
Estão a decorrer, até ao último dia do mês de outubro, as candidaturas para o programa ‘Casa Feliz – Apoio à Renda’, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Para 2025, o executivo municipal decidiu aumentar – em cerca de 25% – o apoio concedido nos três escalões (A,B e C) e criar um quarto escalão (D), para que a medida chegue a mais famílias.
Os apoios, pelo período de 12 meses, são na ordem de 125, 95, 65 e 50 euros mensais, divididos nos escalões A, B, C e D, respetivamente.
Os interessados devem submeter a candidatura até ao dia 31 de outubro, através da plataforma https://rendas.famalicao.pt.
Este programa visa apoiar os famalicenses que se encontram numa situação de carência económica e que precisam de apoio para suportar as rendas.
As condições de candidatura, bem como o formulário e os documentos necessários são os estabelecidos pelo Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios e podem consultados em www.famalicao.pt.
Este ano, a Câmara Municipal está a ajudar 334 famílias, num investimento municipal no valor total de 309 mil euros.
As recentes alterações ao regulamento municipal de apoio à renda permitem, ainda, que possam ser submetidos pedidos excecionais – desde que fundamentados – fora do período normal de candidaturas. Este apoio excecional, que pode ser submetido ao longo do ano, tem efeitos a partir do mês seguinte ao da apresentação do pedido e vigora até ao final do ano civil correspondente.
Para dúvidas ou mais informações, os interessados devem contactar a Câmara Municipal através do email rendas@famalicao.pt ou através dos contactos telefónicos 252 320 900 / 800 292 827 (gratuito).
Para além da vertente de apoio às rendas, em vigor desde 2012, o programa Casa Feliz arrancou em 2005 para o apoio às obras. Com este projeto, as famílias carenciadas têm acesso a um apoio financeiro até 5 mil euros para obras de reparação da habitação.