O CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário inaugurou, esta segunda-feira, o novo Digital Skills Learning Center, disponível para a formação. Os alunos passam a ter disponível uma nova plataforma e-learning, uma sala híbrida para formatos diferenciados de formação, um estúdio de gravação, uma sala “agile” que fomenta a inspiração e a criação, uma sala de experimentação tecnológica, novas soluções que trazem maior flexibilidade e dão resposta a necessidades diferenciadas à comunidade têxtil. Inclui ainda uma assistente virtual (a Mara).
António Braz Costa, Diretor Geral, relembrou com isto que a inteligência artificial vai muito além do chatGPT e reforçou que esta tecnologia vai revolucionar a forma de fazer negócios, também neste setor, sendo que ainda se está longe de perceber o alcance e impacto da mesma.
O presidente do centro tecnológico, António Amorim, deixou claro que «são necessárias novas competências e novas abordagens de formação para dar resposta aos grandes desafios que o setor têxtil e vestuário enfrenta».
Elsa Faria, responsável pela Academia CITEVE, foi a guia pelos novos espaços e novas tecnologias que passam agora a fazer parte do leque de oferta de formação.
Augusto Lima, vereador da Câmara Municipal de Famalicão para as áreas da Economia, Educação e Empreendedorismo, falou do ecossistema e das diferentes iniciativas que fomentam a inovação, qualificação e digitalização e das sinergias que existem entre os diferentes centros de serviço no Município, relembrando o investimento recentemente anunciado pela autarquia de cerca de 47 milhões de euros para edução e formação.