Famalicão: Concelhia do PSD já é a maior a nível nacional

A Assembleia de Secção do PSD de Vila Nova de Famalicão reuniu em plenário, na passada terça-feira, no auditório da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus, terra natal da presidente da Comissão Política Concelhia.

Numa sala cheia de militantes, reunidos para debater a atual situação política, Sofia Fernandes fez o balanço dos primeiros seis meses de mandato e deu conta que Vila Nova de Famalicão transformou-se, neste período de tempo, «na maior concelhia nacional, com a maior participação ativa eleitoral, com mais de 1800 militantes ativos», de acordo com o último caderno eleitoral.

Esta tendência de crescimento, asseverou, «revela a confiança que os famalicenses continuam a depositar no PPD/PSD». Neste sentido, pediu a continuidade «de uma militância ativa e participada», porque, em breve, «entraremos no período de eleições autárquicas, no qual já estamos a trabalhar, conjuntamente com o CDS-PP. Vamos escolher os melhores candidatos para os diversos órgãos autárquicos, bem como num programa eleitoral que continue inovador e com respostas aos desejos e necessidades de todos os famalicenses». Sofia Fernandes vincou, ainda, que «a responsabilidade e o orgulho» no trabalho autárquico, das juntas de freguesia, da Assembleia e da Câmara Municipal prosseguirá, «dia após dia, na defesa do nosso território e dos nossos concidadãos»

Esta dinâmica, alicerçada «na entrega e participação de todos» fará de 2025 «um bom ano», acreditando que os famalicenses «continuarão a depositar a confiança no programa da Coligação Mais Ação Mais Famalicão, liderada pelo nosso presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, nos nossos deputados municipais e nos nossos candidatos às assembleias de freguesia».

No decurso do plenário, Sofia Fernandes deu conta dos principais momentos desde que foi eleita, marcados por três atos eleitorais, legislativas, europeias e eleições internas.

Nas legislativas e europeias, agradeceu aos famalicenses que atribuíram, «de forma clara e inequívoca, uma vitória ao PSD e à AD, que ajudaram e eleger Luís Montenegro como Primeiro-Ministro e Paulo Cunha, como eurodeputado». Ainda no plano nacional, enalteceu «o percurso e o trabalho do Governo» nos poucos meses de mandato que, «apesar de uma situação política complexa, tem sabido fazer honrar e cumprir muitos dos seus compromissos em áreas fundamentais, como a educação, a saúde, a justiça, as forças armadas e de segurança».

A dirigente mostrou-se «otimista» quanto à aprovação do Orçamento de Estado, revelando-se convicta «que nenhum português conseguiria perceber se os responsáveis políticos não se entendessem num documento estruturante, muito menos estariam disponíveis a aceitar uma nova crise política e um novo ato eleitoral».

Nas eleições internas do PSD, realizadas no início deste mês de setembro, felicitou Luís Montenegro pela renovação de mais um mandato, bem como Paulo Cunha num novo mandato na distrital, «com objetivos bem definidos de continuar a afirmar os sociais-democratas como a maior força política do Distrito de Braga».

1 Comment

Deixe um comentário

Tempo muda na terça-feira: Regresso do sol e subida das temperaturas

Depois de um período marcado pelo mau tempo, com chuva, vento e agitação marítima, o sol deverá regressar já na próxima semana.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tempo muda esta terça-feira, com o regresso do sol e a subida da temperatura máxima até aos 26 graus.

Acompanhe a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Covense conquista Troféu MKA

A equipa do Covense venceu, este sábado, a primeira edição do Troféu MKA, mais uma competição sob a alçada da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

A equipa de Ruivães levou a melhor, 7-3, sobre a Adespo, em jogo realizado no Pavilhão das Tílias, do Riba d’ Ave HC, que se apresentou cheio no apoio às duas equipas.

Recorde-se que este troféu reúne apenas as equipas da primeira divisão da AFSA que, distribuídas em duas séries, lutam por um lugar na final.

Operação Páscoa da GNR regista 1 morto e 88 feridos em 24 horas: Vítima mortal é de Famalicão

A única vítima mortal registada nas últimas 24 horas pela GNR no âmbito da Operação Páscoa 2025 é um homem de 65 anos, natural da freguesia de Sezures, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu na tarde de sábado, na Rua de São Bento, em Vale São Cosme, também no concelho de Famalicão, na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguia.

No mesmo período, a GNR registou 221 acidentes, dos quais resultaram ainda 11 feridos graves e 77 ligeiros.

Desde o início da operação, no dia 11 de abril, foram contabilizados 1.971 acidentes, com um total de três mortos, 42 feridos graves e 567 ligeiros.

Com garra e talento, Fama Girls estão entre as melhores da Europa

O grupo famalicense Fama Girls alcançou um feito notável no Campeonato da Europa de Grupos, em Espanha, com o 5.º lugar na categoria de adultos.

As jovens dançarinas destacaram-se entre os melhores da Europa, sendo mesmo o grupo português melhor classificado no seu escalão. “Dançámos com garra, demos tudo em cada etapa e mostramos do que somos capazes”, partilharam nas redes sociais.

Além do excelente resultado, as Fama Girls sublinham a experiência como uma das mais marcantes das suas vidas, agradecendo o apoio recebido e elogiando os restantes grupos portugueses presentes na competição.

Famalicão tem um campeão europeu de hóquei em patins

A seleção nacional sub-23 venceu, na noite deste sábado, o Campeonato da Europa de hóquei em patins, após vitória sobre a Espanha. O título é também de Miguel Rocha, famalicense que integrou a armada lusa. O jovem é guarda-redes do Candelária, mas fez a sua formação no Riba d’ Ave HC.

O título europeu de hóquei em patins de sub-23 foi alcançado em Sant Sadurní d’Anoia, em Barcelona, após vitória sobre a campeã em título, no desempate por penáltis (2-1), após o empate 4-4 no prolongamento.

Famalicão: O engenheiro foi para o volante e venceu

O engenheiro de competição, estreou-se, este sábado, na condição de piloto de rali e fê-lo com uma vitória. Conduzir um carro em competição era um sonho que se tornou uma vitoriosa realidade para este famalicense.

Miguel Freitas (à direita na foto), navegado pelo amigo Ricardo Teixeira (à esquerda), venceu o Century 21 Rally Series Castelo Branco. No final da prova, o famalicense falou de um “sentimento muito bom. Desde o início que dissemos que o objetivo era divertir-nos e isso foi garantido” e a vitória “foi a cereja no topo do bolo”, considerou o engenheiro de automóveis, por uns tempos transformado em piloto.

Quanto a futuras participações ao volante, Miguel Freitas, que é natural de Antas, refreou ânimos porque “combinar o calendário profissional com o do Rally Series, em princípio, não será possível”. Castelo Branco também não era… “e aqui estamos. Se surgir nova oportunidade, cá estarei” promete o engenheiro/piloto.

Miguel Freitas terminou a manhã da prova na frente e durante a tarde mostrou grande mestria e fechou o rali na frente, ao volante do Skoda Fabia R5 da Racing 4 You.