A Lusíada de Famalicão vai comemorar o Dia da Universidade no próximo sábado, 17 de maio, pelas 16 horas, no seu salão nobre, com a realização da sessão solene de entrega das Cartas de Curso aos diplomados do ano letivo 2023/2024.
O evento reúne diplomados, familiares, docentes, representantes institucionais e convidados, numa celebração do esforço, do mérito e da missão educativa da Universidade.
As comemorações terão início com uma missa de ação de graças, pelas 15h00, na igreja matriz nova, celebrada por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. Estarão ainda presentes o padre Miguel Rodrigues, diretor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga, o padre Francisco Carreira e o padre José Paulo Pereira, capelão da Universidade Lusíada.
Na sessão serão atribuídos os prémios de mérito académico aos diplomados mais bem classificados de cada curso, com o apoio de várias entidades e empresas parceiras. «Estes prémios visam distinguir a excelência, reforçar a ligação entre a universidade e o tecido empresarial e valorizar o investimento pessoal e académico dos estudantes», refere a Universidade.
A sessão contará com testemunhos inspiradores, como o do antigo estudante e atual docente universitário, Daniel Félix, e da vice-presidente da Associação Académica, Adriana Andrade, que partilharão as suas experiências e reflexões sobre o impacto da formação na Lusíada. No plano institucional, usarão da palavra o Chanceler da Universidade Lusíada e presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, João Duarte Redondo, e o reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, que reafirmarão os valores da missão educativa da instituição.
A cerimónia será encerrada com a entoação do Hino Académico “Gaudeamus Igitur”, símbolo de união e tradição no ensino superior. As comemorações culminarão, pelas 19h00, com a atuação da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, no átrio da Universidade.
Carlos Morais para ser notícia tem que ser elétrico 😀😀😀
Malta é só para lembrar que um carro a combustão também tem parte elétrica (exemplo no Prior-velho foram 200) por um carro a combustão
Filipe Miguel e ficaria muito bem servido. Principalmente se carregar em casa.
Antonio Lopes sim, estou no ramo dos elétricos também…. Precisamente por isso e ando num quase todos os dias, não será por mensagem, basta o pensamento desta nossa conversa. Fica a dica 👋
Filipe Miguel Ahhh, agora percebi… está no ramo, não diga mais nada🙄 Quando um dia tiver o seu avise, se quiser pode ser por mensagem privada para ninguém saber!!😉
Pedro Ferreira vou comprar um elétrico, obrigado 🙃
Filipe Miguel mas se concorda ou não é completamente irrelevante… Já fizeram vários estudos e comprovaram.
Os cálculos são feitos em proporção. Quantos incêndios em 100 000 veiculos de cada tipo.
…os veículos que revelam um maior risco de arder são os híbridos, com 3474,5 casos por cada 100 mil unidades, o que os coloca em pior situação do que os automóveis com motor a gasolina, em que o número de fogos por 100.000 veículos é de 1529,9 casos. Os eléctricos registaram o melhor valor, apenas 25,1 incêndios por 100 mil carros em circulação.
Fonte: observador
Há muitas pesquisas por aí, basta ir ao nosso amigo google
Antonio Lopes sinceramente para mim não foi segredo, pois já desconfiava 😜
Mas acho que tenho de ser sincero consigo e dizer-lhe que o meu trabalho é ligado ao ramo e ao que vejo…. Não são boas notícias, muitos problemas, não sei se me fiz entender mas poderíamos estar aqui a noite toda que não haveria certamente concordância, uma coisa é certa, num futuro não muito longo vamo-nos lembrar desta “conversa”.
Boa sorte 🍀 para o seu elétrico.
Filipe Miguel E você a dar-lhe com os lobbys, eu não sigo nada!! A única coisa que sigo é a estrada quando conduzo o Eléctrico, e posso lhe dizer algo, “nunca gostei tanto de conduzir um carro como agora”, mas peço-lhe uma coisa, não diga a ninguém, é segredo!!!🤫🤫🫢Não vá toda a gente querer também e perder a piada!!!!🤷🏾♂️
Antonio Lopes não lhe vou colocar aqui números de venda de elétricos mas sim dar-lhe os parabéns pelo doutrinamento de seguir os lóbis da UE e das marcas que estão numa situação complexa, é mesmo desses que acreditam na autonomia e segurança que eles gostam…
Voltaremos a falar quanto ao futuro dos elétricos.
Posso já adiantar-lhe que o futuro será a combustão mas com combustíveis sintéticos, mas é segredo 😜🤫🤫🤫
Filipe Miguel Então continue a acreditar no verdadeiro lobby que existe, o do petróleo!!! E convença-se de uma coisa, os eléctricos vieram para ficar e felizmente os portugueses estão a aderir como está comprovado por números que desta vez não estamos na cauda da tabela!! Mas como no assunto anterior, a percentagem em proporção de quem aderiu ainda é menor em relação aos negacionistas!!!🙄
Antonio Lopes ehhhh pha, quer ver que me convenceu à custa de estatística internacionais patrocinadas pelos lóbis da UE e pelas marcas de automóveis que se não conseguirem despachar os elétricos entram em falência???!!!!
Agradeço sim a sua tentativa mas eu ao contrário de muitos não vou nisso.
Filipe Miguel Não precisa agradecer, basta ler!!!!😉
Filipe Miguel https://www.razaoautomovel.com/noticias/carros-eletricos-incendios/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2wlaWYzLQQ1AVOd07bek3Tp9Hm7zJ2rBHQYa97jiPk-WCbTkQ4kXnDkzk_aem_fbx6uqwjI0fF2IXvCpEAzQ
Antonio Lopes percentagem diminuta??????????!!!!!!!
Já nem digo que não andamos a ler a mesma coisa certamente mas basta ver, nem é preciso ler nada.
Carlos Morais está a reinar certo??🤔
Filipe Miguel Mentira, porque continuam a insistir nessa falácia? Já fizeram essas contas e quando dizem que os EV ardem menos é fazendo a proporção!!! A percentagem é diminuta e definitivamente muito inferior aos restantes!!! Basta ler os artigos sobre isso!!!!🤷🏾♂️
Pedro Ferreira os electricos ardem novos no stand… os outros não, se arderem ou por má manutenção ou algum problema… a Jaguar fez sair um comunicado a aconselhar as pessoas que compraram o E Pace a estacionar em zonas longe de casas ou outros carros… enfim. Além disso se um carro a combustão arder é BEMMM mais fácil apagar o fogo, no eléctrico não apaga… é deixar arder até acabar.
Mais um elétrico.😀😀😀
Ui..ui..não me digam que e só mais um elétrico..isto vai poluir mais o ambiente..
Helena Ribeiro por isso a melhor coisa a fazer é anulação.
Filipe Miguel já vivi um episódio semelhante por causa do filtro de partículas.
Pedro Ferreira além de não concordar com isso, faça a proporção para ser justo no que afirma…
A diferença entre elétricos e a combustão são de milhões.
Se houvessem tantos elétricos como a combustão, os elétricos ardiam muito mais.
Filipe Miguel os a combustão ardem 20x mais do que os elétricos. Mas nos média não é dito isso muitas vezes.
Um galinheiro com jantes especiais
Mais um bombo a arder.
Filipe Miguel
Partilho exatamente a mesma opinião!!
Já me ardeu um carro que não tinha filtro de partículas.
Filipe Miguel qualquer carro pode arder 😀
Carlos Campos Mas os elétricos não ardem???
Marc Pereira
Não é elétrico de certeza
Vivam as normas na UE e aos filtros de partículas, quando ardem poluem mais que toda a vida útil sem essa porcaria que só dá problemas.