Famalicão: Conflitos obrigam Riopele a repensar estratégia de importação e exportação

A Riopele, que alcançou em 2023 o seu melhor ano de sempre, tendo faturado 97 milhões de euros enfrenta, este ano, um novo desafio. O conflito entre Israel e Hamas e os ataques dos Houthis no Canal do Suez estão a afetar a importação e exportação da empresa de Pousada de Saramagos que foi obrigada a repensar todo o sistema logístico, de forma a manter o comprometimento com os clientes.

A opção das companhias marítimas, que transportam mercadorias, foi pelo Cabo da Boa Esperança, o que fez aumentar o valor do frete e o tempo de demora. Para piorar, o mau tempo que se verificou no primeiro trimestre obrigou ao desvio de alguns navios com paragem em Sines para outros portos marítimos. «Em resultado, a Riopele passou a viver uma nova realidade, na medida em que o transporte de um contentor proveniente da Ásia passou a demorar 60 dias, em vez dos tradicionais 45», descreve, no site da empresa, o diretor do departamento de Compras da Riopele, Paulo Oliveira. «Uma vez que não conseguimos agir diretamente sobre as rotas marítimas, o que fizemos foi informar os nossos parceiros de todos os procedimentos», esclarece Paulo Oliveira.

Já antes a atividade da Riopele tinha sido afetada pela Guerra na Ucrânia. Um conflito que fez diminuir o transporte de mercadorias para os países do Leste. Ao nível da importação, «o tempo de trânsito das matérias-primas aumentou consideravelmente, o que obrigou a repensarmos a estratégia de aprovisionamento, antecipando planos de compra, de forma a minimizar eventuais riscos», refere Miguel Teles, diretor de logística da empresa têxtil.

 

1 Comment

  1. Não é só a Riopele! A empresa onde trabalho também sofre do mesmo problema! Uma vergonha de europa,com 27 países e nenhum fabrica matéria prima para a têxtil! É mais barato comprar na Ásia, agora aguentem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Gavião continua a comemorar Dia da Freguesia

No decurso das comemorações do Dia da Freguesia, no dia 22 de junho, o adro da igreja de Gavião recebe mais uma edição da Mostra Comunitária.

O certame decorre durante a tarde e noite daquele dia, seguindo o seguinte programa:

14h00 – Abertura da Mostra Comunitária
14h30 – Festa das Crianças
15h00 – Abertura da Praça Alimentar
16h00 – 6ª Mini Voltinha de Motas Clássicas de Gavião
16h30 – Apresentação Musical e Dança dos Alunos da Escola D. Maria II e EB1 Gavião
19h00 – Demonstração de Alex Ryu Jitsu
21h00 – Atuação dos Alunos de Apolo
22h00 – Animação com DJ Sá

No domingo, dia 23, depois do pequeno-almoço, às 9 horas, celebra-se missa solene na igreja paroquial, marcada para as 10 horas e, uma hora depois, decorre a sessão solene, na Junta de Freguesia.

Famalicão: Ribeirão em Festa de 22 de junho a 14 de julho

A vila de Ribeirão prepara-se para assinalar o 38º aniversário com um programa diverso que contempla iniciativas desportivas e animação cultural.

Música, dança, circo, teatro e artes plásticas são algumas das atividades em agenda entre o dia 22 de junho e 14 de julho.

Destaque para o regresso do Desfile de Moda – Ribeirão, dia 29 de Junho, com as atuações de Matilde Batista e Miguel Abreu, em frente à Junta de Freguesia pelas 21h30.

Conheça aqui a programação completa.

Famalicão: EARO consegue um oitavo lugar no Nacional sub-16

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira teve uma honrosa participação no Campeonato Nacional Sub16, que decorreu na cidade de Viseu, no passado sábado, dia 15 de junho. Tiago Silva conquistou o 8.º lugar nos 800 metros; Mariana Martins atingiu o 11.º lugar e Luísa Castro concluiu a prova na 15.ª posição.

Terminou, desta forma, a participação da EARO nos campeonatos de nível nacional, onde se debateu com os melhores.

 

Famalicão: ADC de Novais vence prova secundária do torneio regional de petanca

O quarto torneio regional de petanca realizou-se, no passado sábado, no parque de lazer de Caldelas, nas Taipas. Na prova, que contou com os nove clubes filiados na Associação de Petanca da Zona Norte, Joaquim Moreira, Joaquim Macedo e Carlos Alberto Ferreira, da Associação Desportiva e Cultural de Novais, venceram a prova secundária (consolação).

Do mesmo clube, José Marinho, Adelino Teixeira e José Ferreira, foram quartos classificados.

O Clube Caçadores de Rebordosa, de Paredes, venceu o campeonato (principal) pela quinta vez, em 6 competições, sempre com a mesma equipa, constituída por Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo.

Segue-se, no próximo dia 29, em Estorãos, Fafe, o 5º Torneio Regional da APZN.

Famalicão: Programação da Casa do Artista Amador, esta semana

Na próxima quarta-feira, dia 19, haverá Café Filosófico a partir das 21h30, com entrada livre.

A Associação THE VILLAGE VNF é a convidada desta semana, com o tema Hino da Família 2024: “Somos todos família, Famalicão 2024”.

Na sexta-feira, dia 21, está agendada uma Jam Session, a partir das 21h30, também com entrada livre, aberta a todos os músicos que queiram participar mediante inscrição na hora.

No sábado, dia 22, o Rock in Roll é a grande atração na Casa do Artista Amador, com os DEFERA e SEMTAROLA. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada tem um custo de 5 euros.

Famalicão: Aulas da atividade física ao ar livre começam esta segunda-feira

A edição deste ano do Move-te, iniciativa municipal de prática desportiva ao ar livre, começa esta segunda-feira. Até 12 de julho são propostas 187 aulas que terão lugar nas várias freguesias do concelho

As aulas de exercício físico são gratuitas, têm a duração de 60 minutos e são orientadas por professores e técnicos municipais de desporto e de ginásios locais que se associam à iniciativa.

O “Move-te” vai passar por três dezenas de freguesias, num total de 11 mil minutos de atividade física, distribuídos por 33 modalidades, como pilates, yoga, aeróbica, zumba, afro-latinas, capoeira, treino funcional, crossfit, corridas de obstáculos, entre outras.

Os parque da Devesa, das Tílias (Fradelos), da Ribeira (Joane) e do Quinteiro (Oliveira São Mateus) são alguns dos espaços que vão acolher as aulas, cujo calendário pode ser consultado em www.famalicao.pt ou em www.famalicaodesportivo.pt.

Este ano, o “Move-Te” volta a encerrar com uma caminhada noturna, a 12 de julho, pelas 21h00. A prova terá como ponto de partida o Parque da Freguesia de Seide e envolverá um percurso de 10 quilómetros, com um grau de dificuldade médio. Está sujeita a inscrição prévia, através de um formulário disponível em breve no portal Famalicão Desportivo.

O Move-te é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com mais de 70 instituições locais – entre as quais, juntas de freguesia, associações e ginásios.