Famalicão: Casa das Artes e Teatro Narciso Ferreira juntam-se em logomarca

O Teatro Narciso Ferreira (TNF) associa-se à Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. A ligação entre as duas entidades culturais suscitou a criação de uma logomarca que vai ser usada pelos dois espaços. Segundo a Câmara Municipal de Famalicão, a «logomarca da Casa das Artes e do TNF assume-se igualmente simples, minimalista e contemporânea». A apresentação da nova imagem decorre esta sexta-feira, dia 11 de março, pelas 22h00, nas redes sociais do município e da Casa das Artes.

O espaço cultural de Riba d’Ave encerrou em 2001 e volta a abrir portas durante o mês de março. «Com a reabertura deste novo espaço cultural e a sua integração na Equipa Multidisciplinar de Gestão da Casa das Artes, o município de Vila Nova de Famalicão eleva a sua fasquia ao nível da dinâmica cultural, através de uma maior e mais descentralizada programação e de um maior apoio à produção de conteúdos artísticos no território», explicou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

O diretor da Casa das Artes de Famalicão, Álvaro Santos, vai assumir a direção artística do Teatro Narciso Ferreira. De acordo com a Câmara Municipal, o teatro «vai apresentar uma programação dentro da mesma linha da Casa das Artes, no respeito pelos seus eixos programáticos, dando ênfase e abrindo um espaço mais abrangente a residências artísticas e projetos participativos e de cocriação com a comunidade».

O Studio Dobra foi responsável por criar o conceito da nova imagem que interliga os dois espaços culturais. Os criadores da logomarca pretendiam desenvolver uma identidade visual «eficaz, de fácil leitura» e que fosse capaz de «manifestar contemporaneidade e novidade».

A distância entre o TNF e a Casa das Artes foi um pormenor tido em conta aquando a constituição da logomarca. «Uma visualização desta distância no mapa permite-nos traçar uma linha, um percurso, que pode variar dependendo dos caminhos e trajetos que tomamos», notaram os criadores.

O manual de identidade da logomarca esclarece que «no logótipo de cada espaço, a ausência de um é a definição do outro» e que «o uso da tipografia em minúsculas na representação gráfica da marca remete-nos para uma aproximação entre Casa/Teatro e utilizador, reforçando a ideia de proximidade e contemporaneidade da marca». A linha presente na logomarca «representa a distância e, simultaneamente, o espaço, o território e a ideia que une os dois espaços», lê-se no manual.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.

 

Chuva está de volta na terça-feira

A chuva estará de regresso na próxima terça-feira, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ainda segundo o IPMA, até quinta-feira as temperaturas em Famalicão não deverão ultrapassar os 28 graus.

Terça-feira será o dia mais fresco da semana, com uma máxima de 22 graus.

Veja a previsão ao detalhe aqui

Continental: Pneus produzidos em Famalicão a partir de garrafas já começaram a ser vendidos

Já começaram a ser comercializados os pneus da Continental, produzidos na unidade de Vila Nova de Famalicão, a partir de garrafas de plástico.

A novidade foi anunciada pela empresa que refere que “desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6”.

Neste tipo de pneus o poliéster utilizado é fabricado a partir de garrafas de água e sumos de plástico PET.

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.