Famalicão: Centro Social de Bairro alarga capacidade de resposta com 870 mil euros do PRR

O Centro Social de Bairro vai alargar o edifício para duplicar a resposta aos utentes com deficiência, contando com um apoio do PRR, no valor de 870 mil euros. Trata-se do alargamento e requalificação de salas do antigo centro de atividades ocupacionais dos jovens com incapacidades.

A instituição de Bairro, uma das mais antigas do concelho, já dá apoio a 30 jovens e adultos com incapacidades, mas com este novo edifício, vai duplicar a capacidade do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, sendo que alguns dos novos utentes já vão participando em atividades da instituição.

A diretora do Centro Social de Bairro, Ana Maria Silva, fala de um «projeto importantíssimo» para dar resposta a uma lista de espera muito grande da parte destes utentes.

Agora, e uma vez o projeto aprovado, será lançado o concurso público para obra projetada, estimando-se a sua conclusão em meados e 2024. É conhecido que o PRR tem datas muito apertadas.

Na sua totalidade, o projeto é de um milhão e duzentos mil euros, o que significa que a instituição terá que comparticipar com uma fatia do orçamento. A diretora do Centro Social de Bairro diz que um próximo passo será, assim, a procura por mais apoios financeiros.

A instituição de Bairro vai, ainda, lutar por apoio da Segurança Social para a frequência destes utentes.

Recorde-se que este Centro Social tem várias valências, da infância aos seniores, incluindo os portadores de deficiências que usufruem de uma quinta pedagógica, onde contactam com animais, com a natureza, cultivam legumes e se capacitam para esta área da agricultura.

3 Comments

  1. Watch Chris, büyük bir horoz ile yakışıklı erkek Asyalı twink’imiz Javey gibi
    sevimli Asyalı erkekleri prezervatifsiz sikmek için büyük aletini kullanmayı seviyor.
    at XXXDan! Chris, our handsome masculine Asian twink with
    a big cock loves to use his big tool to fuck cute Asian guys like Javi.
    bareback Javi seems to enjoy gagging on big cocks because it doesn’t
    stop him from taking.

  2. Grup ilişki İtalyan erotik filmi izle. Güzel ve seksi bir bekar kadın olan Isabelle, kocasından ayrıldıktan sonra gönlüne göre ilişkiler yaşamaya başlar.
    Her gece bir erkekle yatan kadın, artık kendisine tek erkeğin yetmediğini fark eder ve parkta oturan iki erkeği birden evine almayı teklif eder.
    Kutsal Suçluluk (1999.

Deixe um comentário

Famalicão: Agride ex-mulher e fica com pulseira eletrónica

A GNR de Joane deteve um homem de 52 anos por violência doméstica. Na sequência de uma denúncia, os militares deslocaram-se ao local e detiveram em flagrante o suspeito que proferiu ameaças à vítima com recurso a uma arma branca. A ex-companheira de 40 anos foi alvo de violência física e psicológica.

O crime aconteceu a 4 de outubro e dois meses depois, dia 5 de dezembro, o homem foi presente no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão tendo-lhe sido aplicada a proibição de contacto com a vítima por qualquer forma e proibição de aproximação num raio de 500 metros, através do controlo por pulseira eletrónica.

Famalicão: Dia Internacional do Voluntariado assinalado com medalhas e novos voluntários

A Associação do Voluntariado Hospitalar assinalou, no dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado com uma eucaristia, na capela do hospital, celebrada pelo padre Vítor.

No final, teve lugar uma palestra subordinada ao tema ” Voluntariado – sinal de esperança”, proferida por Guilherme Abreu. Neste dia, e como é habitual, em reconhecimento pela entrega e altruísmo, a associação distinguiu os associados que fazem voluntariado há 20 e 10 anos com uma medalha comemorativa. Fizeram o seu compromisso seis novos voluntários que completaram o estágio. O dia terminou com um almoço de convívio.

Neste encontro, durante o qual foi manifestado o valor dos voluntários como agentes de proximidade e humanização junto dos mais fragilizados, marcaram presença o novo Conselho de Administração, presidido por Luís Vales; a vereadora do Voluntariado, Susana Pereira; Manuel Ribeiro e Diamantino Rodrigues, da Associação de Dadores de Sangue; e Laura Araújo, presidente da Novo Rumo Associação de Professores.

 

Famalicão: Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho

Este ano, o Prémio Januário Godinho, criado pelo município de Famalicão, distinguiu a reabilitação da Quinta das Águas, um projeto a cargo do Atelier – Spaceworkers S.A.

O júri destacou que «a obra da Quinta das Águas é a que mais corresponde ao pretendido pelos critérios de avaliação, dado o seu rigor construtivo, qualidade dos materiais e coerência da linguagem arquitetónica, sem se sobrepor ao edifício existente».

Trata-se da requalificação de uma propriedade do século XIX, que corresponde à recuperação integral da Casa Térrea e Torre, da garagem de serventia e da construção de um novo pavilhão de verão, com o objetivo de valorizar o património existente, melhorar o conforto e reforçar a relação entre arquitetura, luz e paisagem.

Desta forma, o espaço passa a contar com amplas áreas sociais no piso térreo, várias suites distribuídas pela casa principal e torre, sala de estar, sala de jantar, cozinha, arrumos, lavandaria, garagem, além de espaços de lazer como sala de cinema, balneários de apoio à piscina, áreas técnicas e um pavilhão transparente voltado para os espelhos de água.

O prémio, que visa reconhecer a qualidade das intervenções de reabilitação do património edificado no concelho, será entregue no dia 15 de dezembro, segunda-feira, pelas 18h00, nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

O Prémio Januário Godinho é atribuído por um júri presidido pela Direção do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística e constituído por um representante ou elemento designado da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (DCT); da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos Portugueses (OA); da Ordem dos Engenheiros, Região Norte (OE); da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN); da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) e da Universidade Lusíada — Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão — Faculdade de Arquitetura e Artes.

Recorde-se que o Prémio Januário Godinho foi criado pelo município em 2017 e tem como objetivo promover a salvaguarda e valorização do património construído e dar visibilidade às boas práticas de reabilitação urbana. A distinção deste ano reforça o compromisso do município com intervenções que preservem a identidade arquitetónica famalicense, em linha com o legado de Januário Godinho, arquiteto marcante na história de Vila Nova de Famalicão e autor do projeto dos Paços do Concelho.

Famalicão: Gustavo Sá é o segundo melhor médio de novembro da I Liga

O jogador do FC Famalicão foi considerado o segundo melhor médio do mês de novembro, atrás de Hjulmand, do Sporting, segundo votação dos treinadores, que venceu o prémio ‘Hey Doc’ da Liga Portugal Betclic, com 19.05 por cento.

Gustavo Sá recebeu 14,29 por cento, à frente de Zalazar, do SC Braga, com 12,7 por cento.

Famalicão: Venda de bilhetes para a receção ao Estoril

Três semanas depois, o Futebol Clube de Famalicão volta a medir forças com o Grupo Desportivo Estoril Praia, desta feita para a décima quarta jornada da I Liga.

Depois de ter eliminado o seu adversário da Taça de Portugal, partida que se disputou no Estádio António Coimbra da Mota, as duas equipas encontram-se na tarde de domingo, a partir das 15h30, no Estádio Municipal. Os bilhetes estão à venda, sob as seguintes condições: sócios – 5 euros, com a quota 11 regularizada, para a Bancada Placard.pt; público: 10 euros
A venda de bilhetes decorre na Loja Oficial ou em smartfan.pt; é obrigatória a apresentação do cartão de sócio para aceder ao Estádio Municipal. Apenas os lugares anuais são transmissíveis
No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 13h30

Famalicão: Bombeiros combateram as chamas numa lavandaria, esta madrugada

Na madrugada desta terça-feira, um incêndio deflagrou na lavandaria na freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão. O alerta para a rua Gomes Leal surgiu por volta das 02h17 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses, que em conjunto combateram as chamas.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais. A causa do incêndio ainda está por apurar.