Famalicão: Conferência sobre “Depressão na infância e adolescência”

Estão abertas inscrições para a quarta sessão do Ciclo de Conferências em Educação que, a 27 de janeiro, vai debater a “Depressão na infância e adolescência”.
A iniciativa decorre às 21 horas, no auditório da CESPU, tendo como oradoras Vera Campos, Patrícia Magalhães e Mariana Falcão.

Trata-se de uma iniciativa do Município, em parceria com a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e o Centro Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

Inscrições em https://forms.gle/sYrMBtRb8sm1i2Zr6

Famalicão: Ministro da Educação anuncia mudanças no sistema de avaliação escolar

O Governo anunciou mudanças no sistema de avaliação escolar, com o plano “Avaliar melhor, aprender mais”. Assim, a partir do próximo ano letivo, as provas de aferição do ensino básico vão deixar de se realizar nos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade e passam a estar inscritas nos 4.º e 6.º anos de escolaridade. Também vão mudar de nome e passam a chamar-se “provas de monitorização de aprendizagem” (ModA). Serão em formato digital e, além de português e matemática, serão realizadas provas a uma disciplina rotativa a cada três anos.

O Ministro da Educação, Fernando Alexandra, realça que as atuais provas de aferição «não têm consequências e não são levadas com a seriedade que deviam». Fernando Alexandre considera fundamental haver uma prova no final de cada ciclo de escolaridade, haver compatibilidade de resultados e monitorização dos mesmos.

Apesar de não contarem para a nota, a classificação do aluno ficará registada na sua ficha individual.

Já no que toca ao 9.º ano, as provas continuam a ser realizadas a português e matemática e a ter uma ponderação de 30% na classificação final. No entanto, a prova de matemática passará a ser realizada em formato híbrido (digital e papel), de modo a contornar as dificuldades da escrita matemática em computador. Ao mesmo tempo, além de haver uma escala de avaliação numérica (de 1 a 5), haverá também uma escala quantitativa (de 0 a 100).

Tal como nos 4.º e 6.º anos, os enunciados das provas de 9.º ano não vão ser tornados públicos, também à luz da “comparabilidade de resultados”. O secretário de Estado não antevê problemas com esta decisão, por considerar que apenas 0,15% dos alunos de 9.º pedem revisão de prova.

Famalicão: BV Famalicenses chamados para incêndio em garagem

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram chamados, esta sexta-feira, para um incêndio, ao que se presume numa garagem. Os efetivos estão, ainda, a tentar apurar qual o foco do fumo. No local estão três veículos e nove bombeiros.

O sinistro, cujo alerta foi dado às 10h14, localiza-se no Edifício Saza, em frente ao Parque de Sinçães.

Famalicão: CIOR avança com obras para o Centro Tecnológico Especializado

A Escola Profissional CIOR assinou o auto de consignação que permitirá o arranque das obras do CTE-Centro Tecnológico Especializado Industrial na área da metalurgia e metalomecânica. Um projeto/empreendimento financiado pelo PRR- Plano de Recuperação e Resiliência – no montante global de 1 700 000 euros, que deverá ser executado até final de 2024.

Esta moderna estrutura, a funcionar nas instalações da CIOR, ocupará uma área de 1200 m2, que será adaptada, recriando uma oficina multifuncional, com processos industriais reais e inovadores também ao nível da organização, com modernos equipamentos e automatização dos processos.

A reconversão do edifício contempla as seguintes áreas de formação: centro de maquinação industrial, laboratório de metrologia, espaço de serralharia e de soldadura e salas de desenho técnico/ informática, entre outras. Neste espaço altamente especializado serão lecionados os cursos de Técnico de Desenho de Construções Mecânicas e Técnico de Maquinação e Programação CNC.

Segundo Amadeu Dinis, diretor da CIOR, a importância desde CTE surge «em virtude dos cursos ligados ao setor da metalomecânica e afins serem uma escolha articulada e coerente no que diz respeito às necessidades de mão de obra especializada em défice nas empresas deste importante cluster em franca expansão no concelho de Vila Nova de Famalicão e na região». Amadeu Dinis, ainda a propósito da falta de técnicos nestes setores, alerta para a pertinência de se desenvolverem «ações de marketing promocional no sentido de se desmistificar e desconstruir preconceitos existentes nos jovens e nos pais em torno destes importantes, promissores e cada vez mais modernos e inovadores setores de atividade industrial».

Este CTE «será equipado com recursos educativos tecnológicos que asseguram a incorporação da indústria 4.0, mais produtiva e sustentável, no desenvolvimento da atividade formativa», assegura, por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico, que refere ainda as relações de parceria firmadas entre a Escola e empresas de referência da região com base num novo paradigma de “empresa-âncora”.

Famalicão: Espetáculo de poesia e música sobre Abril em Avidos

Na noite deste sábado, às 21h30, o auditório António Gomes, em Avidos, recebe um recital poético-musical comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

O espetáculo – Abril… Sempre! – conta com as participações de Rui Mesquita (piano), Carlos Carneiro (guitarra clássica), Mónica Mesquita, Sofia Oliveira e Flávio Ferreira (canto) e António Sousa (poesia).

Esta iniciativa tem o apoio da Junta de Freguesia de Avidos e Lagoa e a colaboração da Fraternidade Nuno Álvares.

Famalicão: Festa a S. Tiago em Outiz

Nos dias 27 e 28 de julho, Outiz estará em festa com as comemorações a S. Tiago.

O programa festivo começa pela manhã, com a entrada dos Zés P´reiras de Barcelinhos, com a noite reservada para a atuação da tuna académica Incognituna, às 21h30, do grupo Banda Docasião, às 22 horas, e uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, dia 28, às 10h30, celebra-se missa solene; às 15h30, entrada da fanfarra dos escuteiros de Mouquim, seguindo-se atos religiosos com a procissão em honra de S. Tiago. Às 17 horas, atuação da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense.

Famalicão: Mafalda é campeã do mundo de Desporto Escolar

Mafalda Mesquita é a nova campeã do Mundo de natação de Desporto Escolar, nos 400 livres.

O feito foi conseguido esta quinta-feira, no decurso dos Mundiais de Desporto Escolar, que estão a decorrer na Roménia.

Mafalda é aluna da Secundária Camilo Castelo Branco e atleta do GD Natação.

Em representação de Portugal, Mafalda Mesquita e Tiago Costa, também do GDN, conseguiram, na quarta-feira, o segundo lugar nos 100 metros costas.