Famalicão: Centro Hospitalar cria Consulta de Plano de Parto

O Serviço de Obstetrícia do CHMA implementou a consulta de Plano de Parto, com vista a melhorar a qualidade dos cuidados de saúde materna e assegurar os direitos das mulheres na gravidez, no parto e no puerpério.

É um projeto em parceria com os centros de saúde, tendo em conta a necessidade de partilha da informação de todas as opões que as gestantes têm ao dispor para o parto.

Mais ou menos elaborado, todas as grávidas criam um plano do que gostariam de ver concretizado e respeitado num dia tão importante como o nascimento de um filho. É um documento flexível, tendencialmente único, que reflete um conjunto de preferências da grávida/ casal para o trabalho de parto, parto e puerpério.

Este é um plano orientador que, em circunstâncias excecionais, poderá ter que ser contornado, sempre que forem necessários outros procedimentos para salvaguarda da saúde da mãe e recém-nascido.

O CHMA informa que as grávidas vigiadas no exterior devem ser orientadas para a consulta de Plano de Parto entre as 30 – 32 semanas, através do pedido Alert P1 ou Requerimento de Consulta a Tempo e Horas; as grávidas vigiadas no CHMA apenas necessitam de confirmar o interesse para serem orientadas para a consulta.

Portugal: Muitos hotéis perto de esgotar no Natal e Ano Novo

A um mês do natal, já há hotéis totalmente lotados para o natal e ano novo.

Segundo a imprensa nacional, a subida de preços não está a por travão na procura das unidades hoteleiras nesta época do ano.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), em declarações ao JN, diz que os hotéis da região contam um número de reservas “interessante”, com uma taxa de ocupação na ordem dos 70% para o réveillon, e de 50% para o Natal.

É expectável que os números venham a ultrapassar os registados em 2019. Mais de metade das reservas são de mercados externos, com destaque para o espanhol, francês, norte-americano e brasileiro.

Famalicão: EARO com bons resultados no nacional de Corta-Mato Longo

No campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, disputado na manhã deste domingo, na cidade de Amora, os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira conseguiram bons desempenhos

Em juvenis, Ana Faria foi sétima e Leandro Gonçalves terminou no décimo terceiro lugar. Francisco Rodrigues e João Rodrigues conseguiram, respetivamente, iguais classificações em juniores.

Em seniores participaram Rui Oliveira e Nélson Oliveira, contribuindo também, com bons resultados.

PJ deteve em Famalicão homem de 28 anos que violou menor de 16 numa discoteca

Um homem de 28 anos foi encontrado e detido pela Polícia Judiciária, em Famalicão, depois de no início de outubro ter violado uma jovem de 16 anos, numa discoteca de Ourém, no distrito de Santarém.

Segundo avança o Jornal de Notícias, a violação terá acontecido na zona das casas de banho do estabelecimento de diversão noturna. O homem, de nacionalidade brasileira e operário de construção civil, conseguiu escapar dos funcionários da discoteca que tentaram travar a sua fuga.

O autor do crime, ter-se-á deslocado na mesma noite para casa de familiares em Vila Nova de Famalicão, onde acabou por ser detido. Foi presente a tribunal e vai aguardar julgamento no estabelecimento prisional.

Famalicão: Meia Maratona de 2023 será em outubro

A edição 2023 da Meia e Mini Maratona de Famalicão será disputada no mês de outubro. A novidade foi avançada por Jorge Teixeira, diretor-geral da Runporto. No final da prova que se disputou na manhã deste domingo, o dirigente deu conta desta novidade, acreditando que o novo percurso, acrescido da prova de 10km, será um chamariz para que mais atletas venham correr na prova famalicense.

Nesta edição, Hélio Gomes (Sporting) e Dulce Félix (Benfica) foram os vendedores da Meia Maratona de Famalicão. Na prova dos 10km, uma novidade, Hugo Daniel Santos (Salgueiros) e a famalicense Jéssica Pontes (Team El Comandante) cortaram a meta em primeiro lugar. A chuva intensa que caiu durante a prova não afastou os cerca de 2700 atletas.

Famalicão: Ana Marinho é vice-campeã nacional

A atleta famalicense Ana Marinho sagrou-se, na manhã deste domingo, vice-campeã nacional de corta-mato longo. Na prova disputada na cidade de Amora, a atleta do S. Salvador do Campo, mostrou o seu bom momento de forma.

O Corta-Mato Cidade de Amora, que vai na 32.ª edição, decorreu em simultâneo com o 99.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, prova que serviu de observação dos atletas para o Campeonato da Europa, com Ana Marinho a reunir, atualmente, todas as condições e resultados para ser chamada.

 

Maia – Trofa – Famalicão: Novas imagens do avanço das obras na variante à N14

A Infraestruturas de Portugal divulgou novas imagens dos trabalhos na construção da Variante à EN14, entre o Nó com a Via Diagonal (Maia) e a Rotunda da Interface Rodoferroviário da Trofa. Recorde-se que a requalificação da EN14 no limite Sul do concelho de Vila Nova de Famalicão foi concluída em julho de 2019.

Com um investimento de cerca de 32 milhões de euros, a obra corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros, com um perfil transversal tipo 1×1 vias, iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviário da Trofa já existente.

A empreitada envolve a construção de quatro Viadutos e uma Ponte:
– Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho, com 374 metros;
– Viaduto de Vilares, com 264 metros;
– Viaduto das Covas, com 180 metros;
– Viaduto sobre o Vale de S. Roque, com 472 metros;
– Ponte sobre o Rio Trofa, com 750 metros.

Porto Canal