Famalicão: Centro de Estudos Camilianos recebe Encontro de Negócios

O Município de Famalicão e a Fundação AEP apresentam, no dia 28 de julho, às 16H30, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, durante um Encontro de Negócios e Networking, a Rede Global Da Diáspora. Uma oportunidade para as PME´s conhecerem as novas funcionalidades e vantagens desta plataforma.

Tratam-se de funcionalidades exclusivas para empresas e investidores, que visam facilitar e acelerar negócios à escala global, permitindo o contacto direto com mais de 10 mil empresas de portugueses, em 154 países, e conhecer as 19 mil empresas portuguesas exportadoras.

A plataforma Rede Global da Diáspora é uma rede colaborativa que visa aproximar os portugueses espalhados pelo mundo e, ao mesmo tempo, potenciar a internacionalização das pequenas e médias empresas nacionais. Tem como principal missão promover internacionalmente a marca Portugal e ajudar as PME portuguesas a aumentar as suas exportações, estimulando a colaboração das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória em https://redeglobal.pt/?register=74.

Famalicão: «Estamos de regresso ao nosso lugar»

Tal como CIDADE HOJE noticiou durante o fim de semana, o Grupo Desportivo de Natação cumpriu, em Estarreja, mais um feito para a sua história. Sagrou-se vice-campeão nacional de clubes e, consequentemente, subiu à 1ª divisão. O feito foi conseguido após a conquista de 405 pontos, ao longo das 38 provas, no setor masculino, entre os 27 clubes nacionais que disputaram a 2ª divisão nacional. Com esta prestação, a natação volta ao seu lugar, ou seja, à 1ª divisão nacional da Federação Portuguesa de Natação.

Na competição feminina, as famalicenses também estiveram em excelente nível, classificando-se no primeiro terço da tabela, entre os 27 clubes participantes, terminando num prestigioso 9º lugar da geral.

«Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira!», palavras do treinador. Pedro Faia, depois de uma competição tão exigente, diz-se «orgulhoso dos meus nadadores, de toda a sua competência e qualidade imposta prova a prova». Realça o espírito de grupo «fortíssimo que demonstramos», alavancando os nadadores «para patamares de excelência, permitindo sagrar-se vice-campeões nacionais masculinos e um honroso 9º lugar no feminino. Uma palavra de agradecimento aos meus atletas por proporcionarem estes fantásticos momentos, rumo à 1ª divisão».

O capitão de equipa, Afonso Silva, fala de uns campeonatos «fantásticos e memoráveis, pois escrevemos mais uma bonita página da natação famalicense». Apesar de se apresentar com uma equipa bastante jovem, «sempre acreditamos que era possível voltarmos à 1ª divisão nacional, pois é aí o nosso lugar. Obrigado aos meus colegas por terem acreditado que, juntos e unidos, era possível vencer. Foram enormes e só entende a dimensão destas palavras quem sente o sofrimento do dia-a-dia. Também me cumpre agradecer aos treinadores que tudo fizeram, blindaram o grupo, sempre acreditaram e estiveram presentes. Obrigado e Parabéns a Todos.”

Famalicão: Ballas Júnior avança para o nacional de Enduro

O projeto desportivo de Paulo Ballas Júnior, para a época 2023 do nacional de enduro, foi apresentado na passada sexta-feira, na Junta de Freguesia de Mogege. Com o auditório cheio e na presença do vereador do Desporto, Pedro Oliveira, do presidente da Junta da Freguesia, Carlos Lima, e de Bruno Machado, em representação do Moto Penedo Competições, o jovem piloto vaticinou o próximo ano de aprendizagem e de muitos desafios.

Tendo como padrinho Paulo Marques, o Ballas Júnior conta, ainda, com o apoio de várias empresas que «é fundamental para proporcionar as melhores condições para um bom desempenho», considerou o piloto.

Entretanto, este domingo, terminou o Campeonato Nacional de Trial. Na prova realizada em Amarante, Ballas Júnior conseguiu o segundo lugar na classe Elite. No mesmo dia, foram entregues os prémios do final do Campeonato Nacional no qual o jovem piloto famalicense sagrou-se vice-campeão. «Foi época muito difícil devido à minha lesão em maio, que me condicionou na minha evolução, mas terminou de uma forma muito positiva e tenho que agradecer a todos que nos apoiaram nesta época de 2022».

 

 

Famalicão: Comissão Política do Chega analisa as consequências das políticas socialistas

A Comissão Política Concelhia do Chega organizou, no dia 1 de dezembro, no auditório da União de Freguesias de Calendário e Famalicão, uma palestra inserida no ciclo de Jornadas Políticas.

O orador convidado foi o jovem estudante de Ciências Políticas, youtuber e influencer, Gonçalo Sousa, que apresentou, por meio de gráficos e números, as consequências das políticas socialistas.

Os participantes puderam também colocar questões e expressar preocupações relativas à «austeridade, inflação, perda de poder de compra, fracas perspetivas de futuro para os jovens portugueses, assim como incertezas económicas constantes» refere, em nota à imprensa, a direção concelhia do Chega.

Neste debate, os presentes foram unânimes em responsabilizar o atual Governo «pelo estado caótico que Portugal atravessa».

Nesta palestra foi possível discutir possíveis formas de combater esta situação «socioeconómica depressiva, debateram-se iniciativas e incentivou-se ao empenho de todos na luta contra o Socialismo que nos conduz inevitavelmente à pobreza», avisa a direção do Chega.

 

Famalicão: Assaltaram a igreja de Brufe e roubaram caixa de esmolas

Na madrugada do passado domingo, a igreja de Brufe foi assaltada, tendo sido roubada uma caixa de esmolas.

Depois de partido um vidro, que permitiu o acesso ao interior do local, o alarme disparou, mas os assaltantes ainda conseguiram retirar uma caixa de esmolas, desconhecendo-se o valor furtado.

A GNR foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência.

Famalicão: Riba d´Ave e FAC derrotados

Na jornada 8 do campeonato nacional de hóquei em patins, disputada ao final da tarde deste domingo, as equipas famalicenses em prova saíram derrotadas dos seus jogos. O Riba d´Ave, no Dragão Arena, com o Porto, por 4-2, e o FAC em Braga, diante do Hóquei Clube local, por 9-5.

Na classificação, o Riba d´Ave-Sifamir é oitavo da classificação, com 9 pontos, mais dois que o FAC que é décimo primeiro, com 7 pontos.

Na próxima quinta-feira, o FAC recebe o Valongo e o Riba d´Ave o Benfica. Os dois jogos estão marcados para as 18 horas.

Foto: Riba d´Ave HC

Clube de Rugby de Famalicão com atletas de alto rendimento

O estágio regional sub-18 da Associação de Rugby do Norte (ARN) decorreu em Famalicão, no passado dia 1 de dezembro, com a participação de seis atletas do Clube de Rugby, quatro dos quais estudam na Escola Camilo Castelo Branco, que possui um Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). Esta unidade propícia ajudas e articulação entre a escola, os clubes e atletas com potencial desportivo.

Os interessados na modalidade podem juntar-se ao CRF, bastando comparecer nos treinos que decorrem à terça e quinta-feira, no campo do GRAL, na freguesia de Avidos e Lagoa.