Famalicão: Colóquio e exposição do fotógrafo Alfredo Cunha marcam início dos 50 anos da Revolução de Abril

As comemorações dos 50 anos da conquista da liberdade começaram no passado fim de semana, com o colóquio “De Famalicão para o Mundo: O 25 de Abril de 1974 – Significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão”, que teve lugar na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Este tema é, também, plasmado na exposição fotográfica de Alfredo Cunha, “25 de abril de 1974. Quinta-feira”, que está patente na Praça – Mercado Municipal.

A exposição, que é composta por fotografias captadas quando ainda era um jovem fotógrafo amador, está patente até dia 30 de maio e contém imagens tiradas no dia da Revolução dos Cravos.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, marcou presença na inauguração desta mostra e elogiou o trabalho fotográfico que «é uma narrativa visual de um dos dias mais importantes da História de Portugal».

O Município está, em articulação com a Comissão Nacional, a preparar para 2024 uma programação para celebrar o 50.º aniversário da conquista da Liberdade com a valorização dos momentos mais significativos do processo que permitiram a consolidação democrática em Portugal.

 

Deixe um comentário

Famalicão: CHEGA promove workshop de Suporte Básico de Vida

A Comissão Política Concelhia do Partido CHEGA realiza na noite do dia 28 de março, às 21h30, um workshop de Suporte Básico de Vida, no auditório da UF Famalicão e Calendário.

Esta iniciativa visa capacitar os participantes com conhecimentos essenciais de primeiros socorros, incluindo reanimação cardiopulmonar (RCP) e técnicas de suporte básico de vida, permitindo uma atuação eficaz em situações de emergência. A formação será conduzida por especialistas na área da saúde e terá uma componente prática interativa.

A Comissão Política Concelhia do CHEGA reafirma, com esta atividade, o compromisso «com a segurança e o bem-estar da comunidade, valorizando o conhecimento e a preparação dos cidadãos. Acreditamos que eventos como este fortalecem os laços entre os nossos militantes e a sociedade, sempre prontos para ajudar o próximo».

Famalicão: Diogo Barros avança com candidatura à Concelhia do Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda de Famalicão vai a votos a 27 de abril e Diogo Barros é candidato a liderar a Concelhia até 2027. O jovem, de 22 anos, natural de Oliveira São Mateus, lidera a lista “Bloco, uma Força Socialista e Popular”. As candidaturas para este ato eleitoral podem ser apresentadas até ao dia 3 de abril

Diogo Barros é membro do Conselho Municipal da Juventude de Famalicão, porta-voz do Movimento Humanamente, da Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão e do Movimento Pelo Direito à Habitação Famalicão Com Teto. Militante do Bloco de Esquerda desde 2020, Diogo Barros tem como mandatário da sua lista Gonçalo Costa, ex-dirigente concelhio e candidato à União de Freguesias de V.N de Famalicão e Calendário, em 2021.

A lista conta como apoio de Paulo Costa, deputado municipal entre 2013 e 2021, ano em que liderou a candidatura à presidência da Câmara Municipal; e de Inês Granja, ex-dirigente concelhia e antiga membro do Conselho Municipal da Juventude.

Quanto a objetivos, o candidato quer reforçar «a presença do partido no concelho» e defende «a atualização do corpo dirigente e a sua respetiva orgânica», reforçando «a base de militância, valorizando o potencial, conhecimento, competências e disponibilidade de cada aderente ativo».

Politicamente, quer trazer de volta ao concelho «um Bloco de Esquerda forte, coeso e ativo na sua atividade política, com massa crítica, desenvolvendo uma oposição firme, assente nos princípios éticos e políticos de uma esquerda de confiança, justa e solidária». Tudo, como diz, pelo direito à habitação, à saúde e à educação, pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+, pela luta contra a violência doméstica e contra as mulheres, pela mobilidade, pela transparência, pela transição climática e pelo bem-estar animal, escreve o candidato em nota de imprensa. «Em todas as lutas, o Bloco de Esquerda será a força socialista e popular que não desiste».

Caso seja eleito líder da Coordenadora Concelhia, Diogo Barros aponta como grande objetivo «o regresso à Assembleia Municipal», lugar que partido perdeu nas últimas autárquicas.

Famalicão: Aranda eleito o terceiro melhor avançado de fevereiro

Óscar Aranda foi considerado o terceiro melhor avançado da Liga Portugal Betclic no passado mês de fevereiro. O avançado espanhol recolheu 10,26% dos votos dos treinadores, num reconhecimento do bom momento de forma que está a atravessar.

Durante o mês passado, Óscar Aranda marcou na receção ao Moreirense e fez uma assistência para Václav Sejk na deslocação a Barcelos, em partida contra o Gil Vicente Futebol Clube. Acrescem as boas exibições e o que acrescenta ao coletivo famalicense, particularmente em zonas mais ofensivas.

Famalicão: Incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia de Esmeriz

A tarde desta quarta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, numa zona florestal da freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta para as chamas foi dado às 14h20.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

O combate às chamas está a ser complicado devido ao vento forte que se faz sentir, no entanto, não há zonas habitacionais ou industriais em risco.

Famalicão: Jorge Reis-Sá vence Prémio Fundação Inês de Castro

“Prado do Repouso”, uma antologia poética que oferece uma visão alargada do percurso literário do escritor famalicense, recolheu a preferência do júri do Prémio Fundação Inês de Castro.

Publicada no ano passado, pela editora A Casa dos Ceifeiros, do próprio escritor, no “Prado do Repouso” constam 25 anos de poesia de Jorge Reis-Sá, numa obra que reflete a sua evolução.

O presidente do júri, José Carlos Seabra Pereira, considerou que «a polifacetada intervenção cultural de Jorge Reis-Sá culmina na sua multifacetada criação literária de confronto com as situações-limite propiciadas pelas novas tecnologias e com vidas de rotina e perda, mas também do sentido da sobrevida, da busca de resgate na memória afetiva e no mistério do amor infindo».

A cerimónia de entrega de prémios desta iniciativa que distingue obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa, realiza-se no 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Pel´ A Casa dos Ceifeiros, projeto criado em 2017, já foram publicados mais de uma dezena de livros, metade dos quais da sua autoria, tendo vencido, em 2023, a primeira edição do Grande Prémio de Conto Branquinho da Fonseca, da Associação Portuguesa de Escritores, com o livro “A hipótese de Gaia”.

Nascido em 1977 em Vila Nova de Famalicão, Jorge Reis-Sá licenciou-se em Biologia e fundou em 1999 as Quasi Edições, que editou até 2009, sendo atualmente, além de editor, consultor de várias instituições e editoras, bem como colaborador em algumas revistas.

Estreou-se na literatura em 1999 e tem publicado poesia, contos, crónicas e romances, tendo-se dedicado nos últimos anos também à literatura infantil e juvenil. Apresenta atualmente o programa “Mil Vezes Camões” na RTP3. Em preparação está “Mil Vezes Camilo”. «Honrado» e «responsabilizado» em poder falar de Camilo nos 200 anos do nascimento do romancista de Seide S. Miguel, Jorge Reis-Sá já conta como convidados Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis e Afonso Reis Cabral, Francisco José Viegas, Isabel Pires de Lima, Ivo Castro e Cristina Sobral, Joana Matos Frias e Rui Lage, José Viale Moutinho, Mário Cláudio, Pedro Mexia, Sérgio Guimarães Sousa.

Famalicão: Feira do Livro Solidária de Delães cancelada

A Feira do Livro Solidária, marcada para o próximo sábado, em Delães, foi cancelada.
Esta iniciativa da Conferência Vicentina não se realiza devido à previsão de mau tempo, situação que poderia comprometer o conforto dos participantes e visitantes neste certame.
Com esta atividade, a organização pretende angariar fundos para a compra de bens alimentares para ajudar quem mais precisa.