Famalicão: Concelhia do Chega confirma Pedro Alves como candidato à Câmara Municipal

O presidente da Concelhia do Chega é o candidato do partido às autárquicas deste ano, ato eleitoral que terá lugar entre setembro e outubro.

A confirmação chegou esta quinta-feira, em nota de imprensa enviada pelo partido. Pedro Alves refere que aceita o desafio com o propósito «de resolver problemas relacionados com a mobilidade, segurança, habitação» e ambiciona, ainda, «a inovação e um maior crescimento da cidade».

Tem 42 anos e o seu percurso político começou em 2020, quando decidiu integrar o Chega. É líder da Comissão Política Concelhia desde 2021 e desde maio do ano passado, é vice-presidente da Distrital de Braga. Pedro Alves, vive em Gavião freguesia onde foi candidato nas últimas autárquicas. Nas legislativas de 2024 foi o sétimo da lista do CHEGA pelo distrito de Braga.

Pedro Manuel Soares Alves, com formação académica nas áreas de Engenharia e Proteção Civil e Socorro, é consultor e formador, nas áreas de Proteção Civil, Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Contra Incêndios em edifícios e inspetor certificado para avaliação e vistorias em equipamentos de proteção e equipamentos de trabalho.

É, também, funcionário da Continental, sub-chefe dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave e formador certificado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e Escola Nacional de Bombeiros.

17 Comments

  1. Por amor de Deus! Para ficar pior do que está, mais vale continuar o Mário Passos. Famalicão não precisa de LC’s, não é Victor Meira? Famalicão precisa de HOMENS COM ESPINHA.

  2. Antonio Gonçalves Gonçalves, claro.
    Eu voto sempre, e é um dever cívico.
    Mas infelizmente o povo é cego.

  3. Paulo Vilaca eu entendo a sua opinião, mas temos de votar se não votámos não temos que reclamar,

  4. Antonio Gonçalves Gonçalvesinfelizmente ainda é pior do que muita gente acha..nem imaginam… é mesquinho ao ponto de cortar apoios a deficientes, apenas porque denunciaram injustiças… só olha por quem o bajula.

  5. Sinel Queiróz uma gande verdade e mais à pessoas que é uma só uma e tem um t 3

  6. Paulo Vilaca, já denunciei… aliás até fui pessoalmente tentar falar com o presidente da câmara…e resposta: não me diz respeito.
    E esta?

  7. Para mim é tudo a mesma merda o melhor é nao votar em nenhum mandarem lhes trabalhar no duro como nós

  8. Ao meu conhecimento conheço duas pessoas que estão à uns anos à espera da licença para construção de casa de habitação outros não têm licenças e constrói em qualquer lado não sei como funciona bem para uns e para outros não!

  9. Uma coisa posso garantir, acabaram as maiorias absolutas no município de Famalicão.
    Será o fim do quero , posso , e mando.
    Após Armindo Costa , o município voltou a ser um antro de cunhas e favores.
    A meritocracia foi metida na gaveta, conheço casos gritantes , acho que muitos conhecem…

  10. É preciso resolver o cancro da cidade… habitação.
    Ou seja, acabar com as rendas de meia dúzia de euros nas habitações sociais…as habitações sociais, foram e são pensadas para quem precisa e não para as cunhas.
    Existem pessoas a pagar 30 euros por um T3 e são reformados da função pública.
    Algo está muito mal, ou totalmente viciado.
    Mudanças políticas, exigem- se.
    Eu, na qualidade de cidadão, exijo rigor e cumprimento das lei. Coisa que este actual presidente da câmara, não demonstrou…

Deixe um comentário

Famalicão: Gustavo Sá é o terceiro melhor jovem da Liga

Depois de Lazar Carević ter sido eleito o melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic e Óscar Aranda ser considerado o terceiro melhor avançado – distinções atribuídas pela Liga Portugal referentes ao mês de fevereiro – agora é Gustavo Sá a ver reconhecido os bons desempenhos. O médio foi eleito pelo Sindicato dos Jogadores o terceiro melhor jovem da I Liga, com 12,46% de uma eleição segundo as pontuações dadas pelos três diários desportivos, das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato e a votação online.

Nos quatro jogos disputados neste período – o jogo com o Boavista Futebol Clube, que se realizou a 31 de janeiro, foi integrado nesta contabilização – Gustavo Sá marcou, precisamente, ao Boavista FC e fez duas assistências nos jogos com Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube.

Recorde-se que o jovem jogador, que anda a ser seguido por vários clubes e já foi avançada a possibilidade do Sporting o contratar no próximo verão, joga esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, ao serviço da Seleção Nacional sub-21. O jogo de preparação é às 18h30 e a Roménia é o adversário. Rodrigo Pinheiro, outro jovem jogador do FC Famalicão, também está nos convocados para este momento de preparação.

Famalicão: Vento forte derruba vedações das instalações da ADC Novais

O mau tempo verificado na madrugada desta quinta-feira, com vento forte, transformou as instalações da Associação Desportiva e Cultural de Novais numa área impraticável para a atividade desportiva. As redes de vedação foram totalmente danificadas, bem como as balizas. Os danos são avultados e deixa o clube sem possibilidade de usar o espaço para treinos e jogos da AFSA.

Serafim Azevedo, presidente do clube, refere que «esta vedação tem já 27 anos e já estava nas nossas intenções substitui-la no final da época, para não afetarmos a prática desportiva». Com o sucedido «teremos que acelerar a substituição», conta o dirigente.

O espaço está agora impraticável e os treinos da equipa de futsal, que compete na AFSA, foram já cancelados. Há um jogo agendado para sábado e o clube tem, agora, de encontrar uma alternativa.

Famalicão: Fradelos recebeu Mário Passos em mais um roteiro ‘Presidência de Proximidade’

Na passada terça-feira, Fradelos foi a freguesia que acolheu mais uma das visitas de Mário Passos, Presidente da Câmara, pelo território famalicense. O autarca visitou a obra feita na maior freguesia do concelho em área, os projetos em curso e analisou outros investimentos a fazer.

A tarde começou com o almoço no Centro Escolar de Sapugal e seguiu depois para a NFI- Nouvelles Fermetures, indústria de alumínio que emprega cerca de 350 trabalhadores e tem em França o mercado preferencial para as portas e janelas de alumínio que produz.

O Presidente da Câmara conversou com o autarca da freguesia e com o movimento associativo, como é já habitual. O presidente da Junta de Fradelos fez referência à requalificação do adro da igreja como uma obra que gostaria de concretizar em breve, estando atualmente o projeto de arquitetura em fase de execução. Adelino Costa apontou ainda a requalificação da rua do Sapugal e as obras de requalificação e alargamento da Casa da Cultura, onde está instalada a Associação Musical Educativa de Fradelos, que pretende alargar espaços para atividades.

O investimento na rede viária tem sido uma aposta, como são exemplos as Ruas Lusíada, da Independência, Rua da Quinta e Rua da Maruja, requalificadas com um apoio municipal na ordem dos 90 mil euros.

“Por via dos protocolos com as juntas de freguesia tem sido possível concretizar obras como estas e esta ligação tem sido muito profícua”, afirmou Mário Passos.

Com os movimentos da freguesia foi discutida a construção de um novo parque desportivo para o Grupo Desportivo de Fradelos, uma ambição do clube que já identificou um terreno para concretizar o projeto.

Na próxima semana, o roteiro ‘Presidência de Proximidade’ vai passar pela freguesia de Vermoim.

Famalicão: Paulo Roxo renova por mais uma temporada

O treinador Paulo Roxo, que chegou ao FC Famalicão no início da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão de futsal, renovou contrato até ao final da época 2025/2026. «Encontrei um clube e um grupo de trabalho com muita ambição e este é o momento para rubricar este compromisso», referiu o treinador na altura de prolongar o contrato.

Pedro Mesquita, responsável pela modalidade e vice-presidente do FC Famalicão, conta que quando o treinador foi contratado «demos conta do projeto, da ambição de lutar pelos lugares em que estamos e focamo-nos no imediato, que seria enfrentar as primeiras jornadas da competição». Depois, e passados os primeiros momentos e com a equipa a liderar a prova, «passamos ao papel o que conversamos no primeiro encontro que tivemos, até porque estamos todos identificados com o que ambicionamos», refere Pedro Mesquita.

Com cinco jornadas realizadas, o FC Famalicão lidera o apuramento de campeão (e subida), com 10 pontos, seguido do Rio Ave e CS São João, ambos com menos um ponto. Este sábado, os famalicenses recebem, às 18 horas, no Pavilhão Municipal das Lameiras, a UPVN – União e Progresso da Venda Nova, quarta com 7 pontos.

Famalicão: João Vale é candidato à liderança da JSD

João Vale anunciou a sua candidatura à Comissão Política da JSD que vai a votos a 19 de abril. O ato eleitoral, que terá lugar na sede do PSD, na Rua Adriano Pinto Basto, decorre da Assembleia Concelhia marcada para as 17 horas. A eleição estende-se até às 20 horas.

O candidato, natural de Bairro, avança com a proposta ‘Futuro em Movimento’ que, do seu ponto de vista, «representa a energia, o compromisso e a ambição de uma equipa jovem, responsável e empenhada». João Vale defende que os jovens «devem assumir uma responsabilidade acrescida e desempenhar um papel ativo, dinâmico e próximo da comunidade».

João Vale diz que tem «propostas concretas e aplicáveis no concelho para melhorar a vida de todos os famalicenses». Sobre os atos eleitorais que se aproximam (Legislativas e Autárquicas) refere que «estamos prontos para ajudar o partido a assegurar estes momentos eleitorais decisivos, mobilizando a juventude para garantir a vitória e reforçar a JSD como um pilar forte na comunidade».

Esta candidatura conta com militantes de diferentes faixas etárias e de várias freguesias, garante o candidato.

Famalicão: Várias freguesias ainda estão sem energia elétrica

Várias zonas de Vila Nova de Famalicão ficaram sem luz esta madrugada, algumas delas esta manhã ainda continuam sem energia elétrica.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, as freguesias de Avidos, Landim, Ribeirão e Calendário são algumas das afetadas.