Famalicão: Caminhada da Criança em Oliveira Santa Maria

A Associação de Pais de Oliveira Santa Maria realiza na manhã de domingo, a partir das 9 horas, a primeira Caminhada da Criança, com partida e chegada junto da sede da autarquia local.

É padrinho desta iniciativa o ex-jogador de futebol Quim Berto. As inscrições podem ser feitas em www.portimer.pt, na Junta de Freguesia, no Café Estrela e no Centro Paroquial. As crianças até aos 12 anos não precisam de inscrição.

A caminhada tem uma distância de 5km. Os participantes terão como oferta água, bolachas, fruta, medalha e t-shirt.

Antes da partida para a caminhada há uma sessão de treino funcional e, no final, aeróbica.

 

Famalicão: Dia Internacional do Voluntariado celebra-se no hospital

O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se a 5 de dezembro, e a Associação do Voluntariado Hospitalar de Famalicão comemora a data com algumas iniciativas. Na sala R1, às 10 horas, decorre uma sessão de abertura, seguindo-se, trinta minutos depois, uma conferência pelo enfermeiro Ivo Ribeiro subordinada ao tema “Cuidar com o Voluntariado”. Às 11 horas, decorre o compromisso de novos voluntários e a entrega da medalha comemorativa dos 10 e 20 anos de voluntariado.

Às 12 horas, decorre uma visita e distribuição de lembranças aos doentes, fechando a celebração com um almoço.

Famalicão: FAC recebe Sporting esta noite

Na sétima jornada da 1.ª divisão de hóquei em patins, o FAC recebe, na noite desta quarta-feira, às 20 horas, no Pavilhão Municipal, o Sporting, atual terceiro classificado, com 15 pontos. O Famalicense soma 7 pontos e é sétimo da classificação.

Esta jornada tem, também, um cariz solidário, com recolha de bens alimentares a favor da Refood.

O Riba d´Ave/Sifamir (6 pontos) joga amanhã, quinta-feira, diante do Paredes (4 pontos). O jogo é às 18h30, no pavilhão das Tílias, na vila ribadavense.

Venda de bilhetes para o Torreense – Famalicão termina às 19 horas desta quarta-feira

Os adeptos interessados em acompanhar a equipa do FC Famalicão a Torres Vedras, para defrontar o SCU Torreense, para mais uma jornada da Allianz Cup, ainda podem adquirir bilhetes e garantir transporte até às 19 horas desta quarta-feira.

O ingresso tem um custo de 5 euros; com transporte, são 25 euros. O FC Famalicão informa que o transporte (com saída agendada para as 16.30 horas de sexta-feira) estará dependente do número de inscrições.

O jogo da 3.ª jornada do Grupo H, realiza-se na noite desta sexta-feira, às 20h45, no Estádio Manuel Marques.

Famalicão: Riccieli visita ala pediátrica do Hospital São João

O capitão do FC Famalicão, Riccieli, formou uma equipa com Antunes e Ukra, jogadores do FC Paços Ferreira e Rio Ave FC, para um jogo muito particular. Os três jogadores visitaram a ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, onde tiveram a oportunidade de conhecer verdadeiros heróis.

Para a iniciativa promovida pela Fundação do Futebol, o trio levou alegria, carinho, palavras de conforto, solidariedade e Batas para oferecer aos utentes desta unidade hospitalar. Numa tarde plena de sorrisos, os jogadores não esconderam a admiração pela força, resiliência e capacidade de superação das crianças e jovens internadas. «Fiquei sensibilizado com a força destas crianças. Hoje pude ver o quão os pais são importantes na vida dos filhos. Foi uma experiência incrível e saio daqui diferente. Irei partilhar este momento, esta vivência, com os meus filhos para que percebam a realidade de outras crianças», confessou, emocionado, Riccieli,

A Fundação do Futebol tem vindo a distribuir poderosas Batas, feitas de camisolas dos 34 clubes que compõem os quadros do futebol profissional, de Norte a Sul do país. Um gesto que leva o poder e a solidariedade do futebol aos hospitais pediátricos. Um pequeno contributo que visa um objetivo bem maior: tornar mais felizes os dias dos pequenos heróis.

Famalicão: Vermoim vai receber o balcão móvel do prédio

O serviço itinerante do Balcão Único do Prédio (BUPi) vai ser apresentado à população da freguesia de Vermoim no próximo dia 6 de dezembro, terça-feira, pelas 18h30, na sede da Junta de Freguesia. O atendimento ao público do balcão, sujeito a marcação prévia, ocorrerá nos dias 7 e 9 de dezembro, entre as 09h00 e as 18h00, no mesmo local.

Recorde-se que o registo de propriedades no BUPi não tem custos associados até 2023 e pode ser feito no balcão de atendimento localizado na Loja de Cidadão de Famalicão, sito na rua António Carvalho Faria, bem como via online, através do site https://ebupi.justica.gov.pt/. Além destas modalidades, o BUPi móvel está a passar pelas freguesias famalicenses.

Saiba mais em www.famalicao.pt/balcao-unico-do-predio ou então contacte a sua Junta de Freguesia.

 

Famalicão: Município gasta anualmente 160 mil euros no ensino articulado da dança, música e teatro

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão investe por ano cerca de 160 mil euros em meio milhar de alunos famalicenses que frequentam o ensino artístico articulado nas áreas da música, da dança e do teatro, do segundo ciclo ao ensino secundário. Os apoios incluem comparticipação de propinas, pagamento de transporte e cedência de instalações.

A dança é ministrada pela AN-Dança Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão. Existe desde o ano de 2020/21, e conta atualmente com 67 alunos. Na última reunião de Câmara, esta instituição de ensino recebeu um apoio financeiro municipal de 45 mil euros.

O Curso Básico de Música, em regime articulado, existe desde os anos 90, sendo da responsabilidade da Artave/CCM Centro de Cultura Musical e pela ArtEduca – Conservatório de Música, com um total de cerca de 400 alunos.

Depois da música e da dança, o município famalicense avançou este ano letivo 2022/23 com o ensino artístico especializado de teatro, ministrado pela ACE – Escola de Artes. Frequentam cerca de 20 alunos de 5.º ano.