros. Esta é uma ajuda regular que o município concede anualmente às associações. Além destas 20 beneficiárias, no mês de abril serão entregues subsídios a mais coletividades, dentro deste mesmo propósito.

Recorde-se que o concelho de Famalicão tem um vasto leque de associações desportivas que promovem as mais diversas modalidades e que abrangem todos os escalões etários. O autarca realça que o desporto ajuda à formação da criança e do jovem, seja pela via do seu desenvolvimento físico e intelectual, ou pela integração social.

O presidente da Câmara fez questão, também, de salientar as coletividades, como a Associação Luís Silva, que ajudam a implementar o “Desporto para Todos”. Mário Passos frisou que todos, independentemente da condição física ou intelectual, têm em Famalicão oportunidade de praticar uma modalidade que se adeque ao gosto e condição para a sua prática.

Por outro lado, o edil lembrou que os mais talentosos podem atingir patamares de sucesso desportivo, que além do bem-estar pessoal ajudam ao prestígio do território famalicense. «O desporto traz esta dimensão relevante aos territórios. Fala-se bem de Famalicão ao nível desportivo», mencionou. «Estes sucessos desportivos são, também, muito importantes para o contágio dos nossos concidadãos. Atrai outros para a prática do exercício físico, desde os jovens aos seniores», acrescentou.

«A Câmara Municipal apoia, gasta algum dinheiro, mas nada disto seria possível sem esta rede de coletividades e de pessoas altruístas que dão muito do seu tempo no desenvolvimento de modalidades, na ajuda ao crescimento das nossas crianças e jovens e na organização de eventos desportivos que trazem prestígio ao território», agradeceu Mário Passos.

O autarca lembrou que além deste apoio financeiro que o município de Famalicão presta a estas coletividades, existem outras ajudas regulares como o pagamento de inscrições federativas, seguros e exames médicos de atletas, além de comparticipações em deslocações ao estrangeiro.

Recorde-se que, em 2023, a autarquia assegurou o pagamento das inscrições federativas e respetivos seguros a mais de 5200 atletas do concelho, num esforço financeiro municipal superior a 157 mil euros. Também apoiou, no ano passado, a realização de mais de 700 exames médico-desportivos, obrigatórios a todos os jovens atletas, num investimento municipal de mais de 11 mil euros.

Fora estas ajudas, existem os apoios pontuais para obras nos espaços desportivos, «por forma a que os praticantes de desporto tenham condições para o bom desempenho da modalidade», apontou o edil.

O autarca, acompanhado pelo vereador do Desporto, Pedro Oliveira, recebeu nos Paços do Concelho os representantes da Associação Desportiva Oliveirense, do Grupo Desportivo de Joane, da Associação Desportiva Ninense, do Operário Futebol Clube, do Desportivo de S. Cosme, do Clube Desportivo de Lousado, do Grupo Desportivo do Louro, do Grupo Desportivo de Cavalões, da União Desportiva de Calendário, do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa, do Clube Recreativo e Popular de Delães, do Grupo Desportivo de Fradelos, da Associação Desportiva e Cultural de S. Mateus, da Associação Juventude de Joane, do Estrelas do Ave Clube, do Riba de Ave Hóquei Clube, da Associação Cultural de Vermoim, do Famabasket – Clube de Basquetebol de Famalicão, da Ribeirão Basket – Associação Desportiva, Cultural, Social e Recreativa e da Associação de Boccia Luís Silva.

Deixe um comentário

Famalicão revive as últimas horas de Jesus na Sexta-feira Santa

As celebrações da Semana Santa continuam a marcar o calendário religioso em Vila Nova de Famalicão. Esta sexta-feira Santa, a tradição volta a cumprir-se com dois momentos simbólicos e muito participados pela comunidade.

Pelas 20h30, a Praça 9 de Abril será palco da Recriação do Julgamento de Jesus, numa encenação que convida à reflexão e que junta fé e tradição num cenário histórico.

Logo de seguida, às 21h30, parte do mesmo local a solene Procissão do Enterro do Senhor, percorrendo as ruas habituais do centro da cidade: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e novamente a Rua de Santo António, antes de regressar à Praça 9 de Abril.

Famalicão: Grupo armado assalta família em casa e depois rouba bomba de combustível na A7

A madrugada desta sexta-feira fica marcada por uma série de crimes, levados a cabo por um grupo de cinco homens, armados e encapuzados.

Ao que a Cidade Hoje sabe, os criminosos invadiram, pela 01h30, uma casa na vila de Riba d’Ave, tendo sequestrado os moradores e levado dinheiro, relógios e uma viatura.

Meia hora mais tarde, o mesmo grupo cometeu um assalto à área de serviço da A7, de onde levaram dinheiro e tabaco.

As ocorrências foram reportadas à GNR mas o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.

Famalicão: Riba d’ Ave acerta calendário com vitória

Na noite desta quinta-feira o Riba d’ Ave CSJ Group recebeu e venceu, 5-4, a AD Sanjoanense, em partida da jornada 21 que tinha sido adiada.

No Parque das Tílias viveu-se uma partida muito intensa entre formações que tentam afastar-se da zona de despromoção. Levou a melhor o conjunto de Raul Meca que teve em Franco Pósito o homem do jogo, autor de quatro dos cinco golos. A Anderson Nery coube o outro tento da equipa.

Com esta vitória, o Riba d’ Ave CSJ Group sobe ao décimo lugar, com 25 pontos, cumpridas 23 jornadas do principal campeonato nacional de hóquei em patins.

Faltam três jornadas para o final e o Riba d’ Ave já está com quatro pontos a mais da linha de despromoção.

Famalicão: O engenheiro de automóveis vai experimentar as sensações do piloto

O famalicense Miguel Freitas é um engenheiro ligado aos automóveis, mas vai realizar o sonho de conduzir um carro enquanto piloto. Vai acontecer na Ronda #2 do Portugal Rally Series, em Castelo Branco, esta sexta-feira e sábado, ao volante de um Skoda Fabia R5, com a equipa Racing 4 You.

O objetivo de Miguel Freitas passa por «ganhar ainda mais know-how para a carreira profissional. Conhecemos muito bem a dinâmica e funcionamento do carro, mas, por vezes, temos dificuldade em transmitir aos pilotos a melhor forma de abordarem curvas ou travagens porque nos falta a experiência de condução e reação em competição», reage.

Miguel Freitas, da Miguel Freitas Motorsport Engineering, trabalha com alguns dos mais renomados pilotos nacionais e internacionais, como Pedro Meireles, Diego Ruiloba, Ole Christian Veiby, Yeray Lemes, ou João Barros, mas sonhava conduzir um modelo com o qual colaborou nos últimos anos.

O famalicense, natural de Antas, vai ter como navegador Ricardo Teixeira, amigo de longa data.

Sobre a prova de Castelo Branco, com poucos quilómetros e dois troços, o engenheiro/piloto afirma que o objetivo é apenas desfrutar «do carro e das emoções que pode proporcionar. O primeiro contacto com o Skoda Fabia R5 será no shakedown oficial do evento e depois vamos encarar troço a troço. O maior prémio que podemos ter no final é a diversão máxima desta oportunidade».

Famalicão: Abertas as inscrições para o rali

Estão oficialmente abertas as inscrições para a edição deste ano do Rali de Famalicão. As equipas devem aceder à sua conta no portal da FPAK e fazer a inscrição

A prova está marcada para os dias 30 e 31 de maio e começa com uma PEC noturna, às 21 horas, na freguesia de Fradelos.

Para este ano, o Team Baia promete uma edição especial, “com um traçado desafiador, inovação e uma dose extra de adrenalina”.

Depois da PEC de Fradelos, o rali prossegue no dia 31 de maio, a partir das 9 horas e, até ao final do dia, com duplas passagens nas PEC Vale d’ Este, Rio Pelhe, Rota dos Moinhos e Rota das Minas.

O Rali de Famalicão é uma das provas mais emblemáticas do desporto motorizado da região. Para além do elevado número de equipas presentes – nas últimas edições perto da centena -, os aficionados são aos milhares.

Famalicão: Seis IPSS recebem 300 mil euros do Município

Seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho vão receber do município 300 mil euros. A aprovação decorreu na última reunião de Câmara, dia 10 de abril.

As verbas destinam-se a apoiar as intervenções em curso de construção, remodelação e ampliação dos espaços destas instituições.

Concretamente, os apoios destinam-se à ACIP, para a construção do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares); ao Centro Social e Cultural de São Pedro de Bairro, para a ampliação e requalificação do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares remodelados e 30 novos lugares); ao Centro Social da Paróquia de Landim, para a ampliação e alargamento do Lar Residencial (30 novos lugares), para a criação de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (32 lugares) e de um Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares); ao Centro Social Paroquial de Ribeirão, para a ampliação do Serviço de Apoio Domiciliário (70 novos lugares), do Lar Residencial Casa Santa Maria (6 novos lugares) e da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (12 novos lugares); à SOCIALELLOS – Associação Social de Fradelos para a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (39 lugares), do Centro de Dia (30 lugares), do Serviço de Apoio Domiciliário (35 lugares) e da Creche (84 lugares) e para o Centro Social Paroquial de São Martinho de Brufe, para a substituição do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, das bombas de calor de aquecimento de águas sanitárias e climatização do edifício sede.