
Apesar dos constrangimentos da pandemia, a Escola Profissional CIOR continua a privilegiar a mobilidade dos alunos no âmbito do Programa Erasmus+. Deste modo, seis alunos finalistas do curso Técnico Auxiliar de Farmácia encontram-se a realizar um estágio de dois meses em farmácias na cidade de Gandia, na província de Valência, Espanha, com base numa parceria em vigor entre a CIOR e o IES Tirant Lo Blanc.
Há outro grupo de alunos recém-diplomados pela CIOR, com os cursos de Mecatrónica Automóvel e Animação Sociocultural, que estão a realizar estágios em empresas de Bilbau, Espanha e Malta.
«A todos os alunos da CIOR, no decorrer do seu percurso formativo e mesmo após concluírem os seus cursos, é dada a oportunidade de frequentarem um estágio em prestigiadas empresas e instituições europeias», afirma Paula Pereira, da direção da Escola. Esta responsável refere ainda que estas dinâmicas são extremamente importantes para os alunos se «confrontarem com diferentes contextos profissionais, metodologias, experiências, vivências, capacidade de organização, sentido de responsabilidade e boas práticas/vivências de cidadania europeia».
Ainda no âmbito da mobilidade, cinco professores do Liceul Tehnologic de Electrotehnica Si Telecomunicatii de Constanta, Roménia, encontram-se na CIOR, durante duas semanas, para abordarem aspetos relacionados com métodos de ensino em tempos de pandemia, base de dados para aulas e trabalhos laboratoriais online e impressão 3D.