Famalicão: Comunidade LGBTQIAP+ acusa Câmara Municipal de fingir preocupar-se com os direitos humanos

Em comunicado, o Grupo de Apoio a Pessoas Queer e a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão acusam o executivo municipal de «incompetência no que se trata à luta pela defesa dos direitos humanos». Esta posição resulta da consulta do Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação, que consideram «escasso, insuficiente e limitador, pois não abrange todas as temáticas envolventes aos direitos humanos. Excluindo grupos minoritários», acusa Diogo Barros, porta-voz do GAPQ e da Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+.

Diogo Barros lamenta, ainda, que a Câmara Municipal, «se recuse conversar com o GAPQ, o único movimento LGBTI+ em Famalicão». Aponta, também, que os dois grupos «não foram convidadas a participar na elaboração do Plano Municipal, nem na sessão de apresentação» que decorreu na manhã desta terça-feira, na Casa das Artes.

O Grupo de Apoio a Pessoas Queer entende que a sua exclusão, «comprova que este Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação é apenas uma jogada política e não uma tentativa de resolver problemas reais e estruturais». Já a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão, considera que há uma necessidade crescente de combater a discriminação e o ódio, «mas não será com este executivo que este caminho será feito».

20 Comments

  1. Parece o abecedário… Tanta letra… Está a começar a ficar muito difícil ficar de fora… 😬

  2. É organizar outra marcha LGBTGTTDI++
    Mas não pode ser no mesmo dia que joga o Benfica senão ninguém aparece!!

  3. Por isso alguns amigos meus tao aqui chateados na fabrica onde trabalho, ainda um bocado tava um na casa de banho a chorar

  4. Tristes comentários.. são a prova de como a nossa sociedade está podre e sem qualquer respeito pelos outros…

  5. Deixem de exigir atenção, aí sim irão ser ainda mais “descriminados” se é que posso dizer esta palavra… Mas pronto. É o que é

  6. Acho que há aqui gente a comentar que deveria v procurar o cérebro antes de dizer asneiras… olhem pela vossa vida que não deve ter nada interessante por isso vem cá dizer asneiras😡

  7. Direitos humanos, que vocês apregoam, NUNCA vos serão negados…mas o que vocês querem é outra coisa: para se sentirem vivos, têm que andar no folclore público e isso não é um direito humano, é uma exigência na forma…
    Saber estar e ocupar é uma obrigação humana. Simples.

  8. Os larilas deviam ir todos fazer um teste cognitivo porque a paneleiragem é devido a problemas emocionais e psicologicos ide po …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Riba d’Ave HC vence Torneio Abertura da AFSA

A equipa de futsal do Riba d’ Ave venceu, este sábado, o Torneio de Abertura da segunda divisão, prova promovida pela AFSA – Associação Futebol Salão Amador de Vila Nova de Famalicão.

A formação ribadavense levou a melhor sobre o Covense, numa final que apenas foi decidida nas grandes penalidades.

Foto Riba d’Ave

Famalicão: GD Natação fecha primeiro dia em segundo lugar

Terminado o primeiro dia de provas, os nadadores famalicenses somam 197 pontos, a 10 pontos do primeiro classificado e a 34 do quarto, posição que já não permite a subida de divisão.

Em femininos, a formação famalicense é 11.º classificada, com 146 pontos.

Da equipa famalicenses e em termos individuais, realce para Rodrigo Pereira, segundo nos 200m Mariposa, e a estafeta masculinos que foi terceira nos 4x100m Estilos.

No primeiro dia disputaram-se 18 das 38 provas que totalizam o programa do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão. A União Piedense, em masculinos, soma 207 pontos à frente do Grupo Desportivo Natação (197) e Vikings Sports Club (178), clubes que estão na linha de promoção à 1.ª divisão.

Em femininos, a Associação Louzan Natação/EFAPEL lidera com 214 pontos.

Ascendem à 1.ª Divisão, os 1.º, 2.º e 3.º classificados masculinos e femininos.

O Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão é organizado pela Federação Portuguesa de Natação, em parceria com a Associação do Centro Norte de Portugal e a Câmara Municipal de Estarreja.

Famalicão: Jovem atropelada na Avenida 25 de abril

Uma jovem foi, na tarde deste sábado, atropelada no centro da cidade de Famalicão.

O acidente aconteceu por volta das 14h50 e para o local foram acionados as duas corporações de bombeiros do concelho.

A vítima deverá ser encaminhada para uma unidade hospitalar da região.

Não há informação sobre o seu estado de saúde.

Famalicão: Homem fica em estado grave depois de despiste em Oliveira S.Mateus

Um homem ficou, esta sexta-feira, em estado grave, depois do despiste da viatura que conduzia, em Oliveira São Mateus.

O acidente aconteceu em plena EN310, cerca das 18h00.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave e a VMER.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Brufe já exibe árvore enfeitada com crochê

Ao final da tarde desta sexta-feira foi inaugurada em Brufe uma árvore gigante feita de crochê. O desafio foi lançado à comunidade e o bonito resultado pode ser visto na Praceta dos Combatentes.

Na inauguração, com a presença de centenas de pessoas e cânticos de Natal, o autarca local, Carlos Gomes, enalteceu o espírito comunitário que permitiu concretizar este objetivo, assinalando que o projeto que é agora uma realidade faz prova da solidariedade e amizade, fazendo votos que esta quadra natalícia seja intensamente vivida por todos.

Famalicão: Alunos da EB de Delães exploram a Casa do Território

Os alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram a Casa do Território, no Parque da Devesa, no dia 28 de novembro. As crianças tinham como objetivo conhecer melhor o território, as suas personalidades e principais atividades.

Num só espaço ficaram a conhecer Bernardino Machado, Alberto Sampaio, Camilo Castelo Branco e Soledade Malvar. Para além das personalidades, também perceberam que existem museus importantes, com um significativo espólio.

A visita só terminou depois de os alunos conhecerem as indústrias que levam o nome de Vila Nova de Famalicão a todo o mundo, como é o caso de Vieira de Castro, Riopele, Louropel, Continental Mabor e Leica.

Rafael Azevedo, Lara Sampaio e outros meninos, intitulados “Somos os Exploradores”, ficaram encantados com as surpresas deste espaço e, no final, demonstraram os conhecimentos adquiridos.