
Um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participou, de 17 a 23 de março, num intercâmbio em Itália, na cidade de Martina Franca. Uma mobilidade através do projeto do Erasmus + Projeto “Strengthening Democracy through” que visou fomentar a inclusão, diversidade, tolerância e a participação democrática dos alunos, reforçando assim a identidade europeia dos estudantes e dos professores.
A sua apresentação aos colegas na escola de acolhimento foi um dos pontos altos desta mobilidade, por causa do confronto de ideias, discussão e partilha de opiniões de forma a enriquecer o debate e a abordagem dos temas propostos.
Durante a estadia em Martina Franca, os onze alunos tiveram a oportunidade de partilhar as rotinas com uma família italiana que os acolheu de forma muito calorosa e afetuosa e que tudo fizeram para que os alunos se sentissem em casa.
Os alunos tiveram a oportunidade de usar diariamente uma língua que não a materna, numa escola que é muito diferente da que frequentam no seu dia-a-dia, e em atividades que decorram num ambiente e em contextos muito diferentes do que estão habituados. A parte cultural não foi descurada e os alunos tiveram oportunidade de visitar as cidades que possuem um património cultural reconhecido pela UNESCO como, Taranto, Alberobello, Lecce, a capital da Puglia e Otranto.
Os estudantes revelaram um grande empenho em todas as atividades e vistas e esta postura levou a que durante uma semana se tivessem criado amizades e memórias inesquecíveis.