
As comemorações dos 50 anos da conquista da liberdade começaram no passado fim de semana, com o colóquio “De Famalicão para o Mundo: O 25 de Abril de 1974 – Significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão”, que teve lugar na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Este tema é, também, plasmado na exposição fotográfica de Alfredo Cunha, “25 de abril de 1974. Quinta-feira”, que está patente na Praça – Mercado Municipal.
A exposição, que é composta por fotografias captadas quando ainda era um jovem fotógrafo amador, está patente até dia 30 de maio e contém imagens tiradas no dia da Revolução dos Cravos.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, marcou presença na inauguração desta mostra e elogiou o trabalho fotográfico que «é uma narrativa visual de um dos dias mais importantes da História de Portugal».
O Município está, em articulação com a Comissão Nacional, a preparar para 2024 uma programação para celebrar o 50.º aniversário da conquista da Liberdade com a valorização dos momentos mais significativos do processo que permitiram a consolidação democrática em Portugal.