Famalicão: Centro Social de Avidos vai recorrer de condenação do Tribunal da Relação de Guimarães

O Centro Social e Paroquial de Avidos vai recorrer da decisão do Tribunal da Relação de Guimarães, conhecida nos últimos dias, que envolve também o presidente daquela IPSS.

Em comunicado, a instituição informa que irá apresentar recurso por “discordância com a interpretação e ação da Segurança Social”, reafirmando que “todos os valores envolvidos foram aplicados em serviços aos utentes das respostas sociais” e que nenhum membro da direção usufruiu de qualquer cêntimo de forma indevida.

Recordamos que o acórdão deu como provado que, entre janeiro de 2013 e setembro de 2019, o Centro Social e Paroquial de Avidos e o seu diretor, o padre Manuel António Lopes, prestaram declarações falsas à Segurança Social para receberam comparticipações a que não tinham direito.

Nessas declarações constavam nomes de utentes que nunca frequentaram os serviços do centro, outros que usufruíam de menos serviços do que os descritos e ainda nomes de pessoas já falecidas. O Tribunal apurou que a fraude chega a 275 782 euros.

O Centro Social e Paroquial de Avidos terá de pagar uma multa de 4.500 euros e o presidente da IPSS, o pároco Manuel António Lopes, foi condenado a três anos de prisão, com pena suspensa, se pagar 45 mil euros. Os arguidos terão ainda de indemnizar a Segurança Social em 499 mil euros, com juros.

 

7 Comments

  1. É muito triste estas situações!
    A Segurança social a pagar tanto dinheiro aos Centros Sociais por cada Utente, que vêem referenciados de lá e serem discriminados. Se tinham direito a 3 higienes por dia, porque só lhes faziam uma? E recebiam tanto dinheiro.
    Tudo vai do bom senso de cada um.
    São pessoas e não objectos.

  2. Lucia Silva mesmo, o pior é que continua nas mesmas funções que ex para os jovens que andam onde ele deveria ser ex maior 🥲, segundo ex funcionárias foram despedidas por levar para casa sobra de comida que iria para o lixo e ele continua nos mesmos cargos é o país que temos🥲.

    Mas parece que virou moda e como notícia deste mesmo jornal as leis não são iguais para todos (APPACDM fecha em Famalicão depois de penhora que também não permite pagar salários) que tanta falta deve fazer a este pais.
    E mais as notícias dizem que prestaram declarações falsas e ponto, agora que o valor fui utilizado para os idosos, isso são outros quinhentos, mas pelos vistos todos pagam e bem para lá entrar 🥲🥲🥲🥲

  3. Os padres também são ladrões e corruptos eu pensava que não este país está bem fudido

Deixe um comentário

Multidão enche recinto para ver os Calema em Mogege

Foi uma verdadeira enchente a que se viveu na noite deste sábado, em Mogege, Vila Nova de Famalicão. Milhares de pessoas marcaram presença no recinto das Festas de Santa Marinha para assistir ao muito aguardado concerto dos Calema.

A dupla subiu ao palco às 22h00 e rapidamente conquistou o público com os seus maiores sucessos, num espetáculo cheio de ritmo, emoção e muita energia. Como prometido pela organização, foi uma atuação vibrante, que pôs toda a gente a cantar e dançar do início ao fim.

Nem a chuva que se fez sentir durante a noite foi capaz de desmobilizar a multidão, que se manteve firme e entusiasta até ao último minuto. No final do concerto, os Calema agradeceram emocionados pela calorosa receção e carinho do público que nem o mau tempo afastou.

Já chove em Famalicão: Tempo instável durante este domingo

A chuva está de regresso à região, conforme adiantaram a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Este será um cenário que se deve manter até ao final da tarde deste domingo.

O sol deverá regressar em pleno na quinta-feira, com os termómetros a chegarem aos 30 graus.

Para este domingo e segunda-feira a temperatura não deve ir além dos 23 graus.

Famalicão: Hugo Azevedo leva seleção nacional a mais um título europeu

Ao final da tarde deste sábado, a seleção nacional sub-17 de hóquei em patins sagrou-se campeã da Europa. Trata-se do segundo título consecutivo sob a liderança do treinador famalicense Hugo Azevedo.

Na final, em Gujan-Mestras, França, vitória sobre a Espanha, no desempate por penáltis, após empate 2-2.

Hugo Azevedo é natural de Delães, fez grande parte da sua carreira no Riba d’ Ave e é o atual treinador da Juventude Pacense.

Padre Francisco Carreira homenageado na peregrinação a Lemenhe

A comunidade de Vila Nova de Famalicão prepara-se para prestar homenagem ao arcipreste local, padre Francisco Miguel Carreira, este domingo, durante a peregrinação ao santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe.

A distinção acontecerá no decorrer da eucaristia campal, agendada para as 11h00, e pretende assinalar o contributo do sacerdote ao longo dos últimos anos à frente do Arciprestado.

Em agosto, o padre Francisco deixará funções para rumar a Roma, onde dará continuidade aos seus estudos teológicos, por proposta do Arcebispo de Braga.

A homenagem insere-se no encerramento das festividades em honra da Senhora do Carmo, que decorrem desde o dia 11 de julho.

Famalicão: Três feridos em colisão entre três carros na N206 (Vermoim)

Três pessoas ficaram feridas, ao início da noite deste sábado, na sequência de uma colisão a envolver três veículos, em plena N206, na freguesia de Vermoim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 20h00 e para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses.

As vítimas, com ferimentos ligeiros, foram encaminhadas para o hospital local.

Famalicão: Ana Marinho “muito feliz” pelo desempenho nos Europeus de Atletismo

Nos Europeus de Atletismo sub-23, Ana Marinho alcançou um excelente resultado nos 10 mil metros. Na Noruega, ao final da tarde desta sexta-feira, a famalicense terminou em nono lugar com 34m02s20”, muito perto do seu recorde pessoal (34.00,99).

No final da prova, Ana Marinho disse estar “muito feliz. Um dos maiores objetivos que tinha era estar aqui e tentar mostrar que valia esta marca, tentar aproximar-me do meu recorde pessoal e numa boa prova, quem sabe, batê-lo, e estou contente por entrar no top-10.” Acrescenta que tentou baixar os 34 e chegar aos 33 minutos, “mas estive muito tempo sozinha e acaba por ser duro”, referiu a atleta no final da sua prova.