A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.
A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.
Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.
Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.
O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.
Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.
A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.
Nuno Vale o nuno menos
Andreia Vale o jackchan está de férias
Quando na escola de condução ensinam a parar o veículo em segurança é para evitar estas situações .
Se foi o Mercedes acho muito estranho ser essa razão pq os novos parando e abrindo a porta eles travam logo automaticamente.
Todos DIAS está um BMW estacionado..ou na rotunda D Sancho.. á quarta feira na rotunda das Piscinas (TODO DIA) não se Vê??
Mariana Rodrigues tem de haver gente assim também .! Senão éramos todos iguais e este mundo não andava 😅😅
David Frutuoso completamente
Mariana Rodrigues só gente a aproveitar do espetáculo 😅
Eu estava no local e o carro preto de marca ” Mercedes ” só bateu num carro, carro esse azul onde o sr do mesmo disse que foi uma coisa muito superficial e que nem queria nada, a sra que trabalha na cidade hoje disse que por sorte o mercedes não tinha batido no dela. À posterior quando chegou a polícia a sra que trabalha no cidade hoje disse ” afinal tb bateu no meu carro🙈 eu fui ver com a proprietária do mesmo onde a sra me disse a mim, este arranhado fui eu que fiz e agora bem para aqui dizer que foram 2 carros. Só mesmo para se aproveitarem da situação, enfim.
Lamento os comentários que por aqui vão passando. ( Também lamento os erros de português, e muito). Infelizmente, já me aconteceu o mesmo. E…vai acontecendo. Só uma das vezes, tive prejuízos materiais. A que se deve? Não é azelhice, tenho carta há cerca de 40 anos. Felizmente, nunca tive um acidente grave. O cansaço, a vida que ocupa os nossos pensamentos…não condenem, nem critiquem. Haja mais empatia e não se esqueçam que um dia, quem sabe, pode acontecer a qualquer um destes expertinhos. ( aproveito para corrigir ” bruxedo ” , para os crédulos…)
Manuel Couto brochedo? 🤔
Broxedo?🤔
Era um Tesla?
O que faz isto é animar a malta, deixa andar que dinheiro não falta
Deve ser brochedo
Joao Alves fechô 🤣🤣🤣