
As obras de reunificação das valências do Centro Social da Paróquia de Esmeriz, para as tornar mais acolhedoras e, sobretudo, acessíveis, já decorrem e devem estar concluídas até ao final deste ano. O investimento ascende a 150 mil euros, tendo o financiamento comunitário assegurado na sequência da aprovação de uma candidatura.
Durante o período de obra, está garantido normal funcionamento desta Instituição Particular de Solidariedade Social, mediante uma parceria estabelecida entre a Paróquia, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, que adaptou o equipamento paroquial, situado nas imediações, para albergar as crianças que frequentam as várias valências da instituição.
O Centro Social da Paróquia de Esmeriz, em funcionamento desde 2001, é uma IPSS que presta apoio às famílias e comunidade na área da infância e terceira idade, através das respostas sociais da Creche, Pré-escolar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Atualmente acolhe cerca de uma centena de crianças e meia centena de seniores.