
O município concluiu o Plano e Orçamento para o ano de 2024, propostas que serão discutidas na manhã da próxima segunda-feira, em reunião extraordinária do executivo municipal.
O que a Câmara projeta para 2024 é um orçamento de 163 milhões de euros. Habitação, Educação, Saúde, Desporto, Ambiente e Transportes, são as áreas de maior destaque. O presidente da Câmara fala de um plano responsável, «com disciplina financeira e económica», que atende «aos tempos de elevada incerteza», mas também realça que é um documento «ambicioso».
Na nota de abertura do relatório, Mário Passos reafirma a sua convicção de que o ano de 2024 «representará mais um salto qualitativo no progresso e desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão». O edil sustenta a afirmação numa «planificação bem estruturada e numa gestão da maior responsabilidade, predicados bem patentes neste Plano e Orçamento que aponta para um saldo corrente de mais de três milhões de euros, confirmando assim o equilíbrio orçamental do município».
A habitação está entre as prioridades e será também um dos setores a absorver mais dinheiro. O autarca esclarece que o próximo ano ficará marcado pela implementação no terreno dos primeiros resultados das várias medidas já adotadas pela autarquia no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Refere-se ao início da construção das novas habitações contratualizadas ao abrigo das Ofertas Públicas de Aquisição lançadas pelas Câmara Municipal, da entrega das primeiras habitações adquiridas e reabilitadas pela autarquia, da constituição de uma bolsa de terrenos municipais para a disponibilização de lotes para autoconstrução a preços mais reduzidos, da promoção do programa municipal de arrendamento acessível “Viver Famalicão, do arranque da construção da Residência de Estudantes no centro urbano, entre outras medidas.
O Plano e Orçamento tem também previsto mais estacionamento na cidade, com a construção do novo parque junto ao Hospital de Famalicão, com o arranque do processo de construção de um silo-auto para a criação de um interface rodoferroviário junto à Estação Ferroviária e de um novo parque de estacionamento junto à Unidade de Saúde Urbana.
A Educação continua a merecer muito destaque do município. Está incluído o arranque da construção das novas Escolas Básicas de Brufe e Arnoso Santa Eulália, a continuação da renovação e ampliação do parque escolar municipal com intervenções em vários equipamentos e estabelecimentos de ensino.
Na Saúde está programado o arranque da construção das Unidades de Saúde Familiar, em Joane e São Miguel-o-Anjo, e iniciam-se os processos para a reabilitação da Unidade de Saúde Urbana e para a construção dos novos Centros de Saúde de Nine, Ruivães e Lousado. O Desporto tem alinhado o novo Skate Parque de Sinçães e o arranque do processo para a beneficiação e ampliação das Piscinas Municipais de Famalicão.
Este documento tem prevista, ainda, a conclusão da rede de abastecimento de água no concelho e intervenções na rede viária, nomeadamente na recuperação das Estradas Municipais mais degradadas, como é o caso da EM572 que liga Ribeirão à freguesia do Louro e da EM574 que liga Oliveira São Mateus a Pedome.
A área dos Transportes representa também um peso significativo no orçamento da autarquia para 2024, ano em que arrancará a operacionalização da MobiAve, com melhoria da rede de transportes no concelho e nas ligações a Trofa e Santo Tirso.
«Rigor, prudência, transparência e equidade intergeracional» são apontados como os principais pilares do orçamento municipal de Famalicão.
Sr.Presidente, não se esqueça p.f. de atribuir mais tarefas e serviços úteis à Policia Municipal de Vila Nova de Famalicão!!
É ver estes excelentissimos senhores e senhoras aos pares em passeio ou em grupinhos na conversa ou então na caça à multa em parques de estacionamento a pagar ( como é o caso do parque junto à Fundação Cupertino Miranda)..
Não entendo é porque nunca vejo estes policias no Edifício Sagres onde se vêem constantemente carros mal estacionados ou em segunda fila e que perturbam a ordem e o tempo de quem estacionou o carro devidamente e está 10 minutos a apitar à espera que suas excelências venham tirar os seus carros topos de gama..
Mas para passar multas a veiculos em zonas muitas vezes mal sinalizadas nesta fase pós obras de remodelaçãoda cidade (que até confundem condutores e peões) e em sítios que não perturbam rigorosamente ninguém, lá se aproveitam e mais uma multinha (que pode ir de 60 eur a 500 eur!!)
Não se pode deixar escapar..conta para os objetivos!!!
Já para não falar em carrinhas propriedade de outras etnias que constantemente mal estacionadas nem se atrevem a notificar …
Enfim..é um comportamento vergonhoso!!
Esta classe deveria repensar o sentido ético, a discriminação na aplicação das multas e facilitismos a determinados grupinhos já conhecidos desta cidade!
O dinheiro custa muito a ganhar!!!!
Não sei porque uns pagam por outros!!
MAIS VERDADE !! MENOS FACILITISMOS!! MAIS VONTADE DE TRABALHAR MELHOR!!
Façam um esforço!!
Obrigada!
Sr Presidente nas Lameiras é pesiso uma farmacia purque já a muintos cafes.
COM O DINHEIRO DO POVO PAGA SE TUDO NA CIDADE NOS ARREDORES E UMA MISERIA
Sr. Presidente, não esqueçam a freguesia maior do concelho, que é CALENDARIO, porque daqui a pouco ninguém vai poder visitar ninguém, porque estas estradas estão em tão mau estado, que as pessoas vão ter medo de circular nelas, e uma vez que há dinheiro, era só um pouco, para tapar estas tocas, obrigada
Fazer obras no estadio municipal não interessa o Sr presidente da câmara municipal de Mário passos vai ver os jogos abrigadinho tenha vergonha ou é só festas das luzes de natal vai ser um fim de mundo parabéns sr presidente é só vaidade
Haja dinheiro para a aposta no esmifrar do contribuinte…
Aproveite Sr. Presidente e mande arranjar a estrada Famalicão- Guimarães uma vergonha 😔😔 agora só lhe dá para montar fogo de vista em vila nova de Famalicão 🤤🤤🤤
Estás no topo dos melhores ,dos sérios, daqueles presidentes que todo o mundo queria ter parabéns e um grande abraço.
Será que vai ser desta que estes senhores vão acabar o saneamento?