
A próxima sessão do Ciclo de Conferências em Educação intitula-se «Expetativas: pais, assim não». O debate realiza-se no dia 25, no auditório da CESPU, às 21H00.
O objetivo é debater a relação entre pais e filhos na fase da adolescência, a gestão de conflitos e o comportamento a adotar em questões como a vida escolar, a sexualidade, os amigos e as saídas, os vícios e o consumismo.
Renato Paiva, especialista em educação, pretende ajudar os pais a uma melhor compreensão desta fase de crescimento das crianças e jovens, caraterizada por muitas dúvidas e contradições, com reflexos comportamentais com pais, professores, educadores.
«É preciso perceber como falar abertamente sobre os mais diversos assuntos, mesmos aqueles mais sensíveis que, muitas vezes, preferimos evitar. Tudo passa por saber negociar, orientar e, sobretudo, mostrar que a relação é segura e de confiança», aponta o orador, que é também autor de vários livros, artigos e estudos sobre esta matéria.
Refira-se que a iniciativa é promovida em parceria entre o Município, a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt.