Famalicão: Camilo Castelo Branco já tem selos para trocar correspondência

Na manhã deste domingo, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, os CTT – Correios de Portugal lançaram uma coleção de selos dedicada ao romancista que viveu grande parte da sua vida em Seide S. Miguel.
Foi precisamente na casa onde escreveu muitas das suas obras que decorreu a apresentação de quatro selos e de um bloco filatélico que ilustram quatro das obras mais emblemáticas de Camilo: “Amor de Perdição”, “A queda de um Anjo, “Maria Moisés e “Memórias do Cárcere”. Destacados ilustradores nacionais são os responsáveis pelos trabalhos.
Com esta iniciativa dos CTT «é fazer voltar Camilo às cartas, ele que tanta correspondência trocou ao longo da sua vida de cronista e romancista». É uma forma de o homenagear, «mas também de o fazer voltar a correr o país e o mundo, lembrando a sua obra e promovendo a sua literatura», considerou presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.
O bloco filatélico, que já está disponível para venda, é ilustrado por André Carrilho, um dos mais importantes caricaturistas nacionais; que apresenta o novelista no escritório da casa de Seide S. Miguel onde onde instalou, após 1863, a sua bigorna das Letras e o transformou num dos altares a literatura portuguesa.
O ilustrador Nuno Palhas, também conhecido como Third, foi responsável pelo design do selo referente à obra “Amor de Perdição. O selo da “Queda de um Anjo” é da ilustradora Teresa Lima. LuisDuran, Headof Design emérito dos CTT, é o autor do selo que retrata as “Memórias do Cárcere”. O selo referente à obra “Maria Moisés” foi inspirado num mural de arte urbana, no centro da cidade famalicense, da autoria do projeto Ruído, de Frederico Draw e Rodrigo Gonçalves.
«Camilo é tão valioso como um Machado de Assis, um Dante, um Shakespeare»
A apresentação destes selos aconteceu no âmbito das comemorações do nascimento de Camilo Castelo Branco que, este fim de semana, teve um congresso internacional e uma emissão especial do Jornal da Tarde da RTP, às 13 horas deste domingo. O canal público de televisão percorreu a vida e obra do romancista, chamando para testemunhar a importância da obra camiliana vários protagonistas, como Sérgio Guimarães de Sousa. O diretor do Centro de Estudos Camilianos não teve problemas em assumir que «Camilo é tão valioso como um Machado de Assis, um Dante, um Shakespeare», sublinhando que, «de uma maneira ou de outra, ainda hoje os portugueses são descendentes da escrita de Camilo Castelo Branco e do seu universo de eleição», que nos remete para o interior do país e para a região Norte.

Deixe um comentário

Famalicão: Um ferido em despiste automóvel na N206 (Outiz)

Uma pessoa ficou ferida e teve que receber assistência hospitalar, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na N206, em Outiz, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 11h50 deste domingo, na Avenida Jorge Reis.

A vítima, no local, foi assistida pelos Bombeiros Famalicenses.

Tempo muda na terça-feira: Regresso do sol e subida das temperaturas

Depois de um período marcado pelo mau tempo, com chuva, vento e agitação marítima, o sol deverá regressar já na próxima semana.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tempo muda esta terça-feira, com o regresso do sol e a subida da temperatura máxima até aos 26 graus.

Acompanhe a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Covense conquista Troféu MKA

A equipa do Covense venceu, este sábado, a primeira edição do Troféu MKA, mais uma competição sob a alçada da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

A equipa de Ruivães levou a melhor, 7-3, sobre a Adespo, em jogo realizado no Pavilhão das Tílias, do Riba d’ Ave HC, que se apresentou cheio no apoio às duas equipas.

Recorde-se que este troféu reúne apenas as equipas da primeira divisão da AFSA que, distribuídas em duas séries, lutam por um lugar na final.

Operação Páscoa da GNR regista 1 morto e 88 feridos em 24 horas: Vítima mortal é de Famalicão

A única vítima mortal registada nas últimas 24 horas pela GNR no âmbito da Operação Páscoa 2025 é um homem de 65 anos, natural da freguesia de Sezures, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu na tarde de sábado, na Rua de São Bento, em Vale São Cosme, também no concelho de Famalicão, na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguia.

No mesmo período, a GNR registou 221 acidentes, dos quais resultaram ainda 11 feridos graves e 77 ligeiros.

Desde o início da operação, no dia 11 de abril, foram contabilizados 1.971 acidentes, com um total de três mortos, 42 feridos graves e 567 ligeiros.

Com garra e talento, Fama Girls estão entre as melhores da Europa

O grupo famalicense Fama Girls alcançou um feito notável no Campeonato da Europa de Grupos, em Espanha, com o 5.º lugar na categoria de adultos.

As jovens dançarinas destacaram-se entre os melhores da Europa, sendo mesmo o grupo português melhor classificado no seu escalão. “Dançámos com garra, demos tudo em cada etapa e mostramos do que somos capazes”, partilharam nas redes sociais.

Além do excelente resultado, as Fama Girls sublinham a experiência como uma das mais marcantes das suas vidas, agradecendo o apoio recebido e elogiando os restantes grupos portugueses presentes na competição.

Famalicão tem um campeão europeu de hóquei em patins

A seleção nacional sub-23 venceu, na noite deste sábado, o Campeonato da Europa de hóquei em patins, após vitória sobre a Espanha. O título é também de Miguel Rocha, famalicense que integrou a armada lusa. O jovem é guarda-redes do Candelária, mas fez a sua formação no Riba d’ Ave HC.

O título europeu de hóquei em patins de sub-23 foi alcançado em Sant Sadurní d’Anoia, em Barcelona, após vitória sobre a campeã em título, no desempate por penáltis (2-1), após o empate 4-4 no prolongamento.