Famalicão: Candidaturas ao apoio à renda decorrem até 31 de outubro

Estão a decorrer, até ao último dia do mês de outubro, as candidaturas para o programa ‘Casa Feliz – Apoio à Renda’, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Para 2025, o executivo municipal decidiu aumentar – em cerca de 25% – o apoio concedido nos três escalões (A,B e C) e criar um quarto escalão (D), para que a medida chegue a mais famílias.

Os apoios, pelo período de 12 meses, são na ordem de 125, 95, 65 e 50 euros mensais, divididos nos escalões A, B, C e D, respetivamente.

Os interessados devem submeter a candidatura até ao dia 31 de outubro, através da plataforma https://rendas.famalicao.pt.

Este programa visa apoiar os famalicenses que se encontram numa situação de carência económica e que precisam de apoio para suportar as rendas.

As condições de candidatura, bem como o formulário e os documentos necessários são os estabelecidos pelo Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios e podem consultados em www.famalicao.pt.

Este ano, a Câmara Municipal está a ajudar 334 famílias, num investimento municipal no valor total de 309 mil euros.

As recentes alterações ao regulamento municipal de apoio à renda permitem, ainda, que possam ser submetidos pedidos excecionais – desde que fundamentados – fora do período normal de candidaturas. Este apoio excecional, que pode ser submetido ao longo do ano, tem efeitos a partir do mês seguinte ao da apresentação do pedido e vigora até ao final do ano civil correspondente.

Para dúvidas ou mais informações, os interessados devem contactar a Câmara Municipal através do email rendas@famalicao.pt ou através dos contactos telefónicos 252 320 900 / 800 292 827 (gratuito).

Para além da vertente de apoio às rendas, em vigor desde 2012, o programa Casa Feliz arrancou em 2005 para o apoio às obras. Com este projeto, as famílias carenciadas têm acesso a um apoio financeiro até 5 mil euros para obras de reparação da habitação.

Deixe um comentário

Famalicão: Cineclube já tem programação para maio… e para junho

O Cineclube de Joane já divulgou a agenda de exibições para maio e junho. Com sessões, como sempre no pequeno auditório da Casa das Artes, a partir das 21h45, maio começa com a exibição, logo no primeiro dia, de On Falling, de Laura Carreira, que venceu o prémio de realização no Festival de San Sebastián (Espanha).

A sessão “Traz outro amigo também” acontece no dia 8 com A Quimera, de Alice Rohrwacher. Uma comédia da realizadora italiana, também autora de “O País das Maravilhas”, Grande Prémio do Júri em Cannes, e de “Feliz como Lázaro”.

Para a noite do dia 15 está reservado o filme A História de Souleymane, de Boris Lojkine. Pela sua interpretação, o estreante Abou Sangar recebeu o prémio de melhor ator na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes. Na abertura da sessão, no âmbito da rede shortcutz, será exibida a curta-metragem Deus-E-Meio (2024, 20 min) de Margarida Assis.

No dia 22 pode ver The Bikeriders, de Jeff Nichols, com Austin Butler, Jodie Comer, Tom Hardy, Norman Reedus e Michael Shannon nos papéis principais deste drama inspirado numa história real. Por último, a 29 de maio, de António Reis e Margarida Cordeiro, assista a Trás-os-Montes, cuja interpretação pertence aos habitantes dos perímetros de Bragança e Miranda do Douro.

Em junho, no dia 5, pode ver The Shrouds – As Mortalhas, de David Cronenberg; a 12, Misericórdia, de Alain Guiraudie; no dia 19, Ana, de António Reis e Margarida Cordeiro; e a 26, Vermiglio, de Maura Delpero

Famalicão: Jogo do título nacional sub-23 é de entrada gratuita

Na noite de terça-feira, os sub-23 do Famalicão jogam o jogo que pode dar o título nacional do escalão. A acontecer será o primeiro para o conjunto treinado por Rui Tomé. O jogo é às 20h15, no Estádio Municipal, sendo o último da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. O Sport Clube União Torreense é o adversário de um jogo que poderá culminar em mais um momento marcante na história do clube famalicense que, obrigatoriamente, terá de vencer.

Para esta partida a entrada é gratuita para sócios e público, sob as seguintes condições:

– necessário o levantamento de bilhete, que poderá ser efetuado na Loja Oficial (a partir deste sábado) e na bilheteira do Estádio Municipal (a partir das 18h45 do dia de jogo)

– Os sócios detentores de lugar anual não necessitam de levantar bilhete, devendo apresentar o cartão à entrada. O lugar reservado para os jogos da equipa principal mantém-se para esta partida

– Os sócios (não detentores de lugar anual) podem levantar bilhete para a Bancada Poente (até esgotar) e Bancada Nascente (Bancada Placard.pt)

– Os bilhetes para o público serão destinados exclusivamente para a Bancada Nascente (Bancada Placard.pt).

Famalicão: Riba d´Ave está entre o play-off de campeão e a despromoção

Este fim de semana joga-se a penúltima jornada da fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins. Para a ronda 25, domingo, às 18h30, o Riba d´Ave tem pela frente uma partida importante no que toca à manutenção e, quem sabe, à entrada no play-off de campeão.

O adversário é o Candelária, o primeiro da zona de despromoção, com 22 pontos, menos três que a equipa de Raul Meca que está um lugar acima. A igual distância, três pontos, está o conjunto ribadavense de entrar nos oito primeiros lugares, cujas equipas vão lutar pelo título nacional.

Por isso, nesta jornada, tal como na última, com o Riba d´Ave/CSJ Group a jogar em Barcelos, tudo pode acontecer.

Famalicão: Equipa feminina afina estratégias para a manutenção

Faltam duas jornadas para o final da Liga BPI e o FC Famalicão está concentrado e confiante na luta pela manutenção. O principal campeonato nacional feminino esteve parado nas duas últimas semanas, tempo aproveitado pelo conjunto famalicense para afinar estratégias para o que falta da prova. O campeonato regressa no fim de semana de 3 e 4 de maio, com as famalicenses a receberem, no sábado, às 15 horas, o Damaiense. O jogo é no campo n.º 2 do Estádio Municipal, sendo importante o apoio dos sócios nesta partida que pode manter acesa a continuidade da equipa na Liga BPI.

A equipa feminina do Famalicão, que está a fazer uma boa ponta final de campeonato, ocupa o décimo lugar, com 17 pontos a um do play-off da manutenção; já o Damaiense, com 23 pontos, está dois lugares acima.

Recorde-se que a época não foi fácil para as famalicenses, não só pelo plantel que é praticamente novo, mas também porque várias atletas chegaram já a prova ia longa. Consolidados processo e com as atletas que chegaram devidamente reintegradas, a equipa subiu de produção e os resultados foram aparecendo. Na jornada 16 a equipa de Rita Castro Silva tinha apenas 7 pontos e para a penúltima jornada (21) apresenta-se com 17.

Depois do Damaiense, as famalicenses fecham o campeonato, a 11 de maio, em casa do Racing Power.

Famalicão: Câmara Municipal transfere mais de 600 mil euros para as freguesias

Na última reunião de Câmara, da passada quinta-feira, foram aprovadas diversas obras nas freguesias, no valor total de 647.666,67 euros.

Assim, para Gavião, 18.699,32 euros, para a instalação de um parque infantil na Rua da Agra; Landim, 15.503,90 euros, para construção de um monumento de homenagem aos ex-combatentes; Louro, 49.366,50 euros, para pavimentação de parte da Avenida Santa Lucrécia; freguesia de Mogege, 41.795,50, pavimentação da Travessa Padre António Ferreira, e Pedome, 30.366.35 euros, para trabalhos de carpintaria, instalação de mobiliário e equipamento informático para as instalações da nova sede da Junta de Freguesia, e 14.755,00 euros, para requalificação da rua Travessa de Eiriz e rua de Eiriz, requalificação da Capela Sr. Dos Aflitos e da entrada do cemitério, com novas acessibilidades.

A freguesia de Requião recebe 21 mil euros para construção de uma cozinha comunitária no polidesportivo, e 17.520 euros para alargamento e reconstrução de parte da rua da Espadaneira.

Para a União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim vão 49.700 euros, para reabilitação do edifício da sede dos Escuteiros de Antas; União de Freguesias de Arnoso (Stª Maria e Stª Eulália) e Sezures recebe 40.127,50 euros para execução de muros de suporte e alargamento na rua de Silvão e Rua Tresarnoso (Stª Eulália), 44.722 euros para requalificação do recinto da Capela de S. Vicente (Sezures).

A União de Freguesias de Avidos e Lagoa recebe 149.799,82 euros para obras de construção de cobertura do campo de jogos de Avidos; União de Freguesias de Carreira e Bente, 24.375.60 euros, para alargamento e construção de passeios na rua da Agra (Bente); União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, 47.421,73 euros, para pavimentação da Avenida do Reguengo (Cabeçudos); União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, 9.762,50 para remoção de parte da bancada do Parque Desportivo de Gondifelos; União de Freguesias de Seide, 60.603,95 euros, para pavimentação da rua Padre Benjamim Salgado (Seide S. Miguel); União de Freguesias de Vale s. Cosme, Telhado e Portela, 12.147,00 euros, para demolição e reconstrução de fontanário na rua do Outeiro (Portela).

Famalicão: Avidos ganha «palco de liberdade»

«Uma obra que enche de orgulho a freguesia de Avidos. O novo multiusos é um palco de liberdade, espaço para as associações, instituições e pessoas viverem momentos comunitários». Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, classificou o espaço inaugurado ao final da tarde desta sexta-feira.
O equipamento, situado na rua do Largo da Igreja, resultou da requalificação e ampliação do antigo salão da Junta de Freguesia de Avidos, agora transformado num novo espaço «para servir toda a comunidade», vincou o autarca local, António Gomes.

O espaço, inaugurado esta sexta-feira com casa cheia, vai permitir a realização de atividades das associações, estando equipado com cozinha, camarins e um palco.

A obra contou com um apoio de 250 mil euros da Câmara Municipal.