Famalicão: Casa das Artes celebra hoje 22 anos de atividade

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, principal palco da arte e cultura do concelho, completa esta quinta-feira, 22 anos de atividade. «São mais de duas décadas de criação de projetos artísticos, de esforço contínuo de formação de públicos, de dedicação e serviço absolutos à cultura, às artes, aos artistas e à comunidade», escreve o seu diretor Álvaro Santos.

No programa especial para celebrar o aniversário, um dos protagonistas é Jorge Palma, com concerto marcado para a noite desta sexta-feira, às 21h30. Jorge Palma traz “Vida”, o seu novo trabalho de originais, para juntar aos muitos êxitos já conhecidos do cantor.

No sábado, com sessões às 15h00, 17h30 e 21h30, é projetado o filme de animação “Super Mário: O Filme”, no grande auditório, a pensar nos mais pequenos.

As comemorações do 22.º aniversário da Casa das Artes de Famalicão prosseguem na manhã de domingo, às 11h30, com o 6.º Ciclo de Concertos Promenade, onde atuará a Orquestra Sinfónica ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela). Sob a direção do maestro Gustavo Delgado e com Job Tomé a solista, serão interpretadas as obras: O Maestro e a Orquestra – Uma Paródia Laboral; Il Maestro di Cappella do compositor Domenico Cimarosa.

Teatro

“O Fim”, nos dias 9 e 10 de junho, às 21h30, é um espetáculo de teatro produzido pela Momento – Artistas Independentes, em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão, Teatro Diogo Bernardes, Cineteatro Louletano, São Luiz Teatro Municipal e Teatro José Lúcio da Silva.

“O Fim” parte do encontro do texto inédito “A Velhice” de Gonçalo M. Tavares com o desejo da Momento – Artistas Independentes de trabalhar temas como a Morte, o Fim e a própria Velhice.

No dia 17 de junho, às 21h30, a proposta teatral é “20 de Novembro”, uma coprodução 11Zero2, Casa das Artes de Famalicão e Teatro Aveirense, com texto de Lars Norén, e encenação de Manuel Tur. Um espetáculo com referências à cultura juvenil e global dos videojogos e a interpretação crítica da sociedade ocidental que têm necessidade de um público mais vasto, de um público que se encontra para além das fronteiras da sua língua original.

No âmbito musical, referência, ainda, para a coprodução da Casa das Artes de Famalicão e da ACAFADO, com “Fado no Café da Casa”, no dia 8 de junho, às 21h30, no Café Concerto. Desta feira atuam Sara Sousa e Fernando João.

No dia 24 de junho, volta o cinema com “A Pequena Sereia de Rob Marshall”, com sessões às 15h00 e às 17h30, no grande auditório.

De 27 de junho a 2 de julho, às 21h30, no grande auditório é apresentado “àmostra – Circo contemporâneo”, numa coprodução do Instituto Nacional de Artes do Circo e Casa das Artes de Famalicão, onde será realizada a apresentação do primeiro trabalho profissional dos alunos finalistas do INAC. No total, são 22 apresentações de artistas oriundos de Portugal, Costa Rica, Grécia, Itália, Áustria, Noruega, Chile, França, Brasil e Israel.

O foyer da Casa das Artes exibe até 15 de julho, “Zeitgeist”, a exposição pintura de José António Passos e Raquel Fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Alegada tentativa de burla a comerciante no centro de Famalicão

Uma comerciante, com estabelecimento no centro da cidade, foi alvo de uma alegada tentativa de burla, na tarde desta segunda-feira. O incidente ocorreu na Rua Alves Roçadas, quando um indivíduo tentou comprar um produto de baixo valor com uma nota de 200 euros, tentando criar confusão para receber o troco.

De acordo com relato da empresária, o alegado burlão tem cerca de 40 anos e comunicava em inglês. No momento de pagar, apresentou uma nota de 200 euros, o que provocou a estranheza da comerciante dado que o valor da compra era muito mais baixo.

Entretanto, e supondo que poderia estar a ser alvo de uma tentativa de burla, a lojista disse ao suspeito que não tinha troco suficiente para lhe dar. Nesse momento, o homem informou que iria levantar dinheiro num multibanco das proximidades e que regressaria, entretanto, para efetuar a compra. O homem nunca mais apareceu, indiciando que a sua verdadeira intensão seria a burla e não a compra de produtos.

A empresária decidiu enviar um alerta para a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão que, entretanto, difundi-lo nas redes sociais.

Famalicão: Jovem de 19 anos dispara contra familiar mas acaba por atingir vizinho

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos em Famalicão, após um tiroteio ocorrido durante um desentendimento familiar na Urbanização das Bétulas, esta segunda-feira..

De acordo com aquela autoridade, o suspeito atirou contra um familiar, mas o seu pai interveio, desviando o tiro e atingindo uma terceira pessoa.

O detido enfrenta a acusação de homicídio qualificado na forma tentada e vai comparecer em tribunal para ser interrogado e conhecer as medidas de coação. O familiar que desviou a arma no momento do disparo foi também constituído arguido.

 

Famalicão: A. A. Didáxis entra a vencer na Divisão de Honra de seniores femininos

A equipa de andebol A. A. Didáxis venceu o primeiro jogo do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, da Divisão de Honra.

Na primeira jornada, a equipa de Riba de Ave recebeu o Cister SA/Acordo de Alcobaça e venceu por 29-26.

Apesar do nervosismo típico do começo de época, a A. A. Didáxis terminou a primeira parte a vencer por 14-10. Na segunda parte, as duas equipas sofreram várias exclusões, o que dificultou o jogo, mas permitiu a vitória à equipa da casa.

As melhores marcadoras foram Andreia Marques e Sara Ramos, com 5 golos cada, seguidas por Beatriz Pereira com 4 golos marcados.

FC Famalicão apoia candidatura a Cidade Europeia do Desporto

O Futebol Clube de Famalicão recebeu, esta segunda-feira, no Centro de Treinos, os comissários da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto e da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto. Uma iniciativa que surgiu no âmbito na proposta de candidatura do município de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto em 2025.

Miguel Ribeiro, o presidente da SAD do FC Famalicão apresentou o equipamento desportivo que alberga a equipa principal e todas as equipas de formação e afirma que “o Futebol Clube de Famalicão e o município estão e estarão de mãos dadas” no que à candidatura diz respeito.

O líder da SAD famalicense destaca ainda que “a visão ambiciosa que o clube tem demonstrado é transversal ao trabalho que tem desenvolvido a Câmara Municipal de Famalicão para que o desporto faça parte da rotina diária das pessoas”.

Imagem: FC Famalicão

Famalicão recebe Racing Power nos quartos-de-final da Taça da Liga

Depois da vitória, no passado sábado, sobre o Ouriense, a contar para a segunda jornada da Liga BPI, a equipa feminina do FC Famalicão regressa à competição esta quinta-feira. Trata-se da primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Liga. O jogo é às 15 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal e o adversário é o Racing Power.

Os sócios têm entrada gratuita e o público paga 5 euros.

Famalicão: Bombeiros alertados para fogo habitacional na Aldeia Nova em Fradelos

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na madrugada desta terça-feira, acionados para um fogo habitacional na Urbanização da Aldeia Nova, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o foco de incêndio concentrou-se num eletrodoméstico e foi rapidamente dominado pelos moradores.

Os soldados da paz participaram nos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.