
O primeiro Roteiro Empresas do CLDS 4G/ Comunidades Incubadoras decorreu na passada semana, em Ruivães, na Pastelaria Limonete. O momento teve a participação de algumas empresas e associações de pais daquela CSIF- Comissão Social Inter-Freguesia, bem como daa representante da FECAPAF-Federação Concelhia de Associação de Pais
Neste encontro informal, que contou com o vereador da Economia e Educação, Augusto Lima, e do presidente da CSIF daquela zona, Duarte Veiga, pretendeu-se reunir empresários, associações de pais, pessoas em situação de desemprego e agentes da comunidade no sentido de se promover uma reflexão em torno do tema da Empregabilidade, Seleção e Retenção de Talento no Território.
Foram identificados os perfis profissionais urgentes de recrutamento e promover a (re)aproximação de pessoas em situação de desemprego com o mundo laboral, sendo referido que a vocação profissional das crianças e jovens é um processo de construção que decorre ao longo da vida e no qual os pais e a escola têm um papel determinante.
O vereador Augusto Lima deu conta da importância da ligação do tecido empresarial à comunidade tendo por base o território e a preocupação por integrar as empresas no espírito da comunidade. O titular da pasta da Economia e Educação, alertou para a «necessidade de melhor conhecermos os desempregados da comunidade e permitir a aproximação destes com as empresas do território». Disse, ainda, que é importante que a procurar de emprego aconteça próxima da área de residência, numa lógica de assegurar a retenção de talentos, a coesão social e compromisso comunitário, aspetos muitos valorizados durante este encontro.
Duarte Veiga falou do desafio que é seduzir os jovens para os perfis profissionais em falta no mercado de trabalho, apostando-se num «marketing pessoal por forma a desconstruir preconceitos relativos a terminadas profissões».
A Termofilm, Guri – Eletricidade, Sinovir, Telesantana e a CM Soks foram algumas das empresas presentes nesta iniciativa.