FAMALICÃO É O CONCELHO COM A MELHOR BALANÇA COMERCIAL DO PAÍS

Vila Nova de Famalicão é o município com a melhor balança comercial do país, sendo entre os 308 concelhos de Portugal aquele que regista uma relação mais positiva entre o número de exportações e o de importações. Com um saldo positivo de 919 milhões de euros, Vila Nova de Famalicão é, assim, o concelho que mais contributo liquido dá para a saúde da economia nacional, a que não é alheio o facto de voltar a ocupar o pódio dos territórios mais exportadores do país.

Os números foram conhecidos recentemente com a publicação da edição 2016 dos Anuários Estatísticos Regionais por parte do Instituto Nacional de Estatística (INE), que deixa mais uma vez bem vincada a forte capacidade produtiva e industrial do concelho famalicense, reconhecidamente associada à existência de recursos humanos qualificados na região.

Com um volume total de exportações muito próximo dos dois mil milhões de euros (1,9), e um volume de importações de sensivelmente mil milhões, o município famalicense consegue a proeza de exportar praticamente o dobro do que aquilo que importa. Com esta dimensão exportadora, que representa qualquer coisa como 49,8% do volume total de exportações da NUTIII Ave, onde se insere, Vila Nova de Famalicão solidifica a sua liderança de há vários anos de município mais exportador do Norte de Portugal e o terceiro do país.

A prestação famalicense no campeonato das exportações tem ficado marcada por uma alta performance das empresas de Famalicão, que têm feito subir todos os anos o volume de transações com o exterior. Note-se que entre 2012 e 2016 o volume total de exportações de Famalicão cresceu 23,75%.

Os números podem ser consultados nos anuários estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt), publicações que anualmente disponibilizam informação objetiva à escala regional e municipal, de apoio à leitura de trajetórias de desenvolvimento regional e ao estudo de problemáticas de base territorial.

A propósito refira-se que a taxa de desemprego em Vila Nova de Famalicão tem estado sempre abaixo da média nacional estando fixada, em outubro de 2017, nos 6,85%. Entre janeiro de 2013 e outubro de 2017 o número de desempregados em Vila Nova de Famalicão desceu 57,75% estando hoje abaixo dos quatro mil, numa população total superior a 132 mil habitantes.

Vila Nova de Famalicão concentra importantes e potenciais clusters industriais em setores estruturantes para a economia nacional e local, como o têxtil, o agroalimentar e a metalomecânica, sendo sede de algumas das maiores e mais conceituadas empresas a produzir em Portugal como a incontornável Continental Mabor – a 4.ª empresa mais exportadora do país, a ROQ – empresa mais rentável entre as produtoras de bens – a Coindu, a Leica, a AMOB, a Riopele, a Primor, a Porminho, a Aco Shoes, a Salsa e a Tiffosi, entre tantas outras.

Famalicão: Câmara instala primeiro painel que alerta a população para os índices de radiação ultravioleta

FC Famalicão: Hugo Oliveira volta a ser chamado para a seleção sub-18

O jogador do FC Famalicão consta da convocatória da seleção nacional sub-18 para o Torneio Internacional de Lisboa, que se disputa entre os dias 4 e 14 de junho, com todos os jogos marcados para as 18 horas.

Hugo Oliveira, defesa central da equipa sub-19, é um dos 22 jogadores eleitos pelo selecionador Joaquim Milheiro para uma competição que reúne as seleções da Coreia do Sul (10 de junho, 18 horas, Estádio Nacional), Noruega (12 de junho, 18 horas, Cidade do Futebol) e Chéquia (14 de junho, Estádio Nacional).

Trata-se da terceira participação de Hugo Oliveira numa prova internacional ao serviço da seleção sub-18. Depois da estreia no Torneio de Marbelha, o defesa ajudou o conjunto luso a conquistar o Torneio Internacional do Porto, em março passado.

Famalicão: Ricardo Costa/Rui Vilaça vencem no Rali de Portugal

Inseridos na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, competição monomarca, a dupla famalicense Ricardo Costa / Rui Vilaça venceu um Rali de Portugal muito duro, depois de uma boa luta com o também famalicense Miguel Campos, navegado por Nuno Rodrigues da Silva, com 22.9s a separar as duas equipas, mas com muitos acontecimentos pelo meio.

Ricardo e Miguel tiveram, ao longo da prova, os seus problemas, que permitiram “cavar” diferenças entre ambos, mas logo diminuídas pelos vários percalços técnicos que tiveram ao longo da jornada. No final, a vitória foi para Ricardo Costa, com uma diferença de 22.9s.

«É um excelente resultado para a nossa equipa, que tem trabalhado arduamente na preparação das provas para estar ao mais alto nível nesta competição». Por isso, Ricardo Costa agradece «a todos e não posso deixar de enviar um agradecimento especial aos administradores da Macedo & Macedo – Toyota, por todo o apoio e empenho que nos têm dado».

Com três provas realizadas, Miguel Campos lidera este troféu, com 59 pontos, mais um que Ricardo Costa.

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria acolhe concerto de Homenagem a Nossa Senhora

Sábado, dia 28 de maio, às 21h15, na paróquia de Arnoso Santa Maria, realiza-se um concerto de homenagem musical a Nossa Senhora, a quem é especialmente dedicado o mês de maio.

Este momento musical está a cargo dos Arautos do Evangelho, podendo também ser acompanhado a partir da transmissão online dos Arautos do Evangelho.

Deste modo, fica o convite da paróquia de Arnoso Santa Maria para um serão de sábado diferente, onde a música faz homenagem a Nossa Senhora.

 

FC Famalicão: Penetra entra mais tarde de férias

O defesa central Alexandre Penetra só iniciará o período de férias a 12 de junho, findos os três jogos que a Seleção de sub-21 tem para disputar nos próximos dias no próximo mês de junho.

O jogador e capitão do FC Famalicão, habitual titular, é uma das escolhas do selecionador Rui Jorge para os jogos com a Bielorrússia (em Yerevan, na Arménia, a 4 de junho), Liechtenstein (Vaduz, dia 7) e Grécia (Barcelos, dia 11).

David Carreira atua na final da Taça de Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que David Carreira e Nenny vão atuar ao vivo na cerimónia de abertura (17 horas) da grande final da prova rainha.

Ao intervalo, um grupo de crianças, da academia Dance4Kids, continuará a animar os presentes no Jamor, com um espetáculo de dança.

A final disputa-se entre as equipas femininas do Sporting e Famalicão, partida agendada para as 17h15, do próximo sábado, no Estádio Nacional do Jamor.