Famalicão com orçamento de 163 milhões de euros em 2024

O município concluiu o Plano e Orçamento para o ano de 2024, propostas que serão discutidas na manhã da próxima segunda-feira, em reunião extraordinária do executivo municipal.

O que a Câmara projeta para 2024 é um orçamento de 163 milhões de euros. Habitação, Educação, Saúde, Desporto, Ambiente e Transportes, são as áreas de maior destaque. O presidente da Câmara fala de um plano responsável, «com disciplina financeira e económica», que atende «aos tempos de elevada incerteza», mas também realça que é um documento «ambicioso».

Na nota de abertura do relatório, Mário Passos reafirma a sua convicção de que o ano de 2024 «representará mais um salto qualitativo no progresso e desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão». O edil sustenta a afirmação numa «planificação bem estruturada e numa gestão da maior responsabilidade, predicados bem patentes neste Plano e Orçamento que aponta para um saldo corrente de mais de três milhões de euros, confirmando assim o equilíbrio orçamental do município».

A habitação está entre as prioridades e será também um dos setores a absorver mais dinheiro. O autarca esclarece que o próximo ano ficará marcado pela implementação no terreno dos primeiros resultados das várias medidas já adotadas pela autarquia no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Refere-se ao início da construção das novas habitações contratualizadas ao abrigo das Ofertas Públicas de Aquisição lançadas pelas Câmara Municipal, da entrega das primeiras habitações adquiridas e reabilitadas pela autarquia, da constituição de uma bolsa de terrenos municipais para a disponibilização de lotes para autoconstrução a preços mais reduzidos, da promoção do programa municipal de arrendamento acessível “Viver Famalicão, do arranque da construção da Residência de Estudantes no centro urbano, entre outras medidas.

O Plano e Orçamento tem também previsto mais estacionamento na cidade, com a construção do novo parque junto ao Hospital de Famalicão, com o arranque do processo de construção de um silo-auto para a criação de um interface rodoferroviário junto à Estação Ferroviária e de um novo parque de estacionamento junto à Unidade de Saúde Urbana.

A Educação continua a merecer muito destaque do município. Está incluído o arranque da construção das novas Escolas Básicas de Brufe e Arnoso Santa Eulália, a continuação da renovação e ampliação do parque escolar municipal com intervenções em vários equipamentos e estabelecimentos de ensino.

Na Saúde está programado o arranque da construção das Unidades de Saúde Familiar, em Joane e São Miguel-o-Anjo, e iniciam-se os processos para a reabilitação da Unidade de Saúde Urbana e para a construção dos novos Centros de Saúde de Nine, Ruivães e Lousado. O Desporto tem alinhado o novo Skate Parque de Sinçães e o arranque do processo para a beneficiação e ampliação das Piscinas Municipais de Famalicão.

Este documento tem prevista, ainda, a conclusão da rede de abastecimento de água no concelho e intervenções na rede viária, nomeadamente na recuperação das Estradas Municipais mais degradadas, como é o caso da EM572 que liga Ribeirão à freguesia do Louro e da EM574 que liga Oliveira São Mateus a Pedome.

A área dos Transportes representa também um peso significativo no orçamento da autarquia para 2024, ano em que arrancará a operacionalização da MobiAve, com melhoria da rede de transportes no concelho e nas ligações a Trofa e Santo Tirso.

«Rigor, prudência, transparência e equidade intergeracional» são apontados como os principais pilares do orçamento municipal de Famalicão.

 

9 Comments

  1. Sr.Presidente, não se esqueça p.f. de atribuir mais tarefas e serviços úteis à Policia Municipal de Vila Nova de Famalicão!!

    É ver estes excelentissimos senhores e senhoras aos pares em passeio ou em grupinhos na conversa ou então na caça à multa em parques de estacionamento a pagar ( como é o caso do parque junto à Fundação Cupertino Miranda)..

    Não entendo é porque nunca vejo estes policias no Edifício Sagres onde se vêem constantemente carros mal estacionados ou em segunda fila e que perturbam a ordem e o tempo de quem estacionou o carro devidamente e está 10 minutos a apitar à espera que suas excelências venham tirar os seus carros topos de gama..

    Mas para passar multas a veiculos em zonas muitas vezes mal sinalizadas nesta fase pós obras de remodelaçãoda cidade (que até confundem condutores e peões) e em sítios que não perturbam rigorosamente ninguém, lá se aproveitam e mais uma multinha (que pode ir de 60 eur a 500 eur!!)

    Não se pode deixar escapar..conta para os objetivos!!!

    Já para não falar em carrinhas propriedade de outras etnias que constantemente mal estacionadas nem se atrevem a notificar …

    Enfim..é um comportamento vergonhoso!!

    Esta classe deveria repensar o sentido ético, a discriminação na aplicação das multas e facilitismos a determinados grupinhos já conhecidos desta cidade!

    O dinheiro custa muito a ganhar!!!!
    Não sei porque uns pagam por outros!!

    MAIS VERDADE !! MENOS FACILITISMOS!! MAIS VONTADE DE TRABALHAR MELHOR!!

    Façam um esforço!!

    Obrigada!

  2. Sr. Presidente, não esqueçam a freguesia maior do concelho, que é CALENDARIO, porque daqui a pouco ninguém vai poder visitar ninguém, porque estas estradas estão em tão mau estado, que as pessoas vão ter medo de circular nelas, e uma vez que há dinheiro, era só um pouco, para tapar estas tocas, obrigada

  3. Fazer obras no estadio municipal não interessa o Sr presidente da câmara municipal de Mário passos vai ver os jogos abrigadinho tenha vergonha ou é só festas das luzes de natal vai ser um fim de mundo parabéns sr presidente é só vaidade

  4. Aproveite Sr. Presidente e mande arranjar a estrada Famalicão- Guimarães uma vergonha 😔😔 agora só lhe dá para montar fogo de vista em vila nova de Famalicão 🤤🤤🤤

  5. Estás no topo dos melhores ,dos sérios, daqueles presidentes que todo o mundo queria ter parabéns e um grande abraço.

Deixe um comentário

Famalicão: Yassir Zabiri vai ao CAN

Yassir Zabiri faz parte da convocatória da seleção sub-20 de Marrocos para o Campeonato Africano das Nações. O avançado que representa o FC Famalicão, foi chamado para a competição onde Marrocos, no grupo B, terá como adversários o Quénia (1 maio), Nigéria (4 maio) e Tunísia (7 de maio).

Ao serviço dos sub-20 de Marrocos o jovem jogador marcou 12 golos em 21 jogos. A capacidade finalizadora do atacante tem sido, também, exibida com as cores do Futebol Clube de Famalicão, somando três golos pela equipa principal e seis na Liga Revelação, ao serviço dos sub-23.

Famalicão: Jovem em estado grave depois de colisão entre mota e carrinha na variante nascente

Um jovem de 28 anos ficou em estado grave, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de mercadorias, na tarde deste sábado, em Calendário, Famalicão.

O acidente aconteceu em plena Variante Nascente e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Homem morre em despiste de carro

Um homem morreu, este sábado à tarde, na sequência do despiste do automóvel onde seguia, na freguesia de Vale São Cosme, em Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 17h30, na Rua de São Bento, sendo que para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Famalicão.

De acordo com fonte do socorro, a vítima, com idade entre os 60 e os 70 anos, foi encontrada pelos bombeiros em paragem cardiorrespiratória e o óbito veio a ser declarado pouco tempo depois.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Tribunal de Famalicão comunica: Prisão preventiva para suspeito da morte de ‘Manu’ no B.A. em Braga

O juiz de turno do Tribunal de Famalicão decretou prisão preventiva para Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, de 19 anos, falecido no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

O jovem faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do referido bar, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

À entrada do tribunal, o advogado do arguido adiantou que este iria negar qualquer envolvimento no crime.

Famalicão: AD Ninense reúne em Assembleia Geral para analisar situação diretiva e desportiva

No dia 2 de maio, a Associação Desportiva Ninense reúne em Assembleia Geral para, entre outros pontos, recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 2 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Dois carros destruídos por queda de árvore de grande porte

Dois carros ficaram destruídos na sequência da queda de uma árvore, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Os veículos estavam estacionados na Avenida de França quando, cerca das 13h00, foram atingidos por uma árvore de grande porte que ainda derrubou o gradeamento da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela Proteção Civil.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.