Famalicão: Câmara entrega 223 mil euros para o desenvolvimento desportivo

O município de Famalicão assinou, na terça-feira, dia 12, protocolos 20 associações desportivas do concelho subsídios para o desenvolvimento do plano de atividades e formação, no valor total de 223 mil euros. Esta é uma ajuda regular que o município concede anualmente às associações. Além destas 20 beneficiárias, no mês de abril serão entregues subsídios a mais coletividades, dentro deste mesmo propósito.

Recorde-se que o concelho de Famalicão tem um vasto leque de associações desportivas que promovem as mais diversas modalidades e que abrangem todos os escalões etários. O autarca realça que o desporto ajuda à formação da criança e do jovem, seja pela via do seu desenvolvimento físico e intelectual, ou pela integração social.

O presidente da Câmara fez questão, também, de salientar as coletividades, como a Associação Luís Silva, que ajudam a implementar o “Desporto para Todos”. Mário Passos frisou que todos, independentemente da condição física ou intelectual, têm em Famalicão oportunidade de praticar uma modalidade que se adeque ao gosto e condição para a sua prática.

Por outro lado, o edil lembrou que os mais talentosos podem atingir patamares de sucesso desportivo, que além do bem-estar pessoal ajudam ao prestígio do território famalicense. «O desporto traz esta dimensão relevante aos territórios. Fala-se bem de Famalicão ao nível desportivo», mencionou. «Estes sucessos desportivos são, também, muito importantes para o contágio dos nossos concidadãos. Atrai outros para a prática do exercício físico, desde os jovens aos seniores», acrescentou.

«A Câmara Municipal apoia, gasta algum dinheiro, mas nada disto seria possível sem esta rede de coletividades e de pessoas altruístas que dão muito do seu tempo no desenvolvimento de modalidades, na ajuda ao crescimento das nossas crianças e jovens e na organização de eventos desportivos que trazem prestígio ao território», agradeceu Mário Passos.

O autarca lembrou que além deste apoio financeiro que o município de Famalicão presta a estas coletividades, existem outras ajudas regulares como o pagamento de inscrições federativas, seguros e exames médicos de atletas, além de comparticipações em deslocações ao estrangeiro.

Recorde-se que, em 2023, a autarquia assegurou o pagamento das inscrições federativas e respetivos seguros a mais de 5200 atletas do concelho, num esforço financeiro municipal superior a 157 mil euros. Também apoiou, no ano passado, a realização de mais de 700 exames médico-desportivos, obrigatórios a todos os jovens atletas, num investimento municipal de mais de 11 mil euros.

Fora estas ajudas, existem os apoios pontuais para obras nos espaços desportivos, «por forma a que os praticantes de desporto tenham condições para o bom desempenho da modalidade», apontou o edil.

O autarca, acompanhado pelo vereador do Desporto, Pedro Oliveira, recebeu nos Paços do Concelho os representantes da Associação Desportiva Oliveirense, do Grupo Desportivo de Joane, da Associação Desportiva Ninense, do Operário Futebol Clube, do Desportivo de S. Cosme, do Clube Desportivo de Lousado, do Grupo Desportivo do Louro, do Grupo Desportivo de Cavalões, da União Desportiva de Calendário, do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa, do Clube Recreativo e Popular de Delães, do Grupo Desportivo de Fradelos, da Associação Desportiva e Cultural de S. Mateus, da Associação Juventude de Joane, do Estrelas do Ave Clube, do Riba de Ave Hóquei Clube, da Associação Cultural de Vermoim, do Famabasket – Clube de Basquetebol de Famalicão, da Ribeirão Basket – Associação Desportiva, Cultural, Social e Recreativa e da Associação de Boccia Luís Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: ADC de Novais vence prova secundária do torneio regional de petanca

O quarto torneio regional de petanca realizou-se, no passado sábado, no parque de lazer de Caldelas, nas Taipas. Na prova, que contou com os nove clubes filiados na Associação de Petanca da Zona Norte, Joaquim Moreira, Joaquim Macedo e Carlos Alberto Ferreira, da Associação Desportiva e Cultural de Novais, venceram a prova secundária (consolação).

Do mesmo clube, José Marinho, Adelino Teixeira e José Ferreira, foram quartos classificados.

O Clube Caçadores de Rebordosa, de Paredes, venceu o campeonato (principal) pela quinta vez, em 6 competições, sempre com a mesma equipa, constituída por Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo.

Segue-se, no próximo dia 29, em Estorãos, Fafe, o 5º Torneio Regional da APZN.

Famalicão: Programação da Casa do Artista Amador, esta semana

Na próxima quarta-feira, dia 19, haverá Café Filosófico a partir das 21h30, com entrada livre.

A Associação THE VILLAGE VNF é a convidada desta semana, com o tema Hino da Família 2024: “Somos todos família, Famalicão 2024”.

Na sexta-feira, dia 21, está agendada uma Jam Session, a partir das 21h30, também com entrada livre, aberta a todos os músicos que queiram participar mediante inscrição na hora.

No sábado, dia 22, o Rock in Roll é a grande atração na Casa do Artista Amador, com os DEFERA e SEMTAROLA. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada tem um custo de 5 euros.

Famalicão: Aulas da atividade física ao ar livre começam esta segunda-feira

A edição deste ano do Move-te, iniciativa municipal de prática desportiva ao ar livre, começa esta segunda-feira. Até 12 de julho são propostas 187 aulas que terão lugar nas várias freguesias do concelho

As aulas de exercício físico são gratuitas, têm a duração de 60 minutos e são orientadas por professores e técnicos municipais de desporto e de ginásios locais que se associam à iniciativa.

O “Move-te” vai passar por três dezenas de freguesias, num total de 11 mil minutos de atividade física, distribuídos por 33 modalidades, como pilates, yoga, aeróbica, zumba, afro-latinas, capoeira, treino funcional, crossfit, corridas de obstáculos, entre outras.

Os parque da Devesa, das Tílias (Fradelos), da Ribeira (Joane) e do Quinteiro (Oliveira São Mateus) são alguns dos espaços que vão acolher as aulas, cujo calendário pode ser consultado em www.famalicao.pt ou em www.famalicaodesportivo.pt.

Este ano, o “Move-Te” volta a encerrar com uma caminhada noturna, a 12 de julho, pelas 21h00. A prova terá como ponto de partida o Parque da Freguesia de Seide e envolverá um percurso de 10 quilómetros, com um grau de dificuldade médio. Está sujeita a inscrição prévia, através de um formulário disponível em breve no portal Famalicão Desportivo.

O Move-te é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com mais de 70 instituições locais – entre as quais, juntas de freguesia, associações e ginásios.

Famalicão: EARO com dois pódios em Gavião

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira marcou, como sempre, presença na décima sexta edição da Corrida Popular de Gavião, que decorreu ao final da tarde do passado sábado.

A formação joanense levou vários atletas, com destaque individual para Anabela Silva, que foi terceira, tal como Tiago Silva.

Participaram, ainda, com bons resultados: Rui Ramos, Bruno Pereira, Henrique Paredes, Joaquim Coelho, Sérgio Gonçalves, Alexandre Simões, Filipe Coelho, André Rodrigues, Maurício Torrinha e Ana Soares.

Famalicão: Dádiva de Sangue em Oliveira Sta. Maria, no próximo domingo

No próximo domingo, dia 23 de junho, a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão promove uma Colheita de Sangue na Sede dos Escuteiros do agrupamento nº 442 de Oliveira Sta. Maria, com o apoio da Junta de Freguesia.

A colheita, aberta à população em geral, será realizada entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Bronze em pares para a Associação de Boccia Luís Silva

A Associação de Boccia Luís Silva arrecadou o bronze no Campeonato Nacional de Pares Bc3 Boccia 2023/24 por intermédio de Luís Silva/Vânia Pinheiro e Rui Silva/Emília Pinto. O Campeonato decorreu no passado fim de semana, em Cantanhede.

O treinador/atleta Luís Silva sublinha que foi uma época muito positiva para a Associação, e vira já o foco para o próximo campeonato nacional individual absoluto, nos dias 22 e 23 de junho, em Torres Novas. Esta competição contará com dois atletas famalicenses: Luís Silva na 1.ª divisão e Rui Silva na 2.ª divisão.

A Associação de Boccia Luís Silva tem como grande objetivo, entre outros, proporcionar aos indivíduos portadores de deficiência motora de V.N. Famalicão e arredores o acesso à prática de atividades desportivas.