Famalicão: Câmara vai lançar concurso para USF de Nine e Centro de Saúde de Ruivães e Landim

Esta quinta-feira, em reunião de Câmara, vai a proposta de contratar a construção da Unidade de Saúde – USF de Vale de Este (Nine), com um preço base de 1.445.798,56, mais IVA, e prazo de execução de 365 dias.

Trata-se de um edifício de raiz, em terreno disponibilizado para o efeito pelo município de Famalicão, junto ao pavilhão multiusos, também em construção. Num único piso, terá 13 gabinetes, área administrativa e de apoio, zona de espera (também para a infância), sanitários, etc.

O município vai, também, contratar um Centro de Saúde para Ruivães/Landim. O valor em questão é de 1.424,380 euros, mais IVA, com prazo de construção de 365 dias.

O edifício será instalado em terreno disponibilizado pelo município, situado na Avenida 25 de Abril, em Ruivães, junto às instalações do Ruivanense. Num único piso, terá 13 gabinetes, espaços de apoio, área administrativa, receção para adultos e crianças, sanitários e outros espaços.

Nesta reunião vai, ainda, ser votado o projeto de execução de arquitetura e respetivas especialidades para a ampliação e requalificação da Unidade de Saúde de Lousado, no valor estimado de 749 mil euros, mais IVA.

Esta requalificação e ampliação deve-se às necessidades sentidas pelos profissionais de saúde e utentes, estes que têm vindo a aumentar. Numa área com 505m2, serão reorganizados os espaços, melhorada a eficiência energética e a acessibilidade, criar conforto aos utentes e profissionais.

Foto arquivo

5 Comments

  1. Famalicão esta a fazer a Lousado o que S.Tirso fazia a Trofa no passado. Vai ser até o povo se chatear como aconteceu na Trofa.

  2. Lousado,Não Existe no Mapa do Concelho de V.N. Famalicão..Atualmente Lousado faz Lembrar os Tempos, Junta de Freguesia e Câmara dos tempos Socialistas .Não se fazia Nada por Lousado

  3. Em Fradelos temos o espaço construído só é preciso pessoal ( medicos e enfermeiros), aja coragem de abrir novamente o centro de saúde de Fradelos , não precisa de obras.

Deixe um comentário

4.º Passeio de Motas Antigas em Nine acontece a 26 de abril

O Moto Clube de Nine organiza no próximo dia 26 de abril de 2025 o seu já tradicional Passeio de Motas Antigas. A concentração será às 09h00 na sede do clube, seguindo em direção à Barca do Lago, em Esposende, com regresso à sede para entrega de prémios e sorteio — incluindo um presunto!

As inscrições estão abertas: 10€ para sócios e 20€ para não sócios, com direito a reforço, almoço e lembrança. Haverá ainda prémios para a mota mais antiga e o melhor restauro.

Mais informações e inscrições através do número 932 748 810.

Escuteiros de Cabeçudos celebram 50 anos com evento no mês de maio

O Agrupamento 445 do CNE está a preparar uma grande festa para assinalar os 50 anos de escutismo em Cabeçudos. A iniciativa vai decorrer nos dias 17 e 18 de maio e promete reunir escuteiros de várias gerações num fim de semana de partilha, memórias e espírito de grupo.

As inscrições para os agrupamentos que queiram participar já se encontram abertas. Apesar de faltar cerca de um mês para o evento, a organização apela a que os interessados se inscrevam com antecedência, para melhor preparação e logística.

Suspeito da morte de ‘Manu’ é ouvido no Tribunal de Famalicão: Advogado diz que vai negar o crime

O Tribunal de Vila Nova de Famalicão será, este sábado de manhã, o palco do primeiro interrogatório a Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, ocorrida no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

Detido nas últimas horas pela Polícia Judiciária, Mateus Machado deverá conhecer em Famalicão as medidas de coação que lhe serão aplicadas. O seu advogado já adiantou que o arguido irá negar qualquer envolvimento no crime.

Manu, de 19 anos, faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do Bar Académico, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

Famalicão revive as últimas horas de Jesus na Sexta-feira Santa

As celebrações da Semana Santa continuam a marcar o calendário religioso em Vila Nova de Famalicão. Esta sexta-feira Santa, a tradição volta a cumprir-se com dois momentos simbólicos e muito participados pela comunidade.

Pelas 20h30, a Praça 9 de Abril será palco da Recriação do Julgamento de Jesus, numa encenação que convida à reflexão e que junta fé e tradição num cenário histórico.

Logo de seguida, às 21h30, parte do mesmo local a solene Procissão do Enterro do Senhor, percorrendo as ruas habituais do centro da cidade: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e novamente a Rua de Santo António, antes de regressar à Praça 9 de Abril.

Famalicão: Grupo armado assalta família em casa e depois rouba bomba de combustível na A7

A madrugada desta sexta-feira fica marcada por uma série de crimes, levados a cabo por um grupo de cinco homens, armados e encapuzados.

Ao que a Cidade Hoje sabe, os criminosos invadiram, pela 01h30, uma casa na vila de Riba d’Ave, tendo sequestrado os moradores e levado dinheiro, relógios e uma viatura.

Meia hora mais tarde, o mesmo grupo cometeu um assalto à área de serviço da A7, em Seide, de onde levaram dinheiro e tabaco.

As ocorrências foram reportadas à GNR mas o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.

Famalicão: Riba d’ Ave acerta calendário com vitória

Na noite desta quinta-feira o Riba d’ Ave CSJ Group recebeu e venceu, 5-4, a AD Sanjoanense, em partida da jornada 21 que tinha sido adiada.

No Parque das Tílias viveu-se uma partida muito intensa entre formações que tentam afastar-se da zona de despromoção. Levou a melhor o conjunto de Raul Meca que teve em Franco Pósito o homem do jogo, autor de quatro dos cinco golos. A Anderson Nery coube o outro tento da equipa.

Com esta vitória, o Riba d’ Ave CSJ Group sobe ao décimo lugar, com 25 pontos, cumpridas 23 jornadas do principal campeonato nacional de hóquei em patins.

Faltam três jornadas para o final e o Riba d’ Ave já está com quatro pontos a mais da linha de despromoção e a apenas um do play-off de campeão.