Famalicão: Centro de Reabilitação Humana Sónia Teixeira celebra seis anos

O Centro de Reabilitação Humana Sónia Teixeira celebra seis anos e vai organizar um evento no dia 12 de março, sábado, sob o tema “Seis anos de bons sentimentos”.

Entre as 9 e as 11 horas haverá dança dos sentimentos, uma sessão fotográfica e pintura facial. Às 11 horas, há ballet com Catarina Azevedo do Conservatório An-Dança e abertura do bolo de aniversário. Encerramento com dança pela Yara. Entre os convidados estará a vereadora Sofia Fernandes.

A festa não impede que a guerra na Ucrânia esteja entre os pensamentos de todos e por isso o Centro de Reabilitação Humana Sónia Teixeira está a receber donativos para os refugiados. Por isso, venha à festa e traga um donativo.

O Centro, situado na Rua Ana Plácido, no Centro Comercial Aro, Lj103, está também a receber tampinhas para ajudar o Gonçalo.

Famalicão: «O país pode deixar de ter os professores que necessita»

O Sindicato dos Professores da Zona Norte e a Câmara Municipal de Famalicão, numa iniciativa conjunta, reuniram os professores e alguns diretores de Agrupamentos de Escolas do concelho de Famalicão, para celebrar o Dia Mundial do Professor.
A cerimónia decorreu, ao final da tarde da passada terça-feira, na entrada do edifício da Câmara Municipal, com intervenções de Artur Silva, da Delegação do SPZN de Famalicão e do vereador da Educação, Augusto Lima,
Artur Silva aludiu à mensagem do Dia Mundial do Professor “A transformação da Educação Começa Com os Professores” tendo referido que “tal como acontece no futebol é bom que o país conte com uma boa seleção de professores”, assinalando o risco, dada a pouca atratividade da carreira docente e a falta de vontade política, de em breve o país deixar de ter os professores que necessita. O facto de 45% dos professores terem um nível etário acima dos 50 anos, «conjugado com o recurso a profissionais que não estão qualificados para o ensino, coloca em causa os desafios que o país enfrenta para a transformação e desenvolvimento», disse o professor.
O vereador, Augusto Lima, referiu que o papel do professor, mais do que nunca, «deve ser valorizado e que os professores não estão a ser devidamente reconhecidos por forma a atrair as novas gerações para o ensino».
O autarca salientou, ainda, o trabalho de articulação que a Câmara Municipal promove com as escolas e com os professores «por forma a que haja um enfoque em tudo o que é prioritário para os alunos». Augusto Lima deu também conta «do maior investimento de sempre na área da Educação, cerca de 28 milhões de euros, um terço da totalidade do orçamento municipal, para que o concelho seja cada vez mais dinâmico e pujante».

Tempo quente continua: Sábado com 30 graus previstos

O tempo quente vai continuar nos próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no concelho de Famalicão os termómetros podem ir até aos 30 graus.

Essa máxima está prevista para esta quinta-feira e sábado.

Pode seguir a previsão ao detalhe aqui

Informação Útil: Recolha de Lixo mantém-se no feriado desta quarta-feira

Neste feriado de 5 de outubro (quarta-feira) o serviço de recolha de lixo irá operar dentro dos horários e rotas habituais, informa a autarquia famalicense.

A população do concelho de Vila Nova de Famalicão pode, por isso, colocar o lixo nos locais para a respetiva recolha.

Famalicão: Mulher com cerca de 60 anos ferida em despiste de carro na N206

Uma mulher, com cerca de 60 anos, ficou ferida na sequência de um despiste automóvel, na N206, em Joane.

O sinistro aconteceu cerca das 06h40, na Avenida da Riopele.

A vítima foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses que asseguraram o transporte para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave está a comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A celebração começou esta terça-feira e prossegue até quinta-feira.

Estão programadas algumas atividades para ajudar e esclarecer eventuais dúvidas a grávidas e puérperas, bem como uma aula de Yoga e massagem para bebés nascidos no CHMA (esta quarta-feira, às 15 horas, na Clínica da Mulher e da Criança), com o objetivo de promover uma maior conexão entre mãe e filho.

«Decidi amamentar, mas não está a correr como esperava» é o tema de uma sessão que decorre na quinta-feira, a partir das 15 horas, na sala de reuniões.

Inscrições através de preenchimento de formulário disponível na página do Facebook Aqui Geramos Sorrisos CHMA

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.