
A Casa de Delães, para servir a comunidade, estará concluída até agosto. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara, numa visita às obras, que ocorreu na semana passada. Por isso, ficou a expectativa de que o espaço seja aberto no dia 6 de agosto, dia do padroeiro da freguesia, o Divino Salvador.
Reconhecendo que o espaço é muito ansiado pela população local, Mário Passos frisou que «o forte dinamismo da comunidade delaense exige uma infraestrutura que dê uma resposta eficaz às necessidades da população, que permita albergar serviços e fornecer condições para as práticas comunitárias (…) acima de tudo, que se estabeleça como uma verdadeira «casa comunitária, ao serviço dos delaenses».
A nova Casa de Delães é uma adaptação do antigo Centro de Saúde e representa um investimento municipal de cerca de 500 mil euros, o maior alguma vez realizado numa infraestrutura social da freguesia.
O edifício, localizado na área central da freguesia, está a ser alvo de uma remodelação profunda, através de obras de adaptação e ampliação, preparando-se para acolher a junta de freguesia, o Posto CTT e espaços para as associações e movimentos coletivos da freguesia. Para o futuro, está prevista a criação de um auditório com cerca de três centenas de lugares. Assim, a nova Casa de Delães vai servir a comunidade e as suas diversas valências, numa resposta à dinâmica cultural, associativa e social local.
Refira-se que a visita do presidente da Câmara Municipal à futura Casa de Delães insere-se num roteiro pelas obras em curso no território famalicense que o autarca está a fazer para avaliar e compreender o andamento e conclusão das mesmas.