Famalicão: Companhia Fértil apresenta uma semana de teatro para a infância

No âmbito da programação para 2024, a Companhia Fértil Cultural apresenta “Porquê? Teatro para a Infância e Juventude”. Há várias vertentes do tema, que vão decorrer de 27 de maio a 2 de junho, em Famalicão, em diversos locais, numa lógica de descentralização da cultura.

Assim, a Casa do Território acolhe no dia 30 de maio (feriado) uma conversa/debate subordinada ao tema: “O trabalho em parceria com as escolas”, em que participarão como convidados Álvaro Santos (Casa das Artes de Famalicão), Clara Ribeiro (Teatro e Marionetas de Mandrágora) e Roberto Lopes (Agrupamento de Escolas de Gondifelos), tendo como público-alvo os profissionais da cultura, professores e demais interessados na temática. Um encontro previsto para as 11h00.

Na Casa do Território, às 17h00, a companhia A Bolha, proveniente de Torres Vedras, apresentará o espetáculo “Perdidos, mas pouco”, tendo como público-alvo as famílias. No dia seguinte, 31 de maio, ainda na referida Casa do Território, decorrerá o espetáculo “Estórias de Tiroleu e da Nau Catrinetae”, pela companhia Coração nas Mãos, de Vila do Conde. A apresentação da peça está marcada para as 17h00 e destina-se ao público familiar.

A Casa da Pedreira acolhe, por seu turno, a companhia Trupe Fandanga, do Porto, de 27 a 29 de maio. Esta estrutura teatral vai promover uma oficina de construção de marionetas a partir do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, destinada ao público escolar.

Nestes dias, ou seja, de 27 a 29 de maio, desta feita na Casa da Pedreira, em Gondifelos, a companhia Varzim Teatro vai apresentar a peça “1 Planeta & 4 Mãos, o espetáculo deste grupo teatral poveiro será destinado ao público escolar, particularmente ao pré-escolar. No dia 1 de junho, sábado, sobe ao estrado o trabalho artístico da Quinta Parede, companhia oriunda de Matosinhos: ” Medo Azul”. Será no mesmo local, Casa da Pedreira, em Gondifelos, às 17h00, e terá como público preferencial as famílias. A 2 de junho, às 17 horas, o rodapé dos trabalhos do “Porquê?” estará entregue à companhia Error Teatro, do Porto, que irá apresentar ” A Loja Mágica”, para as famílias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Festa em honra de S. Bento em Joane

A Festa de S. Bento de Joane realiza-se de 11 a 14 de julho, mas no dia 23 de junho, domingo, às 15 horas, no Largo de S. Bento, há um leilão de oferendas para angariação de fundos. A animação está garantida através do Grupo de Cavaquinhos Seniores de Joane.

Este ano a festa só foi possível graças a um grupo de mulheres que se juntaram para manter viva a tradição.

Assim, no dia 11 de julho, Dia de S. Bento, às 9h30 e às 19 horas, haverá missa e sermão; no dia 12 de julho, às 19 horas, novamente missa e sermão.

A 13 de julho, sábado, pelas 19 horas, missa e procissão de velas; 21h30, concerto com os “Marotos da Concertina” e atuação da banda “Alvorada Musical”. Pela meia noite sessão de fogo de artifício.

No último dia de festas, domingo, 11 horas, missa e sermão; 15 horas, procissão; 16 horas, atuação do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em apartamento no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, ao início da tarde desta sexta-feira, para um incêndio num apartamento localizado na Rua Ana Plácido, no centro de Famalicão.

À Cidade Hoje fonte do socorro afirmou que o foco de incêndio concentrou-se na zona da cozinha do apartamento, tendo a situação ficado rapidamente resolvida.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

FC Famalicão começa a trabalhar a 1 de julho

O plantel do Futebol Clube de Famalicão regressa ao trabalho no dia 1 de julho, no Centro de Treinos, estando igualmente definido o calendário da pré-epoca, que contempla vários jogos de preparação. Realce para o jogo de apresentação, no dia 30 de julho, com o Deportivo da Corunha.

FC Famalicão x CD Trofense
17 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Leixões SC
20 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x FC Penafiel
24 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Casa Pia AC
27 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Deportivo de La Coruña
30 de julho – Jogo de apresentação

FC Famalicão x Moreirense FC
3 de agosto – Jogo à porta fechada

Combustíveis: Gasóleo e gasolina voltam a ficar mais caros até 3 cêntimos por litro

A próxima semana vai começar com uma nova atualização do preço dos combustíveis. Segundo a imprensa especializada, o gasóleo terá um margem de aumento na ordem dos três cêntimos, já na gasolina a subida deve rondar 1,5 cênt. p/ litro.

Recorde-se que, em três semanas, a gasolina já subiu quase 7 cêntimos, enquanto que o gasóleo 10 cêntimos e meio.

 

Bombeiros e Proteção Civil do Cávado e do Ave terão nova qualificação reconhecida

Esta sexta-feira é assinado um protocolo entre a TRIFORMIS TÉCNICA e a Escola Nacional de Bombeiros, visando a descentralização da formação para bombeiros e agentes de proteção civil das regiões do Cávado e do Ave.

A assinatura vai acontecer no parque de treinos Eng.º Armando Rodrigues, em Mire de Tibães, Braga. Este local de treino avançado, com mais de 12.000 m² de cenários reais, é uma das principais instalações da TRIFORMIS TÉCNICA.

A escola oferece formação reconhecida a jovens e adultos em várias áreas, certificada por entidades como INEM, ANEPC e IEFP. Com esta parceria, bombeiros e agentes de proteção civil terão acesso a qualificação contínua e certificada, melhorando sua capacidade de resposta a emergências.

Este acordo reflete o compromisso de melhorar a formação e a prontidão dos serviços de emergência, beneficiando as comunidades locais.

Famalicão: Contratado médio Tom van de Looi

Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão para a nova época. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou contrato por três épocas.

Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, jogou em Itália, no Brescia, onde esteve nas últimas quatro temporadas.

Do currículo do médio constam, ainda, internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a presença no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.

Com “grandes expectativas para esta temporada”, o jogador diz que o Futebol Clube de Famalicão “é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, sublinhando “a aptidão do clube para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.

Tom van de Looi sente que chegou “o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente, “as condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.

Tom van de Looi define-se como “um médio defensivo”, que pode jogar na posição 8, “que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.