Famalicão: CNE de Ruivães com novas portas abertas para mais 50 anos

No ano em que celebra 50 anos de atividade, o Agrupamento 444 do CNE, em Ruivães, abriu as portas de uma nova casa. Desde 2016 que a antiga adega da Quinta de Rebordelo, edifício que estava em ruínas, estava a ser recuperada pelo agrupamento de escuteiros e transformada num edifício com várias salas e equipamentos que são, agora, a nova sede que foi inaugurada este domingo.

O espaço foi cedido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e todos os trabalhos de recuperação e adaptação do edifício foram feitos pelos escuteiros ao longo dos últimos anos. «É a concretização de um sonho e uma obra que resulta do trabalho feito pelas nossas mãos, bem ao jeito do espírito escutista que, com o apoio das diferentes instituições e do esforço financeiro que fizemos, se tornou realidade», vincou Duarte Veiga, dirigente do corpo de escuteiros e autarca da freguesia.

A sede integra um espaço que permite a realização de diversas atividades escutistas e para onde está projetado o futuro parque de lazer da freguesia, projeto elogiado pelo presidente da Câmara na inauguração. Mário Passos fala de um edifício «que tem todas as condições para o movimento escutista promover as atividades dirigidas às crianças e jovens que integram o agrupamento, num espaço que tem projetado o futuro parque de lazer, um enquadramento perfeito para o que são as atividades dos escuteiros».

Foi precisamente nos terrenos em frente à nova sede que Mário Passos plantou a “Árvore da Liberdade”, um ato simbólico que assinala os 50 anos do 25 de Abril. «Estou certo de que esta árvore perdurará no tempo, regada pela energia da juventude do movimento escutista», disse o presidente da Câmara Municipal.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: Calema atuam esta noite nas Festas de Santa Marinha em Mogege

É já esta noite, às 22h00, que a dupla Calema sobe ao palco das Festas de Santa Marinha, em Mogege, Vila Nova de Famalicão.

O concerto é o grande destaque das festas, que decorrem até domingo, com três dias dedicados à música, à tradição e à animação popular. A organização promete um espetáculo vibrante, “que vai pôr toda a gente a cantar e dançar”.

Os bilhetes estão disponíveis online.

Festival Arrebita arrancou este sábado em Famalicão com sabores de todo o país a 7,5€

O Festival Arrebita Portugal estreou-se este sábado, 19 de julho, em Vila Nova de Famalicão, depois de passar por cidades como Portimão, Idanha-a-Nova e Santiago do Cacém. O evento decorre durante este fim de semana, no Mercado Municipal, entre as 12h e as 23h, com entrada gratuita.

Com 30 chefs de várias regiões do país, o Arrebita traz dois dias dedicados à nova cozinha portuguesa, com pratos a 7,5 euros, servidos em ambiente de festa, ao ar livre. A edição famalicense dá destaque a chefs do Norte, mas conta também com cozinheiros de Lisboa, Alentejo, Trás-os-Montes e Algarve.

Além das iguarias, há show cookings, animação de rua, DJs e atividades para crianças, num evento pensado para todos os públicos e com forte ligação aos produtos locais.

Jorge Bruno Lobo é o candidato da CDU à União de Freguesias de Famalicão e Calendário

Foi com confiança e entusiasmo que a CDU apresentou Jorge Bruno Lobo como candidato à União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário. A sessão decorreu no auditório da Junta de Freguesia, na passada quinta-feira.

Operário na Continental/Mabor e dirigente sindical, Jorge Lobo, de 47 anos, quer devolver à CDU um eleito na assembleia de freguesia e reforçar a sua votação. Defende uma política mais próxima das populações e propõe um referendo para a desagregação das duas freguesias, alegando dificuldades na resposta às necessidades locais devido à dimensão e dispersão do território.

Entre as propostas da candidatura estão também a criação de parques florestais protegidos e a construção de um pavilhão multiusos junto à EB 2,3 Dr. Nuno Simões.

A sessão contou com a presença de Sílvio Sousa, candidato da CDU à Câmara Municipal, que destacou a importância do projeto e da equipa liderada por Jorge Lobo.

Famalicão: Tiago Pereira salta para a final do triplo salto nos Europeus de Atletismo

Ao final da manhã deste sábado, na Noruega, o famalicense conseguiu 16.05 no triplo salto e reservou um lugar na final dos europeus de atletismo sub-23, que se disputam até este domingo.

A marca alcançada por Tiago Pereira é um novo recorde pessoal.

O atleta, em representação de Portugal, já tinha participado no salto em comprimento, terminando em 20.º lugar, com 7,30 metros.

Famalicão: GD Joane vai encarar cada partida na pró nacional como uma final

O Grupo Desportivo de Joane avança para a nova época desportiva com uma “revolução” dentro de portas. Da época passada (Campeonato de Portugal) ficaram 10 jogadores e para a nova temporada (pró nacional da AF Braga) já foram contratados oito atletas, aguardando-se mais alguns reforços para atacar um dos campeonatos «mais competitivos das últimas épocas». É esta a opinião do treinador, também ele novo no clube (José Manuel Teixeira), que é partilhada por Nuno Oliveira, o diretor desportivo.

O plantel apresentou-se na manhã deste sábado para preparar a participação na principal prova da AF Braga. O desafio «é olhar para cada jogo como uma final. Estamos ainda numa fase muito embrionária e não vou, agora, anunciar objetivos, porque esse seria o maior erro», avisa José Manuel Teixeira.

O treinador reconhece as dificuldades que aí vêm. «Há quem diga, e com razão, que estamos num minicampeonato de Portugal, com equipas muito apetrechadas», mas vai avisando que «dentro daquilo é a história do Joane vamos construir uma equipa competitiva. Nesta fase temos que perceber que há uma restruturação muito grande e, doravante, há que assimilar processos e conceitos. O que vamos pedir aos jogadores é que sejam o reflexo de um clube que tem uma alma imensa. E pedimos aos adeptos que nos ajudem a alavancar aqueles que são os nossos objetivos. Seremos aplicados e ponderados, sempre na luta e nunca abdicando de um lugar cimeiro na classificação».

Do plantel e do que falta para fechar, José Manuel Teixeira fala de «critério» nas escolhas. «Estamos a tentar contratar bem. Fomos buscar jogadores talentosos que vão mostrar que têm competências para jogar nesta divisão».

O diretor desportivo, Nuno Oliveira, refere que o clube está no “mercado” para contratar mais dois reforços e que vai olhar para a formação para fechar o grupo de trabalho para 25/26.

Sobre objetivos, não esconde que a grandeza do Joane «obriga-nos a olhar para a competição de forma muito positiva, sabendo que será um campeonato muito difícil. Estamos esperançados em fazer um bom trabalho», porque «o nosso compromisso é olhar para os lugares cimeiros da tabela. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer e temos que estar unidos naqueles que são os nossos objetivos. Vamos ser competitivos a cada jogo e nada adianta olhar para a frente, porque o caminho é para se fazer a cada partida».

Carlos Dias (ex-S. Cristóvão), Ricardo Ferreira (ex-Arões), Pedro Pacheco (ex-Ronfe), Maga (ex-Vilarinho), André Alves, Carlitos, Lousada e Carlos Durães (todos ex-Torcatense) são, para já, os reforços.

Da época passada continuam Ferreira, Diogo Ribeiro, João Ferreira, Pinto, Vitinha, Barreto, Miguel Silva, Barbosa, Rui Jorge e Correia (ex-júnior).

José Manuel Teixeira é líder da equipa técnica, que tem como adjuntos Miguel Ricardo Faria, Ismael Sousa e Pedro Miguel Carvalho (treinador de guarda-redes).

Sábado e domingo com previsão de chuva

A chuva parece estar de regresso este fim de semana, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a informação disponível, os primeiros aguaceiros deverão começar a cair na região na noite deste sábado, mantendo-se até, pelo menos, ao início da tarde deste domingo.

As temperaturas na região não vão ultrapassar os 23 graus.