Famalicão: CEVE edita publicação com a história e o impacto da sua política de responsabilidade social

A Cooperativa Elétrica do Vale d´Este, a comemorar 90 anos de existência, acaba de editar uma publicação que retrata a história, o impacto e o alcance da sua política de responsabilidade social na empresa e na comunidade da sua área de concessão.

No eBook, Ceve Solidária, pode conhecer um pouco dos valores, missão e o impacto social da Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este, que tem sede na freguesia do Louro.

Mau tempo: Chuva forte coloca região em aviso amarelo este domingo à tarde

Os distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo são alguns dos que, na tarde deste domingo, vão estar com aviso meteorológico amarelo devido à previsão de chuva forte.

Segundo o IPMA, o aviso meteorológico entra em vigor às 12h00 e deverá manter-se até às 18h00.

Pode acompanhar a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Colisão entre automóveis no túnel da Av. Marechal Humberto Delgado

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses e Famalicão foram acionados, na noite deste sábado, para uma colisão automóvel no túnel da Avenida Marechal Humberto Delgado, em Famalicão.

O sinistro aconteceu poucos minutos depois das 20h00 e obrigou ao corte do trânsito num dos sentidos.

Não há, ainda, informação sobre eventuais feridos.

Famalicão: Daniela e Mafalda são campeãs nacionais

Daniela Lopes e Mafalda Mesquita sagraram-se, este sábado, campeãs nacionais na distância de 5km.

Daniela no escalão sénior e a Mafalda em juniores. Os títulos das nadadoras do GD Natação foram conseguidos nos Nacionais de Longa Distância que decorreram no Complexo Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.

Famalicão: Nacional 206 e nó da A7 são exemplos «da ausência de investimento de oito anos de governação socialista»

A candidatura da Aliança Democrática manifestou a sua preocupação pelos «fortes condicionamentos ao nível das acessibilidades» no distrito. Hugo Soares fala de um «flagelo diário que afeta tanto as cidades como os concelhos mais rurais». Acresce a este cenário, as queixas de vários autarcas «pela falta de manutenção das estradas».

Uma das vias que o cabeça de lista da AD aponta é a Nacional 206, que liga Famalicão a Guimarães, e que já “obrigou” ao lançamento de uma petição pública a reclamar a requalificação da estrada.

«É extremamente penalizador para o distrito esta ausência de investimento estratégico nos oito anos de governação socialista, inviabilizando a ampliação de uma rede viária capaz de responder às necessidades crescentes das populações, das empresas e das potencialidades de desenvolvimento do território», lamentou Hugo Soares. Nestas declarações, proferidas numa ação de campanha em Celorico de Basto, incluiu outras vias, como a falta de reposta relativamente à construção do Nó da A7, na zona de Fradelos e Balasar, nos limites dos concelhos de Famalicão e Póvoa de Varzim.

O candidato da AD considerou que «o poder político tem de priorizar as acessibilidades» e fala numa emergência «que está a ganhar contornos dramáticos face à incapacidade de atuação do atual governo e das estruturas da administração central». Hugo Soares lembrou que é o atual candidato a primeiro-ministro pelo PS «que tutelou o Ministério das Infraestruturas, autointitulando-se de ‘fazedor’, quando afinal, no terreno, não há obra feita».

Famalicão: Centro Social e Paroquial de Brufe promove semana de interação com a comunidade

O Centro Social e Paroquial de São Martinho de Brufe promove, a partir da próxima segunda-feira, a décima segunda edição da Semana T. Trata-se de um momento celebrativo da instituição e da comunidade que serve e que vai começar às 10h30, com uma sessão de movimento intergeracional, seguindo-se, às 11h15, os parabéns à “Casa de Todos”, assim é conhecida a instituição.

As atividades e iniciativas para utentes e familiares da instituição, bem como para toda a comunidade prosseguem na tarde de terça-feira, às 15 horas, com uma sessão de Yoga. Já na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, às 11 horas, decorre um atelier de lanches saudáveis para, de tarde, às 15 horas, ter lugar uma nova sessão de yoga. No dia seguinte, 1 de março, às 15 horas, há um concurso popular com a participação de instituições convidadas.

O momento alto é o Dia de Ação de Graças, a 3 de março, com a eucaristia às 9h45, na Igreja Paroquial, e o serviço de refeição solidária para angariar fundos. Em modo take away há Papas de Sarabulho e Lombo Assado. As encomendas devem ser feitas nos serviços administrativos (252 501 900) ou através do telemóvel 96 879 06 26, até ao dia 29 de fevereiro (quinta-feira).

Famalicão: Dois feridos em incêndio habitacional na freguesia de Vale S. Martinho

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde deste sábado, na sequência de um incêndio habitacional na freguesia de Vale São Martinho, em Famalicão.

As duas vítimas, com ferimentos ao nível de uma mão e por inalação de fumos, não tiveram necessidade de ser transportadas ao hospital.

O fogo terá deflagrado num anexo de habitação, num local onde estava armazenada lenha.

O alerta aos bombeiros chegou às 15h00.