Famalicão com orçamento de 163 milhões de euros em 2024

O município concluiu o Plano e Orçamento para o ano de 2024, propostas que serão discutidas na manhã da próxima segunda-feira, em reunião extraordinária do executivo municipal.

O que a Câmara projeta para 2024 é um orçamento de 163 milhões de euros. Habitação, Educação, Saúde, Desporto, Ambiente e Transportes, são as áreas de maior destaque. O presidente da Câmara fala de um plano responsável, «com disciplina financeira e económica», que atende «aos tempos de elevada incerteza», mas também realça que é um documento «ambicioso».

Na nota de abertura do relatório, Mário Passos reafirma a sua convicção de que o ano de 2024 «representará mais um salto qualitativo no progresso e desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão». O edil sustenta a afirmação numa «planificação bem estruturada e numa gestão da maior responsabilidade, predicados bem patentes neste Plano e Orçamento que aponta para um saldo corrente de mais de três milhões de euros, confirmando assim o equilíbrio orçamental do município».

A habitação está entre as prioridades e será também um dos setores a absorver mais dinheiro. O autarca esclarece que o próximo ano ficará marcado pela implementação no terreno dos primeiros resultados das várias medidas já adotadas pela autarquia no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Refere-se ao início da construção das novas habitações contratualizadas ao abrigo das Ofertas Públicas de Aquisição lançadas pelas Câmara Municipal, da entrega das primeiras habitações adquiridas e reabilitadas pela autarquia, da constituição de uma bolsa de terrenos municipais para a disponibilização de lotes para autoconstrução a preços mais reduzidos, da promoção do programa municipal de arrendamento acessível “Viver Famalicão, do arranque da construção da Residência de Estudantes no centro urbano, entre outras medidas.

O Plano e Orçamento tem também previsto mais estacionamento na cidade, com a construção do novo parque junto ao Hospital de Famalicão, com o arranque do processo de construção de um silo-auto para a criação de um interface rodoferroviário junto à Estação Ferroviária e de um novo parque de estacionamento junto à Unidade de Saúde Urbana.

A Educação continua a merecer muito destaque do município. Está incluído o arranque da construção das novas Escolas Básicas de Brufe e Arnoso Santa Eulália, a continuação da renovação e ampliação do parque escolar municipal com intervenções em vários equipamentos e estabelecimentos de ensino.

Na Saúde está programado o arranque da construção das Unidades de Saúde Familiar, em Joane e São Miguel-o-Anjo, e iniciam-se os processos para a reabilitação da Unidade de Saúde Urbana e para a construção dos novos Centros de Saúde de Nine, Ruivães e Lousado. O Desporto tem alinhado o novo Skate Parque de Sinçães e o arranque do processo para a beneficiação e ampliação das Piscinas Municipais de Famalicão.

Este documento tem prevista, ainda, a conclusão da rede de abastecimento de água no concelho e intervenções na rede viária, nomeadamente na recuperação das Estradas Municipais mais degradadas, como é o caso da EM572 que liga Ribeirão à freguesia do Louro e da EM574 que liga Oliveira São Mateus a Pedome.

A área dos Transportes representa também um peso significativo no orçamento da autarquia para 2024, ano em que arrancará a operacionalização da MobiAve, com melhoria da rede de transportes no concelho e nas ligações a Trofa e Santo Tirso.

«Rigor, prudência, transparência e equidade intergeracional» são apontados como os principais pilares do orçamento municipal de Famalicão.

 

9 Comments

  1. Sr.Presidente, não se esqueça p.f. de atribuir mais tarefas e serviços úteis à Policia Municipal de Vila Nova de Famalicão!!

    É ver estes excelentissimos senhores e senhoras aos pares em passeio ou em grupinhos na conversa ou então na caça à multa em parques de estacionamento a pagar ( como é o caso do parque junto à Fundação Cupertino Miranda)..

    Não entendo é porque nunca vejo estes policias no Edifício Sagres onde se vêem constantemente carros mal estacionados ou em segunda fila e que perturbam a ordem e o tempo de quem estacionou o carro devidamente e está 10 minutos a apitar à espera que suas excelências venham tirar os seus carros topos de gama..

    Mas para passar multas a veiculos em zonas muitas vezes mal sinalizadas nesta fase pós obras de remodelaçãoda cidade (que até confundem condutores e peões) e em sítios que não perturbam rigorosamente ninguém, lá se aproveitam e mais uma multinha (que pode ir de 60 eur a 500 eur!!)

    Não se pode deixar escapar..conta para os objetivos!!!

    Já para não falar em carrinhas propriedade de outras etnias que constantemente mal estacionadas nem se atrevem a notificar …

    Enfim..é um comportamento vergonhoso!!

    Esta classe deveria repensar o sentido ético, a discriminação na aplicação das multas e facilitismos a determinados grupinhos já conhecidos desta cidade!

    O dinheiro custa muito a ganhar!!!!
    Não sei porque uns pagam por outros!!

    MAIS VERDADE !! MENOS FACILITISMOS!! MAIS VONTADE DE TRABALHAR MELHOR!!

    Façam um esforço!!

    Obrigada!

  2. Sr. Presidente, não esqueçam a freguesia maior do concelho, que é CALENDARIO, porque daqui a pouco ninguém vai poder visitar ninguém, porque estas estradas estão em tão mau estado, que as pessoas vão ter medo de circular nelas, e uma vez que há dinheiro, era só um pouco, para tapar estas tocas, obrigada

  3. Fazer obras no estadio municipal não interessa o Sr presidente da câmara municipal de Mário passos vai ver os jogos abrigadinho tenha vergonha ou é só festas das luzes de natal vai ser um fim de mundo parabéns sr presidente é só vaidade

  4. Aproveite Sr. Presidente e mande arranjar a estrada Famalicão- Guimarães uma vergonha 😔😔 agora só lhe dá para montar fogo de vista em vila nova de Famalicão 🤤🤤🤤

  5. Estás no topo dos melhores ,dos sérios, daqueles presidentes que todo o mundo queria ter parabéns e um grande abraço.

Deixe um comentário

Famalicão: Em Fradelos vai tudo para o galheiro… que são quatro

“Mandar tudo para o galheiro” é motivo de festa em Fradelos. Esta terça-feira, dia de Carnaval, volta a cumprir-se a tradição. Estão programados quatro galheiros, nos lugares de Ferreirinhos, Valdossos, Outeiro do Sino e Quinta/Sapugal, com início por volta das 22 horas.
Esta é uma tradição muito antiga, que se revive a cada ano em Fradelos, e que consiste em queimar amontoados de galhos, silvas e outros restos das limpezas dos campos. Em sentido metafórico, é uma forma de expulsar as forças negativas do Inverno e receber a Quaresma como tempo de renovação.
Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há mesmo um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.
A festa começa já nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, envolvendo a presença de caras conhecidas como o músico Iran Costa (dia 1) e os humoristas Fernando Rocha e Miguel 7Estacas (dia 4) em Quinta/Sapugal; o cantor Victor Rodrigues (dia 4) em Ferreirinhos; a banda Sons do Rio (dia 4) em Valdossos; o grupo musical Marotos da Concertina (dia 4) no Outeiro do Sino.
Além desta tradição popular, no dia 4 de março realiza-se o Desfile de Carnaval de Fradelos, organizado pela associação juvenil Koklus, entidade que também promove o concurso de Galheiros. Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.

Famalicão: Mathias de Amorim afirma-se no meio campo e antecipa jogo difícil na Madeira

Mathias de Amorim espera um jogo «difícil, num campo difícil», perante uma equipa, o Nacional, que «precisa de pontos». Mas o médio não tem dúvidas acerca dos objetivos da equipa para este jogo na Madeira: «queremos ganhar». Depois de cinco jogos sem perder e após uma vitória importante (frente ao Moreirense) em casa, o que já não acontecia desde agosto, Mathias Amorim diz que «estamos todos muito felizes».
O atleta luso-francês, que assumiu a titularidade recentemente, admite que se sente bem na função de médio e com as ideias do técnico Hugo Oliveira. Realça, também, que a sua integração é cada vez melhor, até a língua portuguesa melhorou. «Quando cheguei o Zaydou Yiussouf traduzia para mim, agora faço para outros», revela. «Somos uma família», acrescenta.
Nacional e Famalicão jogam na tarde do próximo sábado, às 15h30.

Mathias de Amorim chegou ao Famalicão em agosto do ano passado, com contratoi para quatro temporadas.

Ao longo do processo de formação, Mathias de Amorim integrou as convocatórias das seleções jovens portuguesas (sub-17 e sub-18) e foi chamado à seleção sub-20 de França. Pela seleção gaulesa participou no Torneio Maurice Revello.

Famalicão: Proibições e condicionamentos ao trânsito durante o Carnaval

A festa de Carnaval na cidade de Famalicão vai provocar alguns condicionamentos à circulação automóvel, bem como ao estacionamento. Já esta sexta-feira, no decurso do Desfile Infantil, entre as 13 e as 17 horas, é proibido circular em várias ruas do centro da cidade, enquanto que noutras será condicionado.
Com um perímetro mais alargo, na noite de segunda-feira e madrugada do dia seguinte será proibido circular em várias ruas, havendo exceções para moradores.
Quanto ao estacionamento, entre as 15 horas de segunda-feira e as 06 horas de terça-feira o parque de estacionamento da Praça D. Maria II estará fechado.

Famalicão: Fábio Oliveira é o novo treinador do GD Joane

O clube famalicense já tem sucessor para Duarte Nuno, que saiu do comando técnico no início desta semana. Trata-se de Fábio Oliveira, de 36 anos, treinador que já passou pelo Ronfe e Dumiense, e fez parte da equipa técnica de Vítor Pereira, no Flamengo.
Hugo Lopes, Nene (adjuntos) e Tiago Silva (treinador de guarda-redes) compõem a restante equipa técnica que já estará ao leme da equipa no próximo jogo frente ao Paredes, marcado para domingo, às 15 horas, em Joane.
Cumpridas 20 jornadas do Campeonato de Portugal o Joane soma 23 pontos e ocupa o décimo primeiro lugar.

Famalicão: Visita do Rio Ave e deslocação a Alvalade já tem dias e horas

Depois da visita ao Nacional, este sábado, para a 24.ª jornada da I Liga, o FC Famalicão já tem dias e horas para duas jornadas seguintes.

Na segunda-feira, 10 de março, às 20h15, recebe o Rio Ave e, na jornada 26, 15 de março, às 20h30, joga em Alvalade, com o Sporting.

Famalicão: Gustavo Correia na Madeira para dirigir o Nacional x Famalicão

O árbitro da AF Porto é o escolhido para dirigir o jogo entre o Nacional e Famalicão, na tarde do próximo sábado, às 15h30. Gustavo Correia terá como assistentes Inácio Pereira e Fábio Silva. Vítor Ferreira é o quarto árbitro, enquanto que no VAR/AVAR estarão Manuel Mota e João Casegas.
O Nacional ocupa o décimo terceiro lugar, com 23 pontos, enquanto que os famalicenses, com 31 pontos, estão na nona posição.

A equipa de Hugo Oliveira está num ciclo positivo, com cinco jogos sem perder e sem sofrer golos. Já a equipa madeirense perdeu a última partida, em Braga.